Análise do perfil clínico-epidemiológico de pacientes diagnosticados com doença de graves atendidos em um ambulatório de Teresina-PI
DOI:
https://doi.org/10.6008/CBPC2236-9600.2022.002.0019Palabras clave:
Doença de Graves, Hipertireoidismo, Doença tireóidea autoimuneResumen
A Doença de Graves (DG) é a principal causa de hipertireoidismo. É uma doença autoimune, de etiologia não esclarecida, mas certamente multifatorial e com evidente predisposição genética. Esse estudo, além de avaliar o perfil clínico-epidemiológico dos pacientes com DG, tem por objetivo identificar a faixa etária, gênero e a raça mais acometida, assim como relatar os sintomas mais frequentes e verificar os principais tratamentos indicados. Trata-se de uma pesquisa do tipo documental, retrospectiva com caráter descritivo e abordagem quantitativa, mediante levantamento de 40 prontuários de pacientes diagnosticados com doença de Graves atendidos em um ambulatório de Teresina-pi no período de 01 janeiro de 2014 a 31 de dezembro de 2016. Os critérios de elegibilidade desta amostra incluíram pacientes de ambos os sexos com idade superior a 20 anos e inferior a 60 anos, sendo excluídos aqueles com deficiência de identificação ou falta de dados adequados nos prontuários. Pode-se identificar que a doença tem uma maior prevalência no gênero feminino e em uma faixa etária de 20 a 40 anos. Quanto às manifestações clínicas, observou-se que, entre as típicas da doença, a mais prevalente é a presença de bócio difuso (90%), seguida da oftalmopatia (50%) e em raras ocasiões a dermatopatia (10%). Além desses sintomas, destacam-se, pela prevalência, o nervosismo (90%), a ansiedade (80%), a taquicardia (75%), a perda de peso (70%), a intolerância ao calor (67,5%) e a fadiga (60%). Com relação á abordagem terapêutica existe três opções: uso de droga antitireoidiana, iodo radioativo e cirurgia. Verificou-se, nessa pesquisa, a preferência pela droga antitireoidiana como terapêutica de primeira escolha.
Descargas
Descargas
Publicado
Número
Sección
Licencia
Derechos de autor 2022 Scire Salutis
Esta obra está bajo una licencia internacional Creative Commons Atribución-NoComercial-SinDerivadas 4.0.
La CBPC - Companhia Brasileira de Produção Científica (CNPJ Brasil: 11.221.422/0001-03) tendrá los derechos materiales de los trabajos publicados. Los derechos se refieren a la publicación del trabajo en cualquier parte del mundo, incluyendo los derechos a las renovaciones, expansiones y diseminaciones de la contribución, así como otros derechos subsidiarios. Todos los trabajos publicados electrónicamente podrán posteriormente ser publicados en colecciones impresas bajo coordinación de esta empresa y / o sus socios. El (los) autores (as) conservan los derechos de autor, pero no están autorizados a publicar la contribución en otra medio, impreso o digital, en portugués o traducción.