Gestão ambiental em empresas de postos de combustíveis
DOI:
https://doi.org/10.6008/CBPC2179-6858.2024.001.0004Palavras-chave:
Gestão Ambiental, Impacto Ambiental, Postos de CombustíveisResumo
Este estudo analisa a percepção da gestão ambiental em postos de revenda de combustíveis perante os possíveis impactos que a exploração deste negócio pode causar ao meio ambiente. A metodologia utilizada compreende uma pesquisa exploratória, com coleta de dados a partir de levantamento bibliográfico, que substanciou uma abordagem quantitativa, empregando a técnica de pesquisa de Likert, composta por um questionário com quinze afirmativas relacionadas à implantação do sistema de gestão ambiental aplicado em dez postos de combustíveis localizados na área urbana da cidade satélite Planaltina - Distrito Federal. O estudo permitiu identificar que apesar dos postos combustíveis pesquisados afirmarem ter conhecimento sobre a gestão ambiental, alguns deles ainda necessitam de aprimoramento de suas operações alinhando-as ao sistema de gestão ambiental, a fim de eliminarem ou mitigarem os danos ambientais ao meio ambiente ou à população adjacente e os riscos à saúde ocupacional e segurança do trabalho exercido pelos funcionários que atuam neste ramo de atividade dos postos de revenda de combustíveis.
Downloads
Downloads
Publicado
Edição
Seção
Licença
Copyright (c) 2024 Revista Ibero-Americana de Ciências Ambientais
Este trabalho está licenciado sob uma licença Creative Commons Attribution-NonCommercial-NoDerivatives 4.0 International License.
A CBPC - Companhia Brasileira de Produção Científica (CNPJ: 11.221.422/0001-03) deterá os direitos materiais dos trabalhos publicados. Os direitos referem-se à publicação do trabalho em qualquer parte do mundo, incluindo os direitos às renovações, expansões e disseminações da contribuição, bem como outros direitos subsidiários. Todos os trabalhos publicados eletronicamente poderão posteriormente ser publicados em coletâneas impressas sob coordenação desta empresa e/ou seus parceiros. Os (as) autores (as) preservam os direitos autorais, mas não têm permissão para a publicação da contribuição em outro meio, impresso ou digital, em português ou em tradução.