Os estercos de animais influenciam o desenvolvimento de mudas de açaí?

Autores

DOI:

https://doi.org/10.6008/CBPC2179-6858.2022.010.0003

Palavras-chave:

Euterpe oleracea Mart., Manejo de substratos orgânicos, Qualidade de mudas

Resumo

A palmeira Euterpe oleracea Mart. é uma espécie nativa da Amazônia, conhecida popularmente por açaí touceira, a qual possui muitas aplicabilidades, sendo importante do ponto de vista econômico. Devido ao crescimento do mercado de açaízeiro, houve também o aumento no interesse na produção de mudas de qualidade para atender essa demanda. Desta forma, objetivou-se avaliar o uso de substratos alternativos no desenvolvimento de mudas de açaí touceira. O experimento foi desenvolvido no viveiro florestal no Instituto Federal de Rondônia, Campus Ji-Paraná com 50% de sombreamento, no período de maio a novembro de 2018, com o delineamento experimental inteiramente casualizado com 5 tratamentos e 13 repetições. Os substratos alternativos utilizados foram: T1 – substrato comercial; T2 – solo + areia (1:1); T3 – solo + areia + esterco de gado (1:1:1); T4 – solo + areia + esterco de carneiro (1:1:1); T5 – solo + areia + cama de galinha (1:1:0,5).  Os parâmetros biométricos avaliados foram: altura da planta, diâmetro do colo, comprimento das raízes, peso da massa seca e Índice de Qualidade de Dickson (IQD). Foi possível verificar que o substrato formulado com esterco de galinha, foi o substrato adequado para a produção de mudas de açaí.

Downloads

Não há dados estatísticos.

Biografia do Autor

Natiele de Lima Pereira, Instituto Federal de Rondônia

Acadêmica do curso de Engenharia Florestal no Instituto Federal de Rondônia. 

Wílliam Souza Neimog, Instituto Federal de Rondônia

Sou Instrutor do SENAR/RO, especialista em Gerenciamento de Projetos, Mestrando em Ciências Ambientais pela Universidade Federal de Rondônia - UNIR, campus Rolim de Moura. Possuo graduação em Engenharia Florestal (2022) e curso Técnico em Florestas (2017) pelo Instituto Federal de Rondônia - IFRO, campus - Ji-Paraná. Atualmente sou membro do Grupo de Pesquisa Manejo de sementes e produtos não madeireiros, atuando na área de Recursos Florestais e Engenharia Florestal, com ênfase em Silvicultura Tropical, principalmente nos seguintes temas: qualidade de mudas florestais, manejo de resíduos da agroindústria para formulação de substratos orgânicos e na cadeia produtiva da lavoura cacaueira. 

Geicieli Lopes Ramirez, Instituto Federal de Rondônia

Possui ensino-medio-segundo-graupela Escola Estadual de Ensino Fundamental e Médio Joaquim de Lima Avelino(2013). Tem experiência na área de Recursos Florestais e Engenharia Florestal.

Náthaly de Jesus Vieira da Vitória, Instituto Federal de Rondônia

Possui ensino-fundamental-primeiro-graupelo Aluizo Ferreira(2012) e ensino-medio-segundo-graupelo Instituto Federal de Rondônia - Campus Ji-Paraná(2016). 

Raimundo Cajueiro Leandro, Instituto Nacional de Pesquisas da Amazônia

Graduação em Geografia pela Universidade Federal de Rondônia (2003), mestrado em Agricultura no Trópico Úmido pelo Instituto Nacional de Pesquisas da Amazônia (2007) e doutorado em Ciências Biológicas (Botânica) pelo Instituto Nacional de Pesquisas da Amazônia (2012). No INPA desde 1979, possui experiência na área de ciências agrárias com ênfase no Desenvolvimento Regional Sustentável, atuando principalmente nos seguintes temas: Sistemas Agroflorestais, Agricultura Familiar, plantas oleaginosas, Biodiesel, Fitotecnia de espécies regionais e aproveitamento de resíduos orgânicos na agricultura. 

Guilherme Oliveira Santolin , Instituto Federal de Rondônia

Formado no curso técnico em florestas pelo Instituto Federal de Rondônia - Campus Ji-Paraná em 2020, atualmente cursando engenharia florestal pelo Instituto Federal de Rondônia - Campus Ji-Paraná. Possui atuação em pesquisas relacionadas a tecnologia de sementes e viveiros florestais e manejo de produtos florestais não madeireiros.

Andreza Pereira Mendonça, Instituto Federal de Rondônia

Possui graduação em Engenharia Florestal pelo Instituto de Tecnologia da Amazônia(2002), mestrado em Desenvolvimento Regional pela Universidade Federal do Amazonas(2004) e doutorado em Ciências de Florestas Tropicais pelo Instituto Nacional de Pesquisas da Amazônia(2015). Atualmente é Professora do Instituto Federal de Educação Ciência e Tecnologia de Rondônia e da Universidade Federal de Rondônia. Tem experiência na área de Recursos Florestais e Engenharia Florestal. Atuando principalmente nos seguintes temas:sementes oleaginosas, modelos matemáticos, qualidade do óleo vegetal, extração por prensa.

Downloads

Publicado

2023-01-08

Artigos mais lidos pelo mesmo(s) autor(es)