Saúde mental do enfermeiro e os impactos da Síndrome de Burnout

Autores

DOI:

https://doi.org/10.6008/CBPC2236-9600.2022.002.0010

Palavras-chave:

Saúde mental, Síndrome de burnout, Enfermagem, Cuidado

Resumo

A síndrome de burnout é um transtorno mental com características depressivas, que é antecedido por um desgaste físico e mental intenso no ambiente de trabalho, levando em consideração essas características, destacam-se que o ambiente de trabalho do enfermeiro é extremamente intenso, principalmente em decorrência do período de pandemia os enfermeiros têm enfrentado um esgotamento e isolamento social. Objetivo é abordar as formas em que os profissionais de enfermagem estão sujeitos ao desgaste mental, diante o serviço de saúde. Trata-se de uma revisão integrativa de literatura, as bases de dados utilizadas são: NCBI/PubMed (National Center for BiotechnologyInformation), SciELO (Scientific Eletronic Lirary Online), Google Acadêmico e Lilacs - Bireme (Literatura Latino-Americana e do Caribe em Ciências da Saúde). Para delimitação dos conteúdos foram utilizados critérios de inclusão: artigos disponíveis na integra, em português, publicados no período de 2017 a 2021 com acesso gratuito e que tratem sobre o tema. Foram discutidos nove artigos que demonstram que durante a pandemia, os profissionais de enfermagem podem ter uma crise de saúde mental e tem a possibilidade de desenvolver a síndrome de burnout, isso porque vivenciam situações estressantes, incluindo preocupações, medos e insegurança em relação à sua saúde e à saúde das pessoas. Conclui-se que enfermeiro está sempre sob pressão no ambiente de trabalho, o que muitas vezes leva ao aparecimento da síndrome de burnout, que é uma doença em locais silenciosos, pode apresentar diversos sintomas, que afetam diretamente a qualidade de vida no ambiente de trabalho.

Downloads

Não há dados estatísticos.

Biografia do Autor

Lays Santos de Sousa, Faculdade Integrada Carajás

Possui graduação em Enfermagem pela Faculdades Integradas Carajás(2021). 

Bruna Randara Soares de Sousa, Faculdade Integrada Carajás

 

Enfermeira formada pela Faculdade Integrada Carajás (2022). Atualmente prestando assistência voluntária no Hospital Municipal de Floresta do Araguaia - Pa.

Patrícia Maria Lima Silva de Sousa, Faculdade Integrada Carajás

MESTRE em Ciências e Meio Ambiente pela UFPA, Especialista em Saúde Publica pela UEPA, possui graduação em Enfermagem pela UFPB (1994). Tecnóloga em Educação em Saúde também pela UFPB. Atualmente é enfermeira da Prefeitura Municipal de Redenção PA e docente da Faculdade Integrada Carajás em Redenção e da Faculdade de Ensino Superior da Amazônia Reunida ligada ao grupo Afya. Tem experiência na área de Enfermagem e Medicina, com ênfase em Saúde Pública e na Gestão do SUS.

Publicado

2022-05-18

Artigos mais lidos pelo mesmo(s) autor(es)