Análise dos materiais obturadores endodônticos em dentes decíduos
DOI:
https://doi.org/10.6008/CBPC2236-9600.2022.004.0024Palavras-chave:
Endodontia, Medicação Intra-canal, OdontopediatriaResumo
Apesar de vários métodos preventivos existentes, a cárie dentária ainda é um problema de saúde pública e a demanda por tratamento endodôntico se torna cada vez maior, visto que a população e profissionais tem tomado consciência sobre a importância do tratamento endodôntico em dentes decíduos de forma a evitar a perda precoce dos mesmos e suas consequências. O objetivo desse trabalho foi, através de revisão de literatura, fazer uma análise dos materiais obturadores utilizados para tratamento endodôntico em dentes decíduos, seja com base de iodofórmio, hidróxido de cálcio ou óxido de zinco, e apresentar suas principais características, vantagens e desvantagens para que os profissionais possam comparar suas vantagens e desvantagens e isso possa ajudá-los na decisão de qual material obturador mais indicado para cada caso. Para isso, foram selecionados em bases de dados tais como Scielo, Pubmed e Google Acadêmico, 29 artigos em inglês ou português. Encontrou-se que não há consenso na literatura sobre o material mais indicado e apesar da Academia Brasileira de Odontologia recomendar pastas com iodofórmio, os profissionais tendem a escolher pastas à base de Hidróxido de cálcio.
Downloads
Downloads
Publicado
Edição
Seção
Licença
Copyright (c) 2023 Scire Salutis
Este trabalho está licenciado sob uma licença Creative Commons Attribution-NonCommercial-NoDerivatives 4.0 International License.
A CBPC - Companhia Brasileira de Produção Científica (CNPJ: 11.221.422/0001-03) deterá os direitos materiais dos trabalhos publicados. Os direitos referem-se à publicação do trabalho em qualquer parte do mundo, incluindo os direitos às renovações, expansões e disseminações da contribuição, bem como outros direitos subsidiários. Todos os trabalhos publicados eletronicamente poderão posteriormente ser publicados em coletâneas impressas sob coordenação desta empresa e/ou seus parceiros. Os (as) autores (as) preservam os direitos autorais, mas não têm permissão para a publicação da contribuição em outro meio, impresso ou digital, em português ou em tradução.