Inter-relação bruxismo, distúrbios internos da ATM e dor de cabeça por tensão muscular
DOI:
https://doi.org/10.6008/CBPC2236-9600.2022.003.0034Palavras-chave:
Bruxismo, Distúrbios Temporomandibulares, Dor de cabeçaResumo
Apesar da alta prevalência de bruxismo entre os pacientes com dores de cabeça, tem sido verificado que somente o bruxismo não é capaz de aumentar o risco para as dores de cabeça principais ou mais frequentes. Entretanto, quando esses hábitos parafuncionais ocorrem combinados com a presença de DTMs e distúrbios internos da ATM, há um aumento do risco para o aparecimento de varios tipos de dores de cabeça. Revisar a literatura atual procurando material explicando mecanismos que esclareçam a presença de dor de cabeça por tensão muscular em indivíduos que apresentam bruxismo diurno ou noturno e distúrbios internos articulares. Revisão de literatura com artigos obtidos nas bases de dados SCIELO, LILACS, BVS e PUBMED com informações sobre toda gama de Distúrbios Internos da Articulação e Dor de cabeça por tensão muscular. Foram selecionados 18 artigos contendo o material relacionado com nossos objetivos. Foram encontrados 17 artigos relacionados ao tema, na língua inglesa e portuguesa, com períodos de publicação entre os anos de 2001 à 2021. Existem diversas formas de diagnosticar e tratar pacientes com bruxismo e dor de cabeça por tensão muscular, entretanto há ainda mais necessidade de estudo para compreender melhor a relação de distúrbios internos e dor de cabeça.
Downloads
Downloads
Publicado
Edição
Seção
Licença
Copyright (c) 2023 Scire Salutis
Este trabalho está licenciado sob uma licença Creative Commons Attribution-NonCommercial-NoDerivatives 4.0 International License.
A CBPC - Companhia Brasileira de Produção Científica (CNPJ: 11.221.422/0001-03) deterá os direitos materiais dos trabalhos publicados. Os direitos referem-se à publicação do trabalho em qualquer parte do mundo, incluindo os direitos às renovações, expansões e disseminações da contribuição, bem como outros direitos subsidiários. Todos os trabalhos publicados eletronicamente poderão posteriormente ser publicados em coletâneas impressas sob coordenação desta empresa e/ou seus parceiros. Os (as) autores (as) preservam os direitos autorais, mas não têm permissão para a publicação da contribuição em outro meio, impresso ou digital, em português ou em tradução.