Uso da modelagem hidrológica para calibração de curva-chave de vazão em Rio Amazônico com efeito de remanso

Autores

DOI:

https://doi.org/10.6008/CBPC2179-6858.2020.005.0026

Palavras-chave:

Hidrologia, Itaituba/PA, Santarém/PA, Rio Tapajós, Rio Amazonas

Resumo

O presente trabalho apresenta um método simplificado para calibração de curva de descarga, desconsiderando a correção da vazão pela declividade da linha de água e o método do desnível normal. A aplicação deste modelo estatístico, com base na análise de regressão linear à calibração de curva-chave em estação fluviométrica instável, sob efeito de remanso, foi aplicado na Sub-Bacia do rio Tapajós no Posto Fluviométrico de Itaituba, inclusa na Região Hidrográfica Amazônica. Os dados de medições de descargas realizadas em Itaituba e dos níveis fluviométricos do posto de Santarém na confluência dos rios Amazonas/Tapajós, foram obtidos do Banco de dados da Agência Nacional de Águas para a calibração e validação deste modelo proposto. Os índices para avaliar a eficiência do ajustamento da equação calibrada encontrados foram o coeficiente de correlação múltipla (R = 0,9454), coeficiente de Nesh-Sutecliffe (CNS = 0,8938) e do coeficiente de desvio (D= 4,86%). A equação desenvolvida do modelo para calibração da curva chave com efeito de remanso indicou muito bom ajuste conforme estatística de avaliação de desempenho, apresentada. Estes resultados evidenciam a aplicabilidade do modelo em postos fluviométricos que apresentarem curva-chave instável.

Downloads

Não há dados estatísticos.

Biografia do Autor

Pedro Alberto Moura Rolim, Universidade Federal do Pará

Possui graduação em Gestão de Sistema de Informação pela Universidade Paulista (2008). Atualmente é requisitado - Casa Civil. Tem experiência na área de Geociências, com ênfase em Análise e Consistência de Dados Hidrometeorológicos Monitoramento e Modelagem estatíco-hidrológico, atuando principalmente nos seguintes temas: zoneamento agroclimático, agroecologico e economico-ecologigo.

Joaquim Carlos Barbosa Queiroz, Universidade Federal do Pará

Possui graduação em Bacharelado em Física pela Universidade Federal do Pará (1981), mestrado em Geofísica pela Universidade Federal do Pará (1986) e doutorado em Geociências e Meio Ambiente pela Universidade Estadual Paulista Júlio de Mesquita Filho (2003). Atualmente é Professor Titular do Instituto de Geociências da Universidade Federal do Pará. Tem experiência na área de Geociências, com ênfase em Geologia Ambiental, atuando principalmente nos seguintes temas: geoestatistica e geoprocessamento, series temporais, estatística aplicada e fatores de risco.

Edmir dos Santos Jesus, Universidade do Estado do Pará

Doutor em Ciências Climáticas pela Universidade Federal do Rio Grande do Norte (2014), Mestre em Meteorologia pela Universidade Federal de Pelotas (2004) e graduado em Meteorologia pela Universidade Federal do Pará (2001). Trabalhou no Instituto de Pesquisas Científicas e Tecnológicas do Amapá (2004-2010), sendo fundador e coordenador do Núcleo de Hidrometeorologia e Energias Renováveis. Atuei como professor na Universidade do Estado do Amapá (2008), no Instituto Macapaense de Ensino Superior (2005-2010) e na Universidade do Estado do Pará (2013-2019), como docente nos cursos de Engenharia Ambiental e Florestal. Tenho experiência na área de Geociências, nos seguintes temas: meteorologia, climatologia, hidrometeorologia, agrometeorologia, impactos ambientais e meio ambiente.

Leidiane Leão de Oliveira, Universidade Federal do Oeste do Pará

Professora Associado 1 da Universidade Federal do Oeste do Pará - UFOPA, campus Santarém-PA, no Instituto de Ciências e Tecnologia das Águas - ICTA, curso de Bacharelado Interdisciplinar em Ciências e Tecnologia das Águas. Possui graduação em Meteorologia pela Universidade Federal do Pará (2004), mestrado em Meteorologia pela Universidade Federal de Campina Grande (2007) e doutorado em Biodiversidade Tropical pela Universidade Federal do Amapá (2012). Tem experiência na área de Geociências, podendo atuar nas seguintes áreas: Hidrologia, Hidrologia Florestal, Conservação de Bacias Hidrográficas, Ecologia de Ecossistemas, Impactos climáticos e antrópicos sobre bacias hidrográficas e sobre disponibilidade hídrica, Gestão de recursos hídricos, Recursos hídricos, Meteorologia Ambiental, Climatologia, Hidrometeorologia, Variabilidade Climática.
Contato: leidiane.oliveira@ufopa.edu.br e leidianeoli@gmail.com

Downloads

Publicado

2020-06-05

Artigos mais lidos pelo mesmo(s) autor(es)