Diagnóstico de áreas agrícolas sob diferentes usos e manejos com o auxílio de ferramentas multivariadas

Autores

DOI:

https://doi.org/10.6008/CBPC2179-6858.2020.006.0002

Palavras-chave:

Análise de componentes principais,, Agrupamento Hierárquico, Pimenta do reino, Açaí, Teste F

Resumo

O presente estudo propõe a utilização de métodos quimiométricos como instrumento de determinação dos parâmetros de fertilidade, nutrição, micronutrientes e física do solo mais relevantes em áreas agrícolas. A área de estudo está localizada no nordeste do estado do Pará, Brasil, são avaliadas tuas áreas, a primeira com Pimenta-do-Reino (Piper nigrum L.) e Açaí (Euterpe oleoracea), foram selecionadas uma gleba homogênea para realizar a coleta do solo, amostras deformadas e indeformadas, avaliando propriedades químicas, físicas e hídricas de ambos os solos. Os resultados foram submetidos a análise descritiva, teste F nos dados e posteriormente a Análise de Componentes Principais (ACP) e a Análise de Agrupamento Hierárquico (AAH), onde foi possível detectar parâmetros característicos para área e com isso auxiliar na tomada de decisão do manejo.

Downloads

Não há dados estatísticos.

Biografia do Autor

Mateus Higo Daves Alves, Universidade Federal Rural da Amazônia

Técnico em florestas (2014) pelo Instituição Federal de Educação e Tecnologia do Pará. Graduando em Agronomia pela Universidade Federal Rural da Amazônia - Campus Capanema. Atuou como monitor das disciplinas de Fisiologia Vegetal e Bioquímica para as turmas de ciências biológicas (Bacharelado/Licenciatura) e Bacharelado em Agronomia (08/2017 a 03/2019). Atuou como Bolsista de iniciação científica pela Fundação Amazônia Paraense de Amparo à Pesquisa - PIBIC/FAPESPA (08/2018 a 07/2019) realizando levantamento de teores de ferro de diferentes fontes hídricas e o impacto no sistema de irrigação por aspersão, bolsista do programa de iniciação científica (PIBIC) desenvolvendo um índice de qualidade de solo de área irrigada no nordeste paraense (08/2019 a 07/2020). Atualmente é bolsista de Iniciação em Desenvolvimento Tecnológico e Inovação (PROGRIDI) Participa do grupo de estudo de Agricultura Irrigada na Amazônia (GEAIA) e AnalitCH. 

Pedro Moreira de Sousa Junior, Universidade Federal Rural da Amazônia

Possuo graduação em Química Bacharelado e Licenciatura pela Universidade Federal do Pará (2005). Tem experiência na área de Química, com ênfase em Análise de Traços e Química Ambiental. Também possuo Doutorado na área de química ambiental, com ênfase em Análise de Traços e Química Ambiental, modelagem de plumas de poluição em corpos hídricos. Atualmente com o vinculo de professor adjunto da Universidade Federal Rural da Amazônia - UFRA, atuando como coordenador do Projeto AnalitCh - Que Trata da Avaliação da Qualidade da água em Corpos Hidricos. Link: https://capanema.ufra.edu.br/analitch/

Joaquim Alves de Lima Junior, Universidade Federal Rural da Amazônia

Possui graduação em Engenharia Agronômica pela Universidade Federal Rural da Amazônia (2006), mestrado em Engenharia Agrícola pela Universidade Federal de Lavras (2008), Curso Técnico em Engenharia de Agrimensura pelo Instituto Federal de Educação Tecnológica-IFPA (2006), Especialização em Solos e Meio Ambiente (2010) e Doutorado em Engenharia Agrícola pela Universidade Federal de Lavras (2011). Atualmente é coordenador do Programa de Pós-graduação em nível de Especialização em Irrigação e Gestão de Recursos Hídricos da UFRA - Campus Capanema, Lider do grupo de pesquisa Sistema Integrado de Produção Agrícola da Amazônia e Coordena o Núcleo de Pesquisa Básica e Aplicada na Agricultura Irrigada-UFRA com mais de 25 alunos incluido Doutorandos, mestrandos, Iniciação Ciêntifica e treinamentos. Professor Adjunto IV do quadro permanente da UFRA e Docente-orientador do Programa de Pós-graduação em Agronomia da UFRA. Atua na area de Engenharia de Água e Solo, com enfase em Irrigação e Drenagem, Hidráulica Aplicada, Agro-climatologia, Fertirrigação, Culturas sob Regime de Irrigação, Fertilidade do Solo e Mecanização Agrícola.

Janile dos Nascimento Costa, Universidade Federal Rural da Amazônia

Técnica em meio ambiente (2012) pela Escola Estadual Técnica do Estado do Pará- EETEPA - Campus Paragominas- PA. Participou da capacitação metodológica do SENAR para instrutores de FPR e PS - Instrutora do SENAR- Serviço Nacional de Aprendizagem Rural. Graduando em Biologia licenciatura pela Universidade Federal Rural da Amazônia - Campus Capanema. Atualmente é voluntária do programa de iniciação científica (PIVIC-UFRA) desenvolvendo um estudo da qualidade da água destinada a irrigação em termos de salinidade e sodicidade em cultivos hortifrúti.

Suziane Magalhães do Nascimento, Universidade Federal Rural da Amazônia

Possui Graduação em Engenharia Ambiental (2004) pela Universidade do Estado do Pará - UEPA, Especialização em Gestão da Produção em Empreendimentos Agroindustriais pela UEPA (2006), Mestrado em Ciências na área de Geoquímica pelo Curso de Pós Graduação em Geologia e Geoquímica (2007), da Universidade Federal do Pará - UFPA e atualmente Doutoranda no Programa de Pós Graduação em Agronomia da Universidade Federal Rural da Amazônia - UFRA. Possui experiência na área de Legislação, Licenciamento, Consultoria Ambiental; Gestão de Resíduos Sólidos; Gestão Ambiental; Monitoramento e Controle da Qualidade da Água; Recuperação de Área Degradada e Geoquímica Ambiental. Fui Diretora de Controle e Fiscalização Ambiental no Município de Santa Izabel do Pará (2006-2009), Professora na UEPA (2009-2014) e atualmente sou professora Assistente na UFRA.

Orivan Maria Marques Teixeira, Embrapa Amazônia Oriental

Graduado em Química pela Universidade Federal do Pará (1997), Pós-graduado (Latu sensu-2010) em Ensino da Química, pela Universidade Gama Filho (UGF-2010), Pós-graduado (Stricto sensu - 2014) em Química Analítica pela Universidade Federal do Pará (UFPA), Doutorando em Biotecnologia pelo Programa de Pós-graduação da Rede de Biodiversidade e Biotecnologia da Amazônia Legal - Rede Bionorte. Atualmente é Coordenador do Laboratório de Solos e Plantas da Embrapa Amazônia Oriental (CPATU). Professor AD4 da Secretaria de Estado de Educação e Cultura do Pará (SEDUC). Tem experiência na área de Ensino e de Análises Químicas, com ênfase em instrumentação analítica, atuando principalmente nos seguintes temas: Fertilidade de solo, Nutrição mineral de plantas, Física de solo e Boas práticas de laboratório.

Auriane Consolação da Silva Gonçalves, Embrapa Amazônia Oriental

Possui graduação em Tecnologia Agroindustrial pela Universidade do Estado do Pará (2007), Pós-graduação (Stricto sensu) em Ciências Ambientais pela Universidade do Estado do Pará (2017) e Curso-Técnico em Industrial Químico pelo Centro Federal de Educação Tecnológica do Pará (2004). Atualmente é Técnica Química do Laboratório de Análises de Solos e Plantas da Embrapa Amazônia Oriental.

Downloads

Publicado

2020-07-06

Artigos mais lidos pelo mesmo(s) autor(es)