Dinâmica da mudança do uso e cobertura da terra em uma paisagem da Caatinga protegida e sua zona de amortecimento

Autores

  • Joécio Santos Sousa Universidade Federal Rural de Pernambuco
  • Ednilza Maranhão dos Santos Universidade Federal Rural de Pernambuco

DOI:

https://doi.org/10.6008/CBPC2179-6858.2020.007.0020

Palavras-chave:

Áreas protegidas, Uso e cobertura da terra, Caatinga

Resumo

(1). Os estudos voltados a dinâmica dos usos e coberturas da terra no domínio Caatinga ainda são insuficientes, principalmente quando voltados ao entendimento de como esse fenômeno ocorre dentro das paisagens protegidas e seus entornos. Portanto, com base nesta premissa a seguinte pesquisa objetivou diagnosticar mudanças dos usos e cobertura da terra em uma paisagem de Caatinga protegida e sua zona de amortecimento levando em conta o período pré e pós criação da UC; (2) Logo, lançou-se uso do método híbrido de classificação, a fim de se obter as classes de cobertura da terra ao longo do espaço e tempo da paisagem do Parque Estadual Mata da Pimenteira, Pernambuco, Nordeste do Brasil; (3) Os resultados permitiram perceber aumento das principais classes indicativas de vegetação arbustiva e arbóreo-arbustiva, crescendo em aproximadamente 1.718,1 ha para a zona de amortecimento e 225.3 ha na área protegida; (4) A partir deste trabalho pode ser constatado que a criação da UC auxiliou no restabelecimento da composição da paisagem, promovendo a recuperação de áreas degradadas. Além disso, permitiu perceber que apesar do aumento da vegetação sobre a paisagem ocorreu uma intensificação do uso das áreas do entorno, com o aumento de áreas com solo Exposto.

Downloads

Não há dados estatísticos.

Biografia do Autor

Joécio Santos Sousa, Universidade Federal Rural de Pernambuco

Possui graduação em Gestão Ambiental pelo Instituto Federal do Piauí (2013). Mestre em Biodiversidade e Conservação na Universidade Federal Rural de Pernambuco - Unidade de Serra Talhada (UFRPE/UAST). Possui experiência com estudos ambientais, tais como, EIA-RIMA, RAS, PRAD, licenciamento ambiental, gerenciamento de resíduos sólidos, Planos de Saneamento Básico, com ferramenta de Sistema de Informação Geográfica - SIG - como, ARCGis, QGis, Idrisi na elaboração de mapas de localização, modelagem de uso e cobertura da terra, índices de vegetação (NDVI). Foi estagiário na Superintendência de Meio Ambiente da Águas e Esgotos do Piauí-SA, AGESPISA. E bolsista PIBIC pelo Instituto Federal do Piauí. Atualmente trabalha com divulgação científica sobre estudos em etnobiologia no Laboratório de Ecologia e Evolução de Sistemas Socioecológicos - LEA da UFPE.

Ednilza Maranhão dos Santos, Universidade Federal Rural de Pernambuco

Graduação em Licenciatura em Ciências Biológicas pela Universidade Federal Rural de Pernambuco (1995), mestrado em Biologia Animal pela Universidade Federal de Pernambuco (2001), doutorado em Psicobiologia, área de ecologia comportamental, pela Universidade Federal do Rio Grande do Norte (2005). Pós-doutorado em Etnobiologia e Conservação da Natureza, área específica em Etnobiologia aplicada e Cientometria (2013). Atualmente é professora associada da Universidade Federal Rural de Pernambuco (UFRPE), coordenadora  e Pesquisadora do Laboratório Interdisciplinar de Anfíbios e Répteis da UFRPE e pesquisadora colaboradora do Laboratório de Ecofisiologia e Comportamento Animal da UFRPE. Líder do grupo de pesquisa Conservação e Uso sustentável do Bioma Caatinga e de Estudos interdisciplinares de Anfíbios e Répteis; membro da câmara técnica para estudos e análise de áreas para criação de Unidades de Conservação no Bioma Caatinga do Estado de Pernambuco (Portaria 01/2013) e vice coordenadora do Comitê estadual da Biosfera da Caatinga. Participa como docente dos programas de Pós-graduação em Biodiversidade e Conservação/UFRPE e do Mestrado profissional em Ensino de Biologia (PROFIBIO). Tem experiência na área de ensino e pesquisa Zoológica, com ênfase em Herpetologia, atuando principalmente nos seguintes temas: práticas de ensino, Educação ambiental, popularização da ciência,  herpetologia, comportamento animal, Mata Atlântica e Caatinga do Nordeste do Brasil. 

Downloads

Publicado

2020-08-10

Artigos mais lidos pelo mesmo(s) autor(es)