Saúde mental do enfermeiro e os impactos da Síndrome de Burnout
DOI:
https://doi.org/10.6008/CBPC2236-9600.2022.002.0010Palavras-chave:
Saúde mental, Síndrome de burnout, Enfermagem, CuidadoResumo
A síndrome de burnout é um transtorno mental com características depressivas, que é antecedido por um desgaste físico e mental intenso no ambiente de trabalho, levando em consideração essas características, destacam-se que o ambiente de trabalho do enfermeiro é extremamente intenso, principalmente em decorrência do período de pandemia os enfermeiros têm enfrentado um esgotamento e isolamento social. Objetivo é abordar as formas em que os profissionais de enfermagem estão sujeitos ao desgaste mental, diante o serviço de saúde. Trata-se de uma revisão integrativa de literatura, as bases de dados utilizadas são: NCBI/PubMed (National Center for BiotechnologyInformation), SciELO (Scientific Eletronic Lirary Online), Google Acadêmico e Lilacs - Bireme (Literatura Latino-Americana e do Caribe em Ciências da Saúde). Para delimitação dos conteúdos foram utilizados critérios de inclusão: artigos disponíveis na integra, em português, publicados no período de 2017 a 2021 com acesso gratuito e que tratem sobre o tema. Foram discutidos nove artigos que demonstram que durante a pandemia, os profissionais de enfermagem podem ter uma crise de saúde mental e tem a possibilidade de desenvolver a síndrome de burnout, isso porque vivenciam situações estressantes, incluindo preocupações, medos e insegurança em relação à sua saúde e à saúde das pessoas. Conclui-se que enfermeiro está sempre sob pressão no ambiente de trabalho, o que muitas vezes leva ao aparecimento da síndrome de burnout, que é uma doença em locais silenciosos, pode apresentar diversos sintomas, que afetam diretamente a qualidade de vida no ambiente de trabalho.
Downloads
Downloads
Publicado
Edição
Seção
Licença
Copyright (c) 2022 Scire Salutis
Este trabalho está licenciado sob uma licença Creative Commons Attribution-NonCommercial-NoDerivatives 4.0 International License.
A CBPC - Companhia Brasileira de Produção Científica (CNPJ: 11.221.422/0001-03) deterá os direitos materiais dos trabalhos publicados. Os direitos referem-se à publicação do trabalho em qualquer parte do mundo, incluindo os direitos às renovações, expansões e disseminações da contribuição, bem como outros direitos subsidiários. Todos os trabalhos publicados eletronicamente poderão posteriormente ser publicados em coletâneas impressas sob coordenação desta empresa e/ou seus parceiros. Os (as) autores (as) preservam os direitos autorais, mas não têm permissão para a publicação da contribuição em outro meio, impresso ou digital, em português ou em tradução.