Caracterização hidrológica e ambiental de uma pequena bacia do baixo Rio Tapajós (AM)

Autores

  • Iara Bruna Brito da Silva Universidade Federal do Oeste do Pará
  • Ana Paula dos Anjos Pinto UFOPA
  • Amanda Frederico Mortati Universidade Federal do Oeste do Pará http://orcid.org/0000-0001-9150-990X
  • Leidiane Leão de Oliveira Universidade Federal do Oeste do Pará

DOI:

https://doi.org/10.6008/CBPC2179-6858.2018.006.0002

Palavras-chave:

Gestão de bacias hidrográficas, Qualidade da água, Mata ciliar

Resumo

Bacia hidrográfica é considerada como uma área naturalmente delimitada pela topografia e drenada por um sistema conectado de cursos de água. Devido às atividades antrópicas, essas bacias são alteradas e descaracterizadas, sofrendo profundas mudanças em suas estruturas aquática e terrestre. Para caracterizar uma pequena bacia hidrográfica pertencente ao sistema de drenagem do rio Tapajós, foram adotados cinco pontos de amostragem ao longo da Bacia do Igarapé São Braz. Foram coletados dados morfométricos da bacia hidrográfica, de abertura do dossel e sobre a integridade do habitat; os parâmetros físico-químicos da água e estruturais do canal, foram coletados ao longo de três períodos do ciclo sazonal. A bacia hidrográfica do São Braz apresenta área de aproximadamente 234.738km² e formato circular. As características hidrológicas e limnológicas apresentam variação espacial e temporal, sem um padrão consistente ao longo do tempo. A estocasticidade observada pode ser decorrente de diferenças na intensidade e origem dos processos promotores de degradação ambiental nas nascentes hidrográficas estudadas. O índice de integridade do habitat foi capaz de determinar o estado de degradação dos igarapés estudados na bacia hidrográfica do São Braz, onde apenas duas nascentes foram determinadas como íntegras. Os resultados obtidos neste estudo reforçam a importância no planejamento de ações para prevenir a degradação nos ambientes considerados íntegros e para minimizar e reverter fontes de impacto que promovam a degradação da Bacia do São Braz.

Downloads

Não há dados estatísticos.

Biografia do Autor

Iara Bruna Brito da Silva, Universidade Federal do Oeste do Pará

Possui graduação em Interdisciplinar em Ciência e Tecnologia das Águas pela Universidade Federal do Oeste do Pará(2018) e ensino-medio-segundo-graupela Escola São José(2012). Tem experiência na área de Engenharia Sanitária, com ênfase em Saneamento Ambiental.

Ana Paula dos Anjos Pinto, UFOPA

Possui graduação em Ciências e Tecnologia das águas pela Universidade Federal do Oeste do Pará (2015), graduanda em Engenharia Sanitária e Ambiental na Universidade federal do Oeste do Pará. Atualmente desenvolve um projeto de iniciação cientifica sobre a Caracterização ambiental de igarapés de pequena ordem na RESEX Tapajós-Arapiuns: ferramentas para o monitoramento da biodiversidade em UCs.

Amanda Frederico Mortati, Universidade Federal do Oeste do Pará

Possui graduação em Ciências Biológicas (Licenciatura e Bacharelado) pela Universidade Estadual de Londrina (2001), mestrado em Ecologia pelo Instituto Nacional de Pesquisas da Amazônia (2004) e doutorado em Ecologia pela Universidade Federal do Rio de Janeiro (2013). Professora da Universidade Federal do Oeste do Pará (Ufopa) desde setembro de 2014, onde ministra as disicplinas de Manejo de Bacias Hidrograficas e Gestão de Recursos Naturais. Integra o quadro permanente de docentes do Programa de Pós-Graduação em Biodiversidade (Ufopa), sendo responsável pelas disicplinas de Ecologia Geral e Ecologia de Comunidades. Tem experiência na área de Ecologia e Conservação de Zonas Ripárias e Riachos Amazônicos, atuando principalmente nos seguintes temas: ecologia; vegetação ripária e integridade de habitats aquáticos; biodiversidade aquática; limnologia de sistemas lóticos.

Leidiane Leão de Oliveira, Universidade Federal do Oeste do Pará

Professora Adjunto IV da Universidade Federal do Oeste do Pará - UFOPA, campus Santarém-PA, no Instituto de Ciências e Tecnologia das Águas - ICTA, curso de Bacharelado Interdisciplinar em Ciências e Tecnologia das Águas. Possui graduação em Meteorologia pela Universidade Federal do Pará (2004), mestrado em Meteorologia pela Universidade Federal de Campina Grande (2007) e doutorado em Biodiversidade Tropical pela Universidade Federal do Amapá (2012). Tem experiência na área de Geociências, podendo atuar nas seguintes áreas: Hidrologia, Hidrologia Florestal, Conservação de Bacias Hidrográficas, Ecologia de Ecossistemas, Impactos climáticos e antrópicos sobre bacias hidrográficas e sobre disponibilidade hídrica, Gestão de recursos hídricos, Recursos hídricos, Meteorologia Ambiental, Climatologia, Hidrometeorologia, Variabilidade Climática.

Downloads

Publicado

2018-07-03

Artigos mais lidos pelo mesmo(s) autor(es)