Candidíase oral em portadores de prótese dentária removível: revisão da literatura
DOI:
https://doi.org/10.6008/CBPC2236-9600.2022.003.0035Palavras-chave:
Candidíase oral, Prótese removível, Tratamento, PrevençãoResumo
A população brasileira possui milhares de pessoas que fazem uso de prótese dentária removível e com isso o número de indivíduos com candidíase oral torna-se elevado. Descrever as características do desenvolvimento da candidíase por prótese dentária bem como os métodos de diagnóstico, tratamento e prevenção. Trata-se de uma pesquisa do tipo descritiva e exploratória. Foram acessadas as seguintes bases de dados: SCIELO, LILACS, PUBMED e MEDLINE. Neste estudo foi possível constatar que muitas vezes os pacientes que manifestam a doença possuem doenças crônicas como o diabetes ou HIV/AIDS, sendo um fator a ser observado pelo profissional. As metodologias de tratamento tradicionais podem ser efetivas, mas podem desencadear reações adversas e até resistência. As orientações e motivação são a chave principal para que o ambiente bucal e sistêmico seja equilibrado, e o Cirurgião Dentista é o profissional responsável pela promoção de saúde.
Downloads
Downloads
Publicado
Edição
Seção
Licença
Copyright (c) 2023 Scire Salutis
Este trabalho está licenciado sob uma licença Creative Commons Attribution-NonCommercial-NoDerivatives 4.0 International License.
A CBPC - Companhia Brasileira de Produção Científica (CNPJ: 11.221.422/0001-03) deterá os direitos materiais dos trabalhos publicados. Os direitos referem-se à publicação do trabalho em qualquer parte do mundo, incluindo os direitos às renovações, expansões e disseminações da contribuição, bem como outros direitos subsidiários. Todos os trabalhos publicados eletronicamente poderão posteriormente ser publicados em coletâneas impressas sob coordenação desta empresa e/ou seus parceiros. Os (as) autores (as) preservam os direitos autorais, mas não têm permissão para a publicação da contribuição em outro meio, impresso ou digital, em português ou em tradução.