Atributos arquitetônicos como fatores valorativos na composição do valor de imóveis residenciais: uma análise qualitativa
DOI:
https://doi.org/10.6008/CBPC2179-6858.2023.004.0005Palavras-chave:
Atributos valorativos, Avaliação de imóveis, Eficiência energética, Vida útil, Durabilidade, Flexibilidade de usoResumo
Este trabalho apresenta alguns dos atributos valorativos de natureza arquitetônica e urbanística que devem influenciar a formação do valor de um imóvel. Atributos esses que são: durabilidade, eficiência energética e flexibilidade de uso (facilidade de mudanças propiciando a personalização do imóvel) acredita-se que serão em breve de grande importância na composição e aferição do valor financeiro de um imóvel. Acredita-se ainda que a analise pormenorizada desses atributos por parte dos engenheiros avaliadores será requisito básico para a obtenção das variáveis que traduzam de forma adequada todas as qualidades requeridas nas edificações objetos de análise. Soma-se a isto a toda a evolução que a norma de desempenho (NBR15575:2013) associada a princípios de sustentabilidade, cada vez mais em voga, irão impor a indústria da construção civil, em seus mais variados setores que produzirão sem sombra de dúvidas edificações cada vez mais complexas.
Downloads
Downloads
Publicado
Edição
Seção
Licença
Copyright (c) 2023 Revista Ibero-Americana de Ciências Ambientais
Este trabalho está licenciado sob uma licença Creative Commons Attribution-NonCommercial-NoDerivatives 4.0 International License.
A CBPC - Companhia Brasileira de Produção Científica (CNPJ: 11.221.422/0001-03) deterá os direitos materiais dos trabalhos publicados. Os direitos referem-se à publicação do trabalho em qualquer parte do mundo, incluindo os direitos às renovações, expansões e disseminações da contribuição, bem como outros direitos subsidiários. Todos os trabalhos publicados eletronicamente poderão posteriormente ser publicados em coletâneas impressas sob coordenação desta empresa e/ou seus parceiros. Os (as) autores (as) preservam os direitos autorais, mas não têm permissão para a publicação da contribuição em outro meio, impresso ou digital, em português ou em tradução.