Eficácia do uso do vídeo game Nintendo Wii® como recurso terapêutico na reabilitação de crianças com paralisia cerebral: uma revisão integrativa de literatura
DOI:
https://doi.org/10.6008/CBPC2236-9600.2022.004.0016Palavras-chave:
Paralisia Cerebral, Realidade Virtual, EquilíbrioResumo
A Paralisia Cerebral (PC) é um distúrbio na postura e movimentos resultante de uma lesão no sistema nervoso central, não progressivo e não evolutivo que pode ser adquirida antes dos dois primeiros anos de vida. Tem como causas diversas etiologias, esses fatores dificultam o desempenho de atividade, afeta também o equilíbrio e dificulta o controle postural. A realidade virtual (RV) vem sendo um excelente recurso terapêutico para crianças com PC, sendo o Nintendo Wii um dos conceitos da RV, o qual permite a interação motora do jogador com a máquina. Analisar a eficácia do uso do vídeo game Nintendo Wii® como recurso terapêutico na reabilitação de crianças com paralisia cerebral. Foi realizada uma revisão integrativa que analisou a eficácia do uso do Nintendo Wii no tratamento de crianças com paralisia cerebral. As pesquisas foram realizadas nos seguintes bancos de dados PubMed, BVS/MEDLINE e ScienceDirect. A estratégia de busca incluiu a combinação dos seguintes descritores: “cerebral palsy” and “nintendo wii” and “virtual reality”. Foram identificados 6 artigos que preencheram os critérios de inclusão. Sendo que os estudos deveriam avaliar pelo menos um dos seguintes desfechos de interesse: equilíbrio, função motora grossa e função manual. Conclui-se, portanto, que o uso do Nintendo Wii é eficaz para o incremento do equilíbrio, função motora grossa e manual em crianças com PC, porém é necessário estudos com uma população maior para apresentar o NW como uma terapêutica complementar de reabilitação.
Downloads
Downloads
Publicado
Edição
Seção
Licença
Copyright (c) 2023 Scire Salutis
Este trabalho está licenciado sob uma licença Creative Commons Attribution-NonCommercial-NoDerivatives 4.0 International License.
A CBPC - Companhia Brasileira de Produção Científica (CNPJ: 11.221.422/0001-03) deterá os direitos materiais dos trabalhos publicados. Os direitos referem-se à publicação do trabalho em qualquer parte do mundo, incluindo os direitos às renovações, expansões e disseminações da contribuição, bem como outros direitos subsidiários. Todos os trabalhos publicados eletronicamente poderão posteriormente ser publicados em coletâneas impressas sob coordenação desta empresa e/ou seus parceiros. Os (as) autores (as) preservam os direitos autorais, mas não têm permissão para a publicação da contribuição em outro meio, impresso ou digital, em português ou em tradução.