Tendências epidemiológicas e repercussões clínicas da resistência transmitida aos antirretrovirais do HIV: revisão integrativa
DOI:
https://doi.org/10.6008/CBPC2236-9600.2022.004.0015Palavras-chave:
Resistência Transmitida a Medicamentos, Vigilância de Resistência a Medicamentos para HIV, Resistência ao HIV, Resistência a Pré-tratamento de Medicamentos para HIVResumo
O Vírus da Imunodeficiência Humana (HIV) é um retrovírus da família Retroviridae que acomete os linfócitos TCD4+ e desencadeia imunossupressão no indivíduo infectado, possibilitando assim as infecções oportunistas (IOs). Entretanto, além da perspectiva imunológica, o panorama de resistência transmitida a drogas do HIV (TDR) é uma problemática crescente e atual que pode piorar o panorama atual dessa infecção. O objetivo desta pesquisa foi analisar as evidências científicas e descrever as principais tendências e repercussões epidemiológicas da TDR do HIV, bem como, os prejuízos inerentes à saúde dos pacientes acometidos. Trata-se de uma revisão integrativa da literatura com busca na base de dados Public Medline or Publisher Medline (PubMed/MEDLINE) com descritores e palavras-chave combinados pelo operador booleano “AND” e “OR”, obtidos por consulta aos Descritores de Ciências em Saúde (DECS) e em artigos já publicados. Após aplicação de fluxograma para seleção, foram incluídos 11 artigos originais publicados no período de 2017 a 2022. Os principais impactos clínicos associados à TDR foram limitações na escolha e reposta das terapias de primeira linha disponíveis, bem como, diminuição das taxas de supressão virológica na terapia. Em virtude dos impactos e repercussões clínicas inerentes a essa problemática evidencia-se sistematicamente a importância de realizar implantações de rastreamento e controle desse tipo de resistência, assim como, a realização estudos de vigilância sobre TDR e desfechos no curso da infecção, sobretudo nas áreas com recursos mais limitados.
Downloads
Downloads
Publicado
Edição
Seção
Licença
Copyright (c) 2023 Scire Salutis
Este trabalho está licenciado sob uma licença Creative Commons Attribution-NonCommercial-NoDerivatives 4.0 International License.
A CBPC - Companhia Brasileira de Produção Científica (CNPJ: 11.221.422/0001-03) deterá os direitos materiais dos trabalhos publicados. Os direitos referem-se à publicação do trabalho em qualquer parte do mundo, incluindo os direitos às renovações, expansões e disseminações da contribuição, bem como outros direitos subsidiários. Todos os trabalhos publicados eletronicamente poderão posteriormente ser publicados em coletâneas impressas sob coordenação desta empresa e/ou seus parceiros. Os (as) autores (as) preservam os direitos autorais, mas não têm permissão para a publicação da contribuição em outro meio, impresso ou digital, em português ou em tradução.