Benefícios e limitações do aparelho ortodôntico transparente: uma revisão narrativa
DOI:
https://doi.org/10.6008/CBPC2236-9600.2022.001.0040Palavras-chave:
Aparelho ortodôntico transparente, Alinhadores ortodônticos, Invisalign, OrtodontiaResumo
Os aparelhos ortodônticos transparentes são parecidos com uma placa de bruxismo, feitos com materiais que permitem uma melhor estética ao paciente ao longo do tratamento. Com o aumento da busca de pacientes por este tipo de aparelho, esta pesquisa busca descrever de que maneira o estudo acerca dos benefícios e limitações dos aparelhos ortodônticos transparentes influenciam e contribuem para o tratamento. Trata-se de um estudo de caráter qualitativo, explicativo e dedutivo a partir de uma revisão narrativa da literatura sobre os benefícios e limitações do aparelho ortodôntico transparente. Foram utilizados os seguintes descritores e suas combinações: ‘alinhadores ortodônticos transparentes’ e ‘invisalign’ nas bases de dado SCIELO e Google Acadêmico. Foram encontrados um total de 35 artigos relacionados ao tema, dentre esses artigos, 8 foram selecionados. Existem vários benefícios nos sistemas de alinhadores, incluindo estética, conforto, redução de tempo de cadeira e o fato de que podem ser removidos para refeições e procedimentos de higiene bucal. Apesar da evolução, o grau de dificuldade do tratamento nos casos de algumas más oclusões limita ou inviabiliza a utilização dos alinhadores, pois pode haver necessidade de combinações com aparelhos ortodônticos convencionais. Os resultados da pesquisa acerca do tema trabalhado têm uma importância fundamental no dia a dia clinico do profissional, pois assim, o mesmo terá conhecimento de quando utilizar de maneira adequada o alinhador em questão.
Downloads
Downloads
Publicado
Edição
Seção
Licença
Copyright (c) 2021 Scire Salutis
Este trabalho está licenciado sob uma licença Creative Commons Attribution-NonCommercial-NoDerivatives 4.0 International License.
A CBPC - Companhia Brasileira de Produção Científica (CNPJ: 11.221.422/0001-03) deterá os direitos materiais dos trabalhos publicados. Os direitos referem-se à publicação do trabalho em qualquer parte do mundo, incluindo os direitos às renovações, expansões e disseminações da contribuição, bem como outros direitos subsidiários. Todos os trabalhos publicados eletronicamente poderão posteriormente ser publicados em coletâneas impressas sob coordenação desta empresa e/ou seus parceiros. Os (as) autores (as) preservam os direitos autorais, mas não têm permissão para a publicação da contribuição em outro meio, impresso ou digital, em português ou em tradução.