Uso de redes bayesianas na avaliação da qualidade da água em uma bacia hidrográfica amazônica
Palavras-chave:
Modelagem bayesiana, Monitoramento, Indicadores de qualidade, Poluição da águaResumo
Para monitorar a qualidade da água em grandes áreas da Amazônia a modelagem dos recursos hídricos é um importante instrumento na identificação dos fatores de mudança de qualidade na bacia hidrográfica. Neste trabalho, objetivou-se analisar as variações espaciais e sazonais de parâmetros químicos, físico-químicos e elementos-traço das águas superficiais da bacia do Rio Peixe-Boi, utilizando Redes Bayesianas. Foram selecionados vinte e oito pontos de coleta dos rios que compõem a bacia e vinte e nove parâmetros de qualidade da água incluindo os elementos químicos foram analisados pela técnica da espectrometria de emissão ótica com plasma indutivamente acoplado. Foram verificadas as relações de causa e efeito das variáveis selecionadas através das Redes Bayesianas. Os resultados mostraram que a metodologia utilizada para avaliação das águas superficiais da bacia do rio Peixe-Boi através das Redes Bayesianas foi eficiente e mostrou que somente cinco parâmetros, condutividade, manganês, salinidade, sólidos totais dissolvidos e vanádio exerceram maior influência na qualidade da água da bacia e foram usados na construção do modelo. O grafo produzido mostrou três variáveis consideradas como nós pais: sazonalidade, condutividade e manganês. Pode-se concluir que a sazonalidade não teve influência nos parâmetros de qualidade, mas exerceu influência na variação da concentração do vanádio, nas duas estações sazonais. O manganês foi o parâmetro de maior relevância e o escolhido para a avaliação do índice de qualidade da água do rio Peixe-Boi com avaliação considerada Excelente nos dois períodos sazonais.
Downloads
Downloads
Publicado
Edição
Seção
Licença
Copyright (c) 2023 Revista Ibero-Americana de Ciências Ambientais
Este trabalho está licenciado sob uma licença Creative Commons Attribution-NonCommercial-NoDerivatives 4.0 International License.
A CBPC - Companhia Brasileira de Produção Científica (CNPJ: 11.221.422/0001-03) deterá os direitos materiais dos trabalhos publicados. Os direitos referem-se à publicação do trabalho em qualquer parte do mundo, incluindo os direitos às renovações, expansões e disseminações da contribuição, bem como outros direitos subsidiários. Todos os trabalhos publicados eletronicamente poderão posteriormente ser publicados em coletâneas impressas sob coordenação desta empresa e/ou seus parceiros. Os (as) autores (as) preservam os direitos autorais, mas não têm permissão para a publicação da contribuição em outro meio, impresso ou digital, em português ou em tradução.