Impacto físico e mental em profissionais de enfermagem frente à Covid-19
DOI:
https://doi.org/10.6008/CBPC2236-9600.2022.001.0016Palavras-chave:
Sofrimento mental, Stress no Trabalho, Ansiedade, Depressão, Covid-19Resumo
A saúde do profissional de saúde deve ser também uma problemática enfrentada pela sociedade tanto pela perspectiva acadêmica quanto pela perspectiva social. Com a incidência da pandemia houve um aumento nos casos de pacientes infectados e em decorrência de não haver tratamento adequado, ou se quer vacina, os enfermeiros da linha de frente do Covid-19 se isolaram de sua família e de certa forma passam a morar nos hospitais para prestar atendimento à demanda. Discutir o impacto da pandemia do covid-19 na saúde mental dos enfermeiros atuantes na linha de frente do covid-19 e o desenvolvimento de ansiedade, depressão e stress no trabalho. Trata-se de uma revisão integrativa de literatura, as bases de dados utilizadas são: NCBI/PubMed (National Center for BiotechnologyInformation), SciELO (Scientific Eletronic Lirary Online), Google Acadêmico e Lilacs - Bireme (Literatura Latino-Americana e do Caribe em Ciências da Saúde). Para delimitação dos conteúdos foram utilizados critérios de inclusão: artigos disponíveis na integra, em português e inglês, publicados no período de 2020 a 2021 com acesso gratuito e que tratem sobre o tema. A sobrecarga no sistema de saúde ocasionou um índice altíssimo de desenvolvimento de ansiedade e depressão, sobretudo nos enfermeiros, pois, com a incidência de mortes em série, a falta de EPI’s – equipamentos de proteção e segurança adequados, a luta pela vida do paciente passou única e exclusivamente a ser fruto do esforço deste profissional, além da necessidade de distanciamento social de seu núcleo familiar. A pandemia ocasionou um caos no sistema de saúde, mas, também deixara marcas nos enfermeiros sobreviventes, pois, houve o aumento de doenças como ansiedade, depressão e stress em todos os estudos analisados. Assim, é importante priorizar as medidas de segurança e a atual campanha de vacinação de modo que se evite um novo colapso na saúde, e ainda, direcionar os enfermeiros e demais profissionais de saúde acompanhamento psicológico para promoção da saúde mental.
Downloads
Downloads
Publicado
Edição
Seção
Licença
Copyright (c) 2021 Scire Salutis
Este trabalho está licenciado sob uma licença Creative Commons Attribution-NonCommercial-NoDerivatives 4.0 International License.
A CBPC - Companhia Brasileira de Produção Científica (CNPJ: 11.221.422/0001-03) deterá os direitos materiais dos trabalhos publicados. Os direitos referem-se à publicação do trabalho em qualquer parte do mundo, incluindo os direitos às renovações, expansões e disseminações da contribuição, bem como outros direitos subsidiários. Todos os trabalhos publicados eletronicamente poderão posteriormente ser publicados em coletâneas impressas sob coordenação desta empresa e/ou seus parceiros. Os (as) autores (as) preservam os direitos autorais, mas não têm permissão para a publicação da contribuição em outro meio, impresso ou digital, em português ou em tradução.