Desafios para a prestação da assistência de enfermagem integral ao paciente queimado: uma revisão integrativa
DOI:
https://doi.org/10.6008/CBPC2236-9600.2022.002.0014Palavras-chave:
Cuidados de Enfermagem, Queimaduras, Unidades de QueimadosResumo
A queimadura é um trauma de grande complexidade, de difícil tratamento, sendo classificada como uma lesão provocada pelo contato direto com alguma fonte, sendo elas: calor ou frio, produtos químicos, corrente elétrica, radiação, ou mesmo alguns animais e plantas. É válido salientar que a pele, um órgão vital ao ser humano, tendo em vista a sua grande importância tendo como comparativo a exposição das vítimas de queimaduras, ressaltando ser fundamental para a formação do conceito de autoestima e autoimagem das pessoas. O objetivo é analisar a atuação e papel do profissional enfermeiro frente ao paciente com queimaduras de alta complexidade no atendimento hospitalar. Trata-se de uma revisão integrativa da literatura, a qual foi produzida com base na filtragem de referenciais disponíveis em meio à Biblioteca Virtual em Saúde. Foram utilizados como descritores em saúde: Cuidados de Enfermagem; Queimaduras; Unidades de Queimados. Foram incluídos apenas artigos encontrados em formato completo na Biblioteca Virtual em Saúde, com um tempo máximo de publicação de até 5 anos, ou seja, aceitos para publicação nos anos de 2016 à 2021, disponíveis para a leitura integra em língua portuguesa, inglesa e espanhola. Foram excluídos textos incompletos, como também de artigos indisponíveis na Biblioteca Virtual em Saúde; além de textos com tempo de publicação superior a cinco anos, ou seja, com publicação em tempo anterior à 2015; e também em línguas diferentes às supracitadas. Em análise aos 08 referenciais categorizados é visto que há um consenso sobre a atuação da enfermagem mostrando que o papel desse profissional principalmente dentro das queimaduras deve partir de um cuidado humanizado, devido ao alto grau de vulnerabilidade que esses pacientes geralmente chegam dentro da unidade de saúde. Dentro de todos os artigos discutidos durante a fundamentação teórica, é visível que a uma grande semelhança nas ideias trazidas por esses autores, mostrando que os cuidados dos profissionais da enfermagem em relação às queimaduras devem ser direcionados tanto aos aspectos físicos como psicológicos desses pacientes, com a finalidade de evitar agravos e minimizar sequelas deixadas por esse tipo de incidente. Além disso, a enfermagem desempenha um papel primordial para a evolução clinica do mesmo, seja pelo alivio da dor, administração terapêutica, fornecimento de apoio psicoemocional ao queimado e familiares, além das demais atribuições que tangem ao enfermeiro, todas pautadas da evidência cientifica, que respalda a prática profissional. Desta forma, torna-se indispensável uma discursão maior sobre o tema, para que se obtenham técnicas e protocolos, que possam prestar uma assistência individual de qualidade ao paciente queimado.
Downloads
Downloads
Publicado
Edição
Seção
Licença
Copyright (c) 2022 Scire Salutis
Este trabalho está licenciado sob uma licença Creative Commons Attribution-NonCommercial-NoDerivatives 4.0 International License.
A CBPC - Companhia Brasileira de Produção Científica (CNPJ: 11.221.422/0001-03) deterá os direitos materiais dos trabalhos publicados. Os direitos referem-se à publicação do trabalho em qualquer parte do mundo, incluindo os direitos às renovações, expansões e disseminações da contribuição, bem como outros direitos subsidiários. Todos os trabalhos publicados eletronicamente poderão posteriormente ser publicados em coletâneas impressas sob coordenação desta empresa e/ou seus parceiros. Os (as) autores (as) preservam os direitos autorais, mas não têm permissão para a publicação da contribuição em outro meio, impresso ou digital, em português ou em tradução.