Proposição do índice de qualidade da água subterrânea Para irrigação em ambiente rural, amazônia oriental, Brasil

Proposição do índice de qualidade da água subterrânea Para irrigação em ambiente rural, amazônia oriental, Brasil

Autores

DOI:

https://doi.org/10.6008/CBPC2179-6858.2022.007.0013

Palavras-chave:

Agricultura, metais pesados, qualidade da água, salinidade

Resumo

A pesquisa propõe à implementação do Índice de Qualidade da Água para Irrigação a partir de uma fonte subterrânea, a fim de avaliar a qualidade da microbacia do Rio Apéu em área rural. Coletou-se 88 amostras de água de Set/2018 a Agost/2019 em área rural do município de Castanhal-PA. Para avaliar a qualidade da água utilizou-se a RAS e a CE com valor de referência correspondente a 0,7 dS m-1. As variáveis físico-químicas analisadas foram: pH, OD, STD, CE, SAL, e metais Al, Fe, Ba, K, Ca, Mg, Na, Zn. No mais, determinou-se o IQA para irrigação por meio de uma equação que relaciona o valor padronizado da variável analisada com o número de características avaliadas, onde o método proposto de IQAI permitiu classificar satisfatoriamente a qualidade da água para irrigação. Apesar de terem sido observadas águas de diferentes qualidades, a predominância foi de excelente qualidade.

Downloads

Não há dados estatísticos.

Biografia do Autor

Suziane Magalhães Nascimento, Universidade Federal Rural da Amazônia

Possui Graduação em Engenharia Ambiental (2004) pela Universidade do Estado do Pará - UEPA, Especialização em Gestão da Produção em Empreendimentos Agroindustriais pela UEPA (2006), Mestrado em Ciências na área de Geoquímica pelo Curso de Pós Graduação em Geologia e Geoquímica (2007), da Universidade Federal do Pará - UFPA e Doutorado pelo Programa de Pós Graduação em Agronomia da Universidade Federal Rural da Amazônia - UFRA (2021). Possui experiência na área de Legislação, Licenciamento, Consultoria Ambiental; Gestão de Resíduos Sólidos; Gestão Ambiental; Monitoramento e Controle da Qualidade da Água; Recuperação de Área Degradada e Geoquímica Ambiental. Fui Diretora de Controle e Fiscalização Ambiental no Município de Santa Izabel do Pará (2006-2009), Professora do curso de Engenharia Ambiental na UEPA (2009-2014) e atualmente sou professora Assistente na UFRA.

Joaquim Alves Lima Júnior, Universidade Federal Rural da Amazônia

Possui graduação em Engenharia Agronômica pela Universidade Federal Rural da Amazônia (2006), mestrado em Engenharia Agrícola pela Universidade Federal de Lavras (2008), Curso Técnico em Engenharia de Agrimensura pelo Instituto Federal de Educação Tecnológica-IFPA (2006), Especialização em Solos e Meio Ambiente (2010) e Doutorado em Engenharia Agrícola pela Universidade Federal de Lavras (2011). Atualmente é coordenador do Programa de Pós-graduação em nível de Especialização em Irrigação e Gestão de Recursos Hídricos da UFRA - Campus Capanema, Lider do grupo de pesquisa Sistema Integrado de Produção Agrícola da Amazônia e Coordena o Núcleo de Pesquisa Básica e Aplicada na Agricultura Irrigada-UFRA com mais de 25 alunos incluido Doutorandos, mestrandos, Iniciação Ciêntifica e treinamentos. Professor Adjunto IV do quadro permanente da UFRA e Docente-orientador do Programa de Pós-graduação em Agronomia da UFRA. Atua na area de Engenharia de Água e Solo, com enfase em Irrigação e Drenagem, Hidráulica Aplicada, Agro-climatologia, Fertirrigação, Culturas sob Regime de Irrigação, Fertilidade do Solo e Mecanização Agrícola

Pedro Moreira Sousa Júnior, Universidade Federal Rural da Amazônia

Possuo graduação em Química Bacharelado e Licenciatura pela Universidade Federal do Pará (2005). Tem experiência na área de Química, com ênfase em Análise de Traços e Química Ambiental. Também possuo Doutorado na área de química ambiental, com ênfase em Análise de Traços e Química Ambiental, modelagem de plumas de poluição em corpos hídricos. Atualmente com o vinculo de professor adjunto da Universidade Federal Rural da Amazônia - UFRA, atuando como coordenador do Projeto AnalitCh - Que Trata da Avaliação da Qualidade da água em Corpos Hidricos. Link: https://capanema.ufra.edu.br/analitch/ Atualmente coordenador do Grupo de Pesquisa " AnalitCH - Análise de Corpos Hídricos e Estudos Ambientais" Link: dgp.cnpq.br/dgp/espelhogrupo/4524523222579176

Kelson do Carmo Freitas Faial, Instituto Evandro Chagas

Possui graduação em Licenciatura Plena em Química pela Universidade Federal do Pará (2007), Mestrado (2009) e Doutorado (2017) em Química Analítica pelo PPGQ - UFPA. Atualmente é pesquisador e Responsável pelo Laboratório de Geoquímica e Saúde do Instituto Evandro Chagas (IEC), Diretor Pedagógico do Curso de Análises Clínicas do Ins. Evandro Chagas (CTLAB/IEC) e Professor de Química no Estado do Pará. Tem experiência na área de Química Analítica, com ênfase em Análise de Traços e Química Ambiental.

Neuton Trindade Vasconcelos Júnior, Instituto Evandro Chagas

Mestre em Recursos Hídricos pela Universidade Federal do Pará (UFPA), graduado em Química (Licenciatura) pela Universidade Federal do Pará. Tem experiência na área de Química, com ênfase em Química Ambiental e Vigilância em Saúde Pública. Atualmente é Pesquisador Colaborador do Instituto Evandro Chagas, desenvolvendo estudos na área ambiental voltados para análise de elementos traços em água superficial, água subterrânea, água de consumo e água residuária, bem como em sedimento de fundo e solo, por meio da técnica de Espectrometria de Emissão Ótica com Plasma Indutivamente Acoplado (ICP OES).

Publicado

2023-01-08

Artigos mais lidos pelo mesmo(s) autor(es)