Sistemas de classificação de bruxismo

Autores

DOI:

https://doi.org/10.6008/CBPC2236-9600.2022.003.0031

Palavras-chave:

Bruxismo, Classificação, Sistema de classificação

Resumo

O bruxismo é um termo utilizado para descrever o fenômeno de ranger ou apertar os dentes, que pode ocorrer devido a diversas causas, e devido a isso são necessários métodos diferentes de tratamento. Para ajudar no diagnóstico do paciente, utilizar-se de um sistema de classificações torna mais fácil a compreensão de quadro clinico e facilita assim seu tratamento. Portanto este trabalho tem como objetivo revisar os diferencias sistemas de classificação e como ela pode contribuir para o diagnóstico e tratamento deste hábito. Pesquisou-se artigos da língua portuguesa e inglesa publicados entre 1980 e 2021. O bruxismo é classificado de acordo com a etiologia emocional, posição da mandíbula, ritmo circadiano e intensidade ou gravidade, o bruxismo de várias gravidades foi relatado, a forma e a duração do tratamento devem variar de pessoa para pessoa com base na gravidade do comportamento. Dessa forma, técnicas oclusais, psicológicas, comportamentais e psiquiátricas podem ser utilizadas para diferentes indivíduos, dependendo do diagnóstico e da etiologia, as diferentes classificações do bruxismo indicam que existem múltiplas etiologias, e a forma de tratamento deve ser adaptada caso a caso.

Downloads

Não há dados estatísticos.

Biografia do Autor

Lucas Chaves Borges, Fundação UNIRG

Ex-Bolsista do IEL locado com Auxiliar Pedagógico na Unidade Integrada SESSI SENAI, Acadêmico do curso de Pedagogia pela Faculdade Educacional da Lapa. Atuou como professor contratado pela Secretaria Estadual de Cidadania e Esporte de Goiás (Seduce). Têm experiência nas disciplinas de Química, História, Ensino Religioso e Matemática, Participou do projeto + Educação que oferecia reforço para os estudantes das escolas públicas do estados de Goiás. Tem experiência profissional como auxiliar de serviços gerais e caixa. Possui habilidades com tecnologias digitais. 

Omar Franklin Tinoco Molina, Universidade de Gurupi

Possui graduação em Odontologia pela Universidade Federal do Rio Grande do Sul (1978); especialização em Odontopediatria pela UFSC(1983); pós-graduado em ATM, oclusão e distúrbios temporomandibulares pela American Equilibration Society, Chigago (1981); Mestrado em Oclusão pela Universidade Federal de Santa Catarina (1983) e Phd em Orofacial pela Harvard School, Boston, Massachusetts.(2003). Atualmente é tradutor da Revista Cereus e professor titular no Curso de Odontologia da Universidade de Gurupi-TO. UnirG. Tem experiência na área de Odontologia, com ênfase em Dor Orofacial, atuando principalmente nos seguintes temas: membrana periodontal, manipulação, interferência oclusal, movimento e sangramento.

Publicado

2023-01-04

Edição

Seção

Clínica Odontológica