Hipomineralização molar-incisivo em odontopediatria

Autores

DOI:

https://doi.org/10.6008/CBPC2236-9600.2022.004.0023

Palavras-chave:

Hipomineralização molar-incisivo, HMI, Odontopediatria

Resumo

A Hipomineralização molar-incisivo (HMI) é uma má formação de origem sistêmica que afeta incisivos e molares permanentes, definida como um defeito qualitativo no esmalte dentário, provocando manchas amarelas e marrons, que acometem os incisivos e molares permanentes, ocasionando fraturas coronárias, sensibilidade e comprometimento da estética, já que os incisivos podem ter manchas. Apesar de ainda não ter sua etiologia definida, existem muitos estudos relatando  sobre o processo da amelogênese e sua influência na má formação do esmalte dentário podendo ocasionar assim esse problema.  A HMI é um grande obstáculo na odontologia por não ter sua etiologia definida, e muitas vezes ser tratada como cárie dentária. A dificuldade de diagnóstico dificulta o tratamento correto para cada paciente. O objetivo desse trabalho é descrever a HMI através de uma revisão de literatura, para que possa levar conhecimento a cirurgiões dentistas, para que possam saber diagnosticar e ter a melhor conduta em relação ao tratamento. Para isso, foram realizadas pesquisas de artigos em bases de dados como Pubmed e Google acadêmico e foram selecionados vinte e um artigos em português e inglês. Diante do estudo realizado foi observado que ainda não existem estratégias de prevenção, devido à sua causa indefinida e o tratamento desse defeito de esmalte varia de acordo com a gravidade e a severidade de cada lesão e perfil e interesses de cada paciente

Downloads

Não há dados estatísticos.

Biografia do Autor

Nayara Oliveira Carneiro, Faculdade Integrada Carajás

Possui ensino-medio-segundo-graupela Maria Benta Oliveira de Sousa(2017).

Dayse Tatyele Ramalho Silva Zachi, Faculdade Integrada Carajás

Possui graduação em Odontologia pelo Centro Universitário Tocantinense Presidente Antônio Carlos (2013). Atualmente é professora especialista - Faculdade Integrada Carajás. Professora das disciplinas de Odontologia Preventiva (I, II e III), Ergonomia e Biossegurança, Clínica Infantil, Clínica Integrada e Estágio em Saúde Pública. Tem experiência na área de Odontologia, com ênfase em Odontologia.

Amanda Carvalho Cangussu Gama, Faculdade Integrada Carajás

Possui graduação em Odontologia pela Fundação UNIRG (2008). Especialização em Saúde Pública, Marketing e Vendas e Odontopediatria, mestre em Ciências e Meio Ambiente pela Universidade Federal do Pará (UFPA). Atuou como professora no curso de Odontologia da FIC (Faculdade Integrada Carajás) de fevereiro de 2017 até julho de 2022. Coordenadora do curso de Odontologia na mesma instituição no primeiro semestre de 2022. Tem 13 anos de experiência clínica na área de Odontologia, com ênfase em Odontopediatria. 

Publicado

2023-01-04