A assistência de enfermagem no aleitamento e conscientização materna

Autores

DOI:

https://doi.org/10.6008/CBPC2236-9600.2022.002.0015

Palavras-chave:

Enfermagem, Aleitamento materno, Conscientização, Saúde do bebê

Resumo

O aleitamento materno é fundamental para o desenvolvimento do bebê e precisa ser incentivado pelas equipes de enfermagem no sentido de desenvolvimento infantil e ainda, para prevenção de doenças na lactante, pois, o organismo feminino precisa exercer a amamentação para promoção da saúde de ambos. O enfermeiro atua nesse cenário como um profissional que presta assistência e conscientização à lactante, gestante e ao bebê, pois, o conhecimento sobre a amamentação é fundamental. O objetivo é discutir sobre o aleitamento materno e as diversas formas de intervenção do enfermeiro para conscientização materna. Revisão integrativa da literatura com análise de 8 artigos encontrados nas plataformas SciELO, Birene, Lilacs e Google Acadêmico, os artigos analisados foram publicados entre os anos de 2016 a 2021. Foram selecionados após aplicação dos critérios de inclusão e exclusão 8 artigos para serem analisados no presente artigo de revisão. Ambos demostram a questão da assistência e retirada de dúvidas através do enfermeiro que deve promover o conhecimento da gestante e lactante sobre os cuidados com o bebê o aleitamento materno, demonstrou-se também que as questões familiares e culturais influem nesse quesito. Concluiu-se que o enfermeiro consegue através das mais variadas formas de intervenção alcançar as gestantes e lactantes e promover a conscientização sobre a importância do aleitamento materno.

Downloads

Não há dados estatísticos.

Biografia do Autor

Viviane Prado de Sousa, Faculdade Integrada Carajás

Possui Graduação e Enfermagem Pela Faculdade Integrada Carajás (FIC) de Redenção Pará (2021), cursando Pós-graduação em urgência e emergência pelo instituto Carlos Chagas de Pós-Graduação ( INCAR).

Patrícia Maria Lima Silva de Sousa, Faculdade Integrada Carajás

MESTRE em Ciências e Meio Ambiente pela UFPA, Especialista em Saúde Publica pela UEPA, possui graduação em Enfermagem pela UFPB (1994). Tecnóloga em Educação em Saúde também pela UFPB. Atualmente é enfermeira da Prefeitura Municipal de Redenção PA e docente da Faculdade Integrada Carajás em Redenção e da Faculdade de Ensino Superior da Amazônia Reunida ligada ao grupo Afya. Tem experiência na área de Enfermagem e Medicina, com ênfase em Saúde Pública e na Gestão do SUS.

Publicado

2022-05-18

Edição

Seção

Enfermagem Obstétrica

Artigos mais lidos pelo mesmo(s) autor(es)