Análise dos materiais obturadores endodônticos em dentes decíduos

Autores

DOI:

https://doi.org/10.6008/CBPC2236-9600.2022.004.0024

Palavras-chave:

Endodontia, Medicação Intra-canal, Odontopediatria

Resumo

Apesar de vários métodos preventivos existentes, a cárie dentária ainda é um problema de saúde pública e a demanda por tratamento endodôntico se torna cada vez maior, visto que a população e profissionais tem tomado consciência sobre  a importância do tratamento endodôntico em dentes decíduos de forma a evitar a perda precoce dos mesmos e suas consequências.  O objetivo desse trabalho foi, através de revisão de literatura,  fazer uma análise dos materiais obturadores utilizados para tratamento endodôntico em dentes decíduos, seja com base de iodofórmio, hidróxido de cálcio ou óxido de zinco, e apresentar suas principais características, vantagens e desvantagens para que os profissionais possam comparar suas vantagens e desvantagens e isso possa ajudá-los na decisão de qual material obturador mais indicado para cada caso. Para isso, foram selecionados em bases de dados tais como Scielo, Pubmed e Google Acadêmico, 29 artigos em inglês ou português. Encontrou-se que não há consenso na literatura sobre o material mais indicado e apesar da Academia Brasileira de Odontologia recomendar pastas com iodofórmio, os profissionais tendem a escolher pastas à base de Hidróxido de cálcio.

Downloads

Não há dados estatísticos.

Biografia do Autor

Ana Carolina Soares Vapor, Faculdade Integrada Carajás

Tem experiência na área de Odontologia, com ênfase em Auxiliar Odontológica 

Dayse Tatyele Ramalho Silva Zachi, Faculdade Integrada Carajás

Possui graduação em Odontologia pelo Centro Universitário Tocantinense Presidente Antônio Carlos (2013). Atualmente é professora especialista - Faculdade Integrada Carajás. Professora das disciplinas de Odontologia Preventiva (I, II e III), Ergonomia e Biossegurança, Clínica Infantil, Clínica Integrada e Estágio em Saúde Pública. Tem experiência na área de Odontologia, com ênfase em Odontologia.

Amanda Carvalho Cangussu Gama, Faculdade Integrada Carajás

Possui graduação em Odontologia pela Fundação UNIRG (2008). Especialização em Saúde Pública, Marketing e Vendas e Odontopediatria, mestre em Ciências e Meio Ambiente pela Universidade Federal do Pará (UFPA). Atuou como professora no curso de Odontologia da FIC (Faculdade Integrada Carajás) de fevereiro de 2017 até julho de 2022. Coordenadora do curso de Odontologia na mesma instituição no primeiro semestre de 2022. Tem 13 anos de experiência clínica na área de Odontologia, com ênfase em Odontopediatria. 

Publicado

2023-01-04

Artigos mais lidos pelo mesmo(s) autor(es)