Retenção de pinos fibra de vidro com diferentes agentes cimentantes
DOI:
https://doi.org/10.6008/CBPC2236-9600.2022.003.0029Palavras-chave:
Pino fibra de vidro, Cimentação de pinos intrarradiculares, Pino, Fibra de vidroResumo
Para que seja possível alcançar o real objetivo na utilização dos pinos fibra de vidro (PFV), é necessário a utilização de um cimento que promova vedamento e aumento de retenção, contribuindo na uniformização das forças mastigatórias ao longo eixo do dente. Descrever por meio de uma revisão de literatura os principais agentes cimentantes utilizados na cimentação de PFV visando avaliar a qualidade de retenção do material e auxiliar na decisão clínica do profissional em diversas situações promovendo um tratamento com longevidade. Trata-se de uma pesquisa do tipo descritiva, exploratória, e de abordagem qualitativa. Foram acessadas as seguintes bases de dados: Medline, Google Scholar, Pubmed, Scientific Electronic Library Online (SciELO), além de bibliotecas virtuais de várias IES. Foram selecionados 20 artigos da literatura que estavam relacionados com a cimentação dos PFV bem como as características destes agentes cimentantes. Os cimentos autoadesivos se tornam a primeira escolha na cimentação destes pinos intrarradiculares pelas suas características que favorecem uma excelente retenção, como o escoamento, fluidez e penetração intratubular nas irregularidades dentinárias.
Downloads
Downloads
Publicado
Edição
Seção
Licença
Copyright (c) 2023 Scire Salutis
Este trabalho está licenciado sob uma licença Creative Commons Attribution-NonCommercial-NoDerivatives 4.0 International License.
A CBPC - Companhia Brasileira de Produção Científica (CNPJ: 11.221.422/0001-03) deterá os direitos materiais dos trabalhos publicados. Os direitos referem-se à publicação do trabalho em qualquer parte do mundo, incluindo os direitos às renovações, expansões e disseminações da contribuição, bem como outros direitos subsidiários. Todos os trabalhos publicados eletronicamente poderão posteriormente ser publicados em coletâneas impressas sob coordenação desta empresa e/ou seus parceiros. Os (as) autores (as) preservam os direitos autorais, mas não têm permissão para a publicação da contribuição em outro meio, impresso ou digital, em português ou em tradução.