Gestão ambiental em empresas de postos de combustíveis
DOI:
https://doi.org/10.6008/CBPC2179-6858.2024.001.0004Palabras clave:
Gestão Ambiental, Impacto Ambiental, Postos de CombustíveisResumen
Este estudo analisa a percepção da gestão ambiental em postos de revenda de combustíveis perante os possíveis impactos que a exploração deste negócio pode causar ao meio ambiente. A metodologia utilizada compreende uma pesquisa exploratória, com coleta de dados a partir de levantamento bibliográfico, que substanciou uma abordagem quantitativa, empregando a técnica de pesquisa de Likert, composta por um questionário com quinze afirmativas relacionadas à implantação do sistema de gestão ambiental aplicado em dez postos de combustíveis localizados na área urbana da cidade satélite Planaltina - Distrito Federal. O estudo permitiu identificar que apesar dos postos combustíveis pesquisados afirmarem ter conhecimento sobre a gestão ambiental, alguns deles ainda necessitam de aprimoramento de suas operações alinhando-as ao sistema de gestão ambiental, a fim de eliminarem ou mitigarem os danos ambientais ao meio ambiente ou à população adjacente e os riscos à saúde ocupacional e segurança do trabalho exercido pelos funcionários que atuam neste ramo de atividade dos postos de revenda de combustíveis.
Descargas
Descargas
Publicado
Número
Sección
Licencia
Derechos de autor 2024 Revista Iberoamericana de Ciencias Ambientales
Esta obra está bajo una licencia internacional Creative Commons Atribución-NoComercial-SinDerivadas 4.0.
La CBPC - Companhia Brasileira de Produção Científica (CNPJ Brasil: 11.221.422/0001-03) tendrá los derechos materiales de los trabajos publicados. Los derechos se refieren a la publicación del trabajo en cualquier parte del mundo, incluyendo los derechos a las renovaciones, expansiones y diseminaciones de la contribución, así como otros derechos subsidiarios. Todos los trabajos publicados electrónicamente podrán posteriormente ser publicados en colecciones impresas bajo coordinación de esta empresa y / o sus socios. El (los) autores (as) conservan los derechos de autor, pero no están autorizados a publicar la contribución en otra medio, impreso o digital, en portugués o traducción.