A Importância do cirurgião-dentista na Unidade de Terapia Intensiva
DOI:
https://doi.org/10.6008/CBPC2236-9600.2022.002.0029Palavras-chave:
UTI, Higiene Bucal, Odontologia HospitalarResumo
A incorporação do odontólogo na equipe multidisciplinar é fundamental para a melhoria de qualidade de vida do paciente internado em leito de UTI, evitando assim possíveis infecções que podem comprometer o paciente sistemicamente. Uma boa saúde bucal do paciente internado na unidade de terapia intensiva é essencial para um bom prognostico, e o cirurgião-dentista especializado em odontologia hospitalar é o responsável por esse cuidado com o paciente acamado, orientando sua equipe sobre o protocolo correto a ser realizado. A finalidade do presente trabalho foi realizar uma revisão de literatura quanto à importância do cirurgião-dentista na UTI, e a sua integração na equipe. Foram realizadas pesquisas em bases de dados bibliográficos, como o Google Acadêmico, Scielo e Pubmed. multidisciplinar. Foram selecionados 23 artigos que confirmam a importância da presença do cirurgião-dentista no ambiente hospitalar, assim podendo proporcionar ao paciente uma diminuição em casos de infecção, tais como pneumonia nosocomial, pneumonia associada à ventilação mecânica, dentre outras. O cirurgião-dentista incluído na equipe multidisciplinar propicia ao paciente um atendimento em que o mesmo é visto como um todo e não em partes, diminuindo o tempo de internação e risco de complicações sistêmicas através dos cuidados com a saúde bucal.
Downloads
Downloads
Publicado
Edição
Seção
Licença
Copyright (c) 2022 Scire Salutis
Este trabalho está licenciado sob uma licença Creative Commons Attribution-NonCommercial-NoDerivatives 4.0 International License.
A CBPC - Companhia Brasileira de Produção Científica (CNPJ: 11.221.422/0001-03) deterá os direitos materiais dos trabalhos publicados. Os direitos referem-se à publicação do trabalho em qualquer parte do mundo, incluindo os direitos às renovações, expansões e disseminações da contribuição, bem como outros direitos subsidiários. Todos os trabalhos publicados eletronicamente poderão posteriormente ser publicados em coletâneas impressas sob coordenação desta empresa e/ou seus parceiros. Os (as) autores (as) preservam os direitos autorais, mas não têm permissão para a publicação da contribuição em outro meio, impresso ou digital, em português ou em tradução.