Autistas e a abordagem do atendimento odontológico

Autores

  • Luara Miranda da Silva Faculdade Integrada Carajás
  • Cleidiane Vilarim de Sousa Faculdade Integrada Carajás
  • Amanda Carvalho Cangussu Gama Faculdade Integrada Carajás

DOI:

https://doi.org/10.6008/CBPC2236-9600.2022.002.0025

Palavras-chave:

Transtorno do Espectro Autista, Odontologia, Pacientes Espciais, Tratamento, Abordagem

Resumo

O transtorno do Espectro Autista (TEA) é classificado como um disturbio que atinge o neurodesenvolvimento do paciente e equaliza as incidências de deficites afetando a qualidade de vida do paciente e sua interação com ambiente social, e também ocasiona exigências no tratao alimentar o que pode aumentar a ocorrência de cáries e outros reflexos negativos na sáude bucal deste paciente. O objetivo é analisar a abordagem realizada no atendimento odontológico direcionado aos pacietnes com transtono do espectro autista, de modo a destacar as principais dificuldades e formas de tratamento que devem ser direcionados a estes pacientes. A busca de estudos realizou-se nas bases de dados NCBI/PubMed (National Center for BiotechnologyInformation), SciELO (Scientific Eletronic Lirary Online), Google Acadêmico e Lilacs - Bireme (Literatura Latino-Americana e do Caribe em Ciências da Saúde). Para delimitação dos conteúdos foram utilizados critérios de inclusão: artigos disponíveis na integra, em português, inglês e espanhol, publicados entre os anos de 2019 a 2021 com acesso gratuito e que tivessem pertinência com tema. O paciente autista tem as mesmas características orais dos pacientes não autistas, mas devido às limitações da doença e negligência dos pais, a cavidade oral tem maior probabilidade de sofrer de cárie dentária e outras doenças. Nesse sentido, a ligação entre pais e dentistas é muito importante para prevenir problemas de saúde bucal, pois é difícil para os pais realizarem uma higiene bucal eficaz em seus filhos com autismo, e poucos profissionais receberam treinamento. O cirurgião-dentista deve atuar como interventor na saúde bucal do paciente e estabelecer uma relação de confiança com os pais do pacientes, aplicando abordagens inclusivas de atendimento e promovendo a saúde bucal.

Downloads

Não há dados estatísticos.

Biografia do Autor

Luara Miranda da Silva, Faculdade Integrada Carajás

Possui graduação em Odontologia pela Faculdades Integradas Carajás(2021).

Cleidiane Vilarim de Sousa, Faculdade Integrada Carajás

Possui graduação em Odontologia pela Faculdades Integradas Carajás(2021). Tem experiência na área de Odontologia. 

Amanda Carvalho Cangussu Gama, Faculdade Integrada Carajás

Possui graduação em Odontologia pela Fundação UNIRG (2008). Especialização em Saúde Pública, Marketing e Vendas e Odontopediatria, mestre em Ciências e Meio Ambiente pela Universidade Federal do Pará (UFPA). Atualmente é professora e coordenadora no curso de Odontologia da FIC (Faculdade Integrada Carajás). Tem 13 anos de experiência clínica na área de Odontologia, com ênfase em Odontopediatria.

Publicado

2022-05-18

Edição

Seção

Clínica Odontológica

Artigos mais lidos pelo mesmo(s) autor(es)