Impacto da urbanização nas águas superficiais de uma microbacia urbana no município de Capanema/PA, Brasil

Autores

DOI:

https://doi.org/10.6008/CBPC2179-6858.2021.002.0020

Palavras-chave:

Qualidade de Água, Urbanização, CONAMA, Capanema-PA

Resumo

Os usos múltiplos do solo têm efeitos diferentes sobre a qualidade da água, e a magnitude desses efeitos depende da área ocupada, sendo o processo desordenado de urbanização uma das causas mais comuns de impactos nos corpos hídricos nas cidades. Esta pesquisa objetivou realizar um estudo da influência da urbanização na qualidade da água da microbacia hidrografia do rio Ouricuri na cidade de Capanema – PA. Foram analisados quatro parâmetros: temperatura, oxigênio dissolvido, pH e sólidos totais dissolvidos. As amostras foram coletadas tomando três características: (1) amostras do rio Ouricuri, (2) de córregos urbanos e (3) de tributários. Os resultados foram avaliados com base na resolução do CONAMA nº 357 de 2005. Através dos resultados dos testes estatísticos ANOVA e Tukey, identificou-se que o rio Ouricuri e os córregos demonstram evidencias de ações impactantes nas características físico-químicas e a sazonalidade surgiu como fator preponderante de diferenciação em função do pH, assim como OD e STD em relação aos corpos hídricos analisados. O modelo de regressão gerado pelo método stepwise, evidenciou a interação entre OD e STD eficiente em predizer condições de hipóxia ou anoxia em corpos hídricos de áreas urbanas.

Downloads

Não há dados estatísticos.

Biografia do Autor

Antônio Reynaldo de Sousa Costa, Universidade Federal Rural da Amazônia

Possuo graduação em Educação Física pela Universidade Norte do Paraná (2017) e graduação em Licenciatura Plena em Biologia pela Universidade Federal Rural da Amazônia (2019). Tenho experiencia em: docência do ensino fundamental e médio; analises químicas de solo; qualidade da água superficial e subterrâneas de corpos hídricos; geoprocessamento e modelagem de dados em mapas. 

Rafael Magalhães de Aragão, Universidade Federal Rural da Amazônia

Possui graduação em Agronomia pela Universidade Federal do Ceará (2006), mestrado em Agronomia (Solos e Nutrição de Plantas) pela Universidade Federal do Ceará (2008) e doutorado na área de Bioquímica vegetal pela Universidade Federal do Ceará (2012). Tem conhecimento em ensino e pesquisa nas áreas de Agronomia e Ciências Biológicas, com ênfase em Ciência do Solo, Cultura de Tecidos Vegetais, Fisiologia Vegetal e Bioquímica Geral. Atualmente é professor adjunto C1 da Universidade Federal Rural da Amazônia -UFRA, Campus de Capanema-PA.

Pedro Moreira de Sousa Junior, Universidade Federal Rural da Amazônia

Possuo graduação em Química Bacharelado e Licenciatura pela Universidade Federal do Pará (2005). Tem experiência na área de Química, com ênfase em Análise de Traços e Química Ambiental. Também possuo Doutorado na área de química ambiental, com ênfase em Análise de Traços e Química Ambiental, modelagem de plumas de poluição em corpos hídricos. Atualmente com o vinculo de professor adjunto da Universidade Federal Rural da Amazônia - UFRA, atuando como coordenador do Projeto AnalitCh - Que Trata da Avaliação da Qualidade da água em Corpos Hidricos. Link: https://capanema.ufra.edu.br/analitch/

Mateus Higo Daves Alves, Universidade Federal Rural da Amazônia

Técnico em florestas (2014) pelo Instituição Federal de Educação e Tecnologia do Pará. Graduando em Agronomia pela Universidade Federal Rural da Amazônia - Campus Capanema. Atuou como monitor das disciplinas de Fisiologia Vegetal e Bioquímica para as turmas de ciências biológicas (Bacharelado/Licenciatura) e Bacharelado em Agronomia (08/2017 a 03/2019). Atuou como Bolsista de iniciação científica pela Fundação Amazônia Paraense de Amparo à Pesquisa - PIBIC/FAPESPA (08/2018 a 07/2019) realizando levantamento de teores de ferro de diferentes fontes hídricas e o impacto no sistema de irrigação por aspersão, bolsista do programa de iniciação científica (PIBIC) desenvolvendo um índice de qualidade de solo de área irrigada no nordeste paraense (08/2019 a 07/2020). Atualmente é bolsista de Iniciação em Desenvolvimento Tecnológico e Inovação (PROGRIDI) Participa do grupo de estudo de Agricultura Irrigada na Amazônia (GEAIA) e AnalitCH. 

Auriane Consolação da Silva Gonçalves, Embrapa Amazônia Oriental

Possui graduação em Tecnologia Agroindustrial pela Universidade do Estado do Pará (2007), Pós-graduação (Stricto sensu) em Ciências Ambientais pela Universidade do Estado do Pará (2017) e Curso-Técnico em Industrial Químico pelo Centro Federal de Educação Tecnológica do Pará (2004). Atualmente é Técnica Química do Laboratório de Análises de Solos e Plantas da Embrapa Amazônia Oriental. 

Orivan Maria Marques Teixeira, Embrapa Amazônia Oriental

Graduado em Química pela Universidade Federal do Pará (1997), Pós-graduado (Latu sensu-2010) em Ensino da Química, pela Universidade Gama Filho (UGF-2010), Pós-graduado (Stricto sensu - 2014) em Química Analítica pela Universidade Federal do Pará (UFPA), Doutorando em Biotecnologia pelo Programa de Pós-graduação da Rede de Biodiversidade e Biotecnologia da Amazônia Legal - Rede Bionorte. Atualmente é Coordenador do Laboratório de Solos e Plantas da Embrapa Amazônia Oriental (CPATU). Professor AD4 da Secretaria de Estado de Educação e Cultura do Pará (SEDUC). Tem experiência na área de Ensino e de Análises Químicas, com ênfase em instrumentação analítica, atuando principalmente nos seguintes temas: Fertilidade de solo, Nutrição mineral de plantas, Física de solo e Boas práticas de laboratório. 

Gabrielle Costa Monteiro, Universidade Federal Rural da Amazônia

Graduanda em Biologia Bacharelado pela Universidade Federal Rural da Amazônia- Campus Capanema.

Kelson do Carmo Freitas Faial, Instituto Evandro Chagas

Possui graduação em Licenciatura Plena em Química pela Universidade Federal do Pará (2006), Mestrado (2010) e Doutorado (2017) em Química Analítica pelo PPGQ - UFPA. Atualmente é pesquisador e Responsável pelo Setor de Espectrometria Analítica do Instituto Evandro Chagas (IEC) e Professor de Química no Estado do Pará. Tem experiência na área de Química Analítica, com ênfase em Análise de Traços e Química Ambiental. 

Downloads

Publicado

2021-02-18

Artigos mais lidos pelo mesmo(s) autor(es)