Fatores preditivos de adesão ao tratamento farmacológico em idosos: estudo transversal

Autores/as

DOI:

https://doi.org/10.6008/CBPC2236-9600.2021.003.0006

Palabras clave:

Fatores preditivos, Conformidade com o tratamento, Idoso

Resumen

O processo de envelhecimento é dinâmico e progressivo, e as alterações morfológicas e fisiológicas levam à vulnerabilidade e doenças. Para o controle e tratamento dessas doenças, a intervenção farmacológica ainda é a principal estratégia. Assim, a adesão à terapia medicamentosa é fundamental para a eficácia e segurança do tratamento. O objetivo deste estudo foi identificar preditores de adesão à terapia medicamentosa em pacientes idosos em uso de medicação contínua. Método: trata-se de um estudo transversal, descritivo e analítico que utiliza a aplicação de uma pesquisa a idosos que frequentavam o Clube da Terceira Idade Sorocaba e a Universidade da Terceira Idade. A pesquisa teve como objetivo identificar a adesão ao tratamento farmacológico através de um questionário. A análise estatística foi realizada por meio do modelo qui-quadrado para correlacionar conformidade/não conformidade. Resultados: No que se refere à adesão, pode-se observar que idosos com tratamento para hipertensão crônica (p = 0,04) e dislipidemia (p = 0,01) apresentaram maior adesão ao tratamento proposto. Pacientes idosos com maior tempo de doença (p = 0,04), que recebiam medicamentos em Serviço Público de Saúde (p = 0,005) e classes econômicas mais baixas (p = 0,02) apresentaram maior adesão ao tratamento. Conclusões: Os dados deste estudo sugerem que doenças crônicas como hipertensão, dislipidemia, que apresentam maior risco de morte, levam os idosos a aderir mais ao tratamento. A falta de medicamentos quando acompanhada de sintomas de doenças, mostra suas necessidades, garantindo maior adesão. A adesão ao tratamento farmacológico esteve muito mais relacionada ao quadro da doença e ao risco que ela impõe e à condição econômica do que ao comportamento do idoso.

Descargas

Los datos de descargas todavía no están disponibles.

Biografía del autor/a

Leandro Aparecido Souza, Universidade de Sorocaba

Possui graduação em Enfermagem pela Universidade Paulista Sorocaba (2006).Pós Graduado em Docência e Pesquisa na Área da Saúde. Pós Graduado em Unidade de Terapia Intensiva. Pós Graduado em Enfermagem do Trabalho. Mestre em Ciências Farmacêuticas pela Universidade de Sorocaba. Atualmente é Enfermeiro Assistencial no Hospital Unimed Sorocaba. Docente do Curso de Enfermagem da Universidade de Sorocaba.Tem experiência na área, com ênfase em UNIDADE DE TERAPIA INTENSIVA e EMERGENCIA.

Fernando de Sá Del Fiol, Universidade de Sorocaba

Fernando de Sá Del Fiol é Pró-Reitor de Graduação e Assuntos Estudantis da Universidade de Sorocaba, da qual exerceu o cargo de Reitor por dois mandatos (2010-2014 e 2014-2018). É também o Secretário Executivo de sua Entidade Mantenedora, a Fundação Dom Aguirre. Foi Pró-Reitor de Extensão e Assuntos Comunitários da Universidade de Sorocaba (2006-2009) e Coordenador do Curso de Farmácia (2002-2006) É atualmente professor do Programa de Mestrado em Ciências Farmacêuticas. É farmacêutico, com graduação em 1990. Fez mestrado, doutorado e pós-doutorado em Farmacologia na Universidade Estadual de Campinas (Unicamp), tendo suas teses de mestrado e doutorado aprovadas com as menções: "Distinção e Louvor". Em 2009 e 2011 fez aperfeiçoamento em Doenças Infecciosas na Universidade de Harvard (EUA). Foi, de 2006 a 2012, membro da CTAA (Comissão Técnica de Acompanhamento da Avaliação) do Ministério da Educação, instância máxima de acompanhando da avaliação de Cursos de graduação e de Instituições de Ensino Superior. É consultor (avaliador) do Conselho Estadual de Educação (SP) e do Ministério da Educação (Avaliador Institucional e Avaliador de Cursos de Farmácia). Em sua carreira acadêmica, publicou 60 artigos em periódicos especializados e 43 trabalhos em anais de eventos. Apresentou trabalhos em nove congressos no exterior e 60 no Brasil. Publicou 46 capítulos de livros. É revisor de dez periódicos internacionais. Orientou 14 dissertações de mestrado. Atua na área de Farmacologia, com ênfase em Uso Racional de Antimicrobianos e Resistência Bacteriana. Recebeu, em 2012 a Comenda do Mérito Farmacêutico, maior honraria da profissão no Brasil. Em 2015 foi agraciado com a medalha da Academia Nacional de Farmácia.

Publicado

2021-06-22

Artículos más leídos del mismo autor/a