Análise morfométrica da Bacia do Alto-Médio Rios Mogi Guaçu e Pardo, Sul de Minas Gerais
DOI:
https://doi.org/10.6008/CBPC2179-6858.2022.005.0025Palavras-chave:
Geomorfologia Fluvial, Geoprocessamento, Gestão de Bacias, Morfodinâmica, Planejamento AmbientalResumo
O objetivo do artigo consistiu em analisar os índices e parâmetros morfométricos como subsídios para a caracterização morfodinâmica e como instrumentos de planejamento e gestão ambiental da Sub-bacia do Alto-Médio Rios Mogi Guaçu e Pardo - MG. Os parâmetros analisados foram a ordem hierárquica do canal (U), número de canais (Nu), comprimento dos canais (Lu), comprimento da bacia (Lb), razão de bifurcação (Rb), área (A), perímetro (P), densidade de drenagem (Dd), densidade de rios (Dr), textura da drenagem (T), relação de alongamento (Re), índice de circularidade (Ic), fator de forma (Ff), altitude máxima (Hmax), altitude mínima (Hmin), amplitude da bacia (Bh), índice de rugosidade (Ir) e tempo de concentração (Tc). A sub-bacia, com área de 5.169,26 km2 e predomínio do formato alongado, possui densidade de drenagem e de rios muito altas, com padrão dendrítico de drenagem, morfologia fluvial meandrante a retilínea. A sub-bacia, de 8ª ordem hierárquica, possui amplitude de 1.135 metros, com predominância de médias altitudes e relação de relevo de 9,24 m/km, indicativo de um escoamento lento. Os parâmetros avaliados são de fundamental importância para o entendimento da morfodinâmica da bacia e constituem importantes instrumentos para o processo de planejamento e gestão ambiental.
Downloads
Downloads
Publicado
Edição
Seção
Licença
Copyright (c) 2022 Revista Ibero-Americana de Ciências Ambientais
Este trabalho está licenciado sob uma licença Creative Commons Attribution-NonCommercial-NoDerivatives 4.0 International License.
A CBPC - Companhia Brasileira de Produção Científica (CNPJ: 11.221.422/0001-03) deterá os direitos materiais dos trabalhos publicados. Os direitos referem-se à publicação do trabalho em qualquer parte do mundo, incluindo os direitos às renovações, expansões e disseminações da contribuição, bem como outros direitos subsidiários. Todos os trabalhos publicados eletronicamente poderão posteriormente ser publicados em coletâneas impressas sob coordenação desta empresa e/ou seus parceiros. Os (as) autores (as) preservam os direitos autorais, mas não têm permissão para a publicação da contribuição em outro meio, impresso ou digital, em português ou em tradução.