Eficácia do uso do vídeo game Nintendo Wii® como recurso terapêutico na reabilitação de crianças com paralisia cerebral: uma revisão integrativa de literatura

Autores/as

DOI:

https://doi.org/10.6008/CBPC2236-9600.2022.004.0016

Palabras clave:

Paralisia Cerebral, Realidade Virtual, Equilíbrio

Resumen

A Paralisia Cerebral (PC) é um distúrbio na postura e movimentos resultante de uma lesão no sistema nervoso central, não progressivo e não evolutivo que pode ser adquirida antes dos dois primeiros anos de vida. Tem como causas diversas etiologias, esses fatores dificultam o desempenho de atividade, afeta também o equilíbrio e dificulta o controle postural. A realidade virtual (RV) vem sendo um excelente recurso terapêutico para crianças com PC, sendo o Nintendo Wii um dos conceitos da RV, o qual permite a interação motora do jogador com a máquina. Analisar a eficácia do uso do vídeo game Nintendo Wii® como recurso terapêutico na reabilitação de crianças com paralisia cerebral. Foi realizada uma revisão integrativa que analisou a eficácia do uso do Nintendo Wii no tratamento de crianças com paralisia cerebral. As pesquisas foram realizadas nos seguintes bancos de dados PubMed, BVS/MEDLINE e ScienceDirect. A estratégia de busca incluiu a combinação dos seguintes descritores: “cerebral palsy” and “nintendo wii” and “virtual reality”. Foram identificados 6 artigos que preencheram os critérios de inclusão. Sendo que os estudos deveriam avaliar pelo menos um dos seguintes desfechos de interesse: equilíbrio, função motora grossa e função manual. Conclui-se, portanto, que o uso do Nintendo Wii é eficaz para o incremento do equilíbrio, função motora grossa e manual em crianças com PC, porém é necessário estudos com uma população maior para apresentar o NW como uma terapêutica complementar de reabilitação.

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Biografía del autor/a

João Carlos de Sousa Borges, 'Faculdade de Ciências Médicas do Pará

Acadêmico do Curso do Medicina pela Faculdade de Ciências Médicas do Pará - FACIMPA. Possui graduação em BACHARELADO EM DIREITO pela FACULDADE BRASIL NORTE (2013). Especialização em Docência do Ensino Superior Faculdade de Teologia e Ciências Humanas (2015). Pós graduando em Direito Processual Civil pela Universidade de Santa Cruz do Sul, Bolsista pela Escola Nacional de Advocacia (2018-2019). Acadêmico do Curso de Licenciatura em Letras Português EAD pela Universidade Federal do Amapá (2019). Atualmente é Procurador Geral do Município de Porto Grande e Advogado - ADVOCACIA AUTÔNOMA. Tem experiência na área de Direito Administrativo, Direito Público, Direito Civil, Direito Penal, Direito Militar, Direito Internacional.

Juliana Tiemi Piveta, Centro Universitário de Várzea Grande

Possui ensino-medio-segundo-graupela Escola do Farina(2017). Tem experiência na área de Medicina.

Lorena Moura de Castro, Faculdade de Medicina de Petrópolis

Graduanda em medicina pela Faculdade de Medicina de Petrópolis(FMP). Atua como monitora de Farmacologia I da Faculdade de Medicina de Petrópolis.

Wanessa Rendeiro da Silva e Silva, Faculdade de Ciências Médicas do Pará

Graduada em Ciências Naturais com ênfase em Biologia pela Universidade do Estado do Pará, Mestra em Saúde Animal na Amazônia pela Universidade Federal do Pará, especialista em Docência no ensino superior pela Faculdade São Luís, aprovada em 2019 no concurso público municipal de Pedro do Rosário no Estado do Maranhão, onde também atuei por três anos no ensino público estadual como professora do ensino médio. Atualmente trabalho como servidora efetiva nesse mesmo Estado com o ensino de ciências de 6° ao 9° ano, como também sou discente do curso de Medicina da Faculdade de Ciências Médicas do Pará (FACIMPA).

Laura Guerrera Figueiredo, Universidade de Rio Verde

Possui ensino-medio-segundo-graupelo Colégio da Polícia Militar do Estado de Goiás(2017). Tem experiência na área de Medicina. 

Ágatha Ianka da Silva Ataides, Universidade Federal de Goiás

Enfermeira graduada pela Universidade Federal de Goiás. Foi bolsista do Programa de Educação Tutorial - Enfermagem (PET/ENF) da Universidade Federal de Goiás.

Lucas Gabriel Castro Mendonça, Universidade Federal de Santa Catarina

Médico formado pelo Centro Universitário São Lucas (UNISL) em 2018, Pós graduado em Atenção Básica em Saúde pela Universidade Federal de Santa Catarina em 2020. 

Ingrid Jordana Bernardes Ferreira, Faculdade de Ensino Superior da Amazônia Reunida

Interna de Medicina pela Faculdade de Ensino Superior da Amazônia Reunida - FESAR. Foi Diretora Fundadora da LAMIC: Liga Acadêmica de Microbiologia Clínica do Sudoeste do Pará; Membro da LADERM: Liga Acadêmica de Dermatologia Clínica e Cirúrgica; Membro fundador do GPAR: Grupo de Pesquisa da Amazônia Reunida. Monitora na matéria de Habilidades Médicas VI, durante o ano de 2022. Tem interesse em: medicina, ginecologia e obstetrícia, pediatria, infectologia e divulgação científica. 

Victoria Sardinha de Lisboa, Universidade de Rio Verde

Possui ensino-medio-segundo-graupelo Colégio Militar Doutor César Toledo(2016). Tem experiência na área de Medicina.

Publicado

2023-01-04

Número

Sección

Neurologia e Neurociências

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