Análise morfométrica da Bacia do Alto-Médio Rios Mogi Guaçu e Pardo, Sul de Minas Gerais

Autores/as

DOI:

https://doi.org/10.6008/CBPC2179-6858.2022.005.0025

Palabras clave:

Geomorfologia Fluvial, Geoprocessamento, Gestão de Bacias, Morfodinâmica, Planejamento Ambiental

Resumen

O objetivo do artigo consistiu em analisar os índices e parâmetros morfométricos como subsídios para a caracterização morfodinâmica e como instrumentos de planejamento e gestão ambiental da Sub-bacia do Alto-Médio Rios Mogi Guaçu e Pardo - MG. Os parâmetros analisados foram a ordem hierárquica do canal (U), número de canais (Nu), comprimento dos canais (Lu), comprimento da bacia (Lb), razão de bifurcação (Rb), área (A), perímetro (P), densidade de drenagem (Dd), densidade de rios (Dr), textura da drenagem (T), relação de alongamento (Re), índice de circularidade (Ic), fator de forma (Ff), altitude máxima (Hmax), altitude mínima (Hmin), amplitude da bacia (Bh), índice de rugosidade (Ir) e tempo de concentração (Tc). A sub-bacia, com área de 5.169,26 km2 e predomínio do formato alongado, possui densidade de drenagem e de rios muito altas, com padrão dendrítico de drenagem, morfologia fluvial meandrante a retilínea. A sub-bacia, de 8ª ordem hierárquica, possui amplitude de 1.135 metros, com predominância de médias altitudes e relação de relevo de 9,24 m/km, indicativo de um escoamento lento. Os parâmetros avaliados são de fundamental importância para o entendimento da morfodinâmica da bacia e constituem importantes instrumentos para o processo de planejamento e gestão ambiental.

Descargas

Los datos de descargas todavía no están disponibles.

Biografía del autor/a

Débora Silva Carvalho, Instituto Federal do Sul de Minas

Possuo Ensino Médio Completo pela escola Impacto Centro de Ensino situada em Lavras- MG. Atualmente sou graduanda em Engenharia Ambiental pelo Instituto Federal de Educação, Ciência e Tecnologia do Sul de Minas Gerais - Campus Inconfidentes. Membro nos grupos de estudos como: Grupo de Estudos em Geoprocessamento, Meio Ambiente e Planejamento Urbano, Grupo de Estudos em Solos, Paleossolos, Depósitos e Evolução de Paisagens e Grupo de Estudos em Agroecologia e Entomologia Raiz do Campo.

Denise Silva Leão Souza, Instituto Federal do Sul de Minas

Mestranda em Geociências no Instituto de Geociências IG - UNICAMP, com bolsa CNPq. Bolsista do Programa de Estágio Docente (PED) da Unicamp na disciplina de Mecânica de Solos e Rochas (Geologia), atuando como monitora na disciplina da graduação do IG - UNICAMP. Graduada em Tecnologia em Gestão Ambiental no Instituto Federal de Educação, Ciência e Tecnologia do Sul de Minas Gerais (IFSULDEMINAS) - Campus Inconfidentes, com período sanduíche no curso de Agronomia pela Universidad Nacional de Piura (UNP) no Peru, atuando principalmente nos seguintes temas: Planejamento Ambiental, Geomorfologia Ambiental, Geologia Sedimentar, Pedologia e Geoprocessamento. Atualmente desenvolve pesquisas abordando a gênese e evolução nas paisagens quaternárias da Bacia do Alto-Médio Rio Mogi Guaçu, através de características sedimentares e pedológicas a fim de elaborar medidas de planejamento e gestão ambiental. Membro nos grupos de estudos como: Grupo de Estudo em Geoprocessamento, Meio Ambiente e Planejamento Urbano e Grupo de Estudo em Solos, Paleossolos, Depósitos e Evolução de Paisagens.

Ítalo Rafael Costa Mira, Instituto Federal do Sul de Minas

Técnico em Agrimensura pelo Instituto Federal de Educação Ciência e Tecnologia do Sul de Minas Gerais (IFSULDEMINAS) - Campus Inconfidentes, Graduando em Engenharia Ambiental pelo Instituto Federal de Educação Ciência e Tecnologia do Sul de Minas Gerais (IFSULDEMINAS) - Campus Inconfidentes. Diretor Técnico de Meio Ambiente da Empresa Junior IFEAC Agrimensura e Cartografia. Membro Titular do Conselho Municipal de Defesa e Conservação do Meio Ambiente do Município de Inconfidentes - CODEMA. Membro nos grupos de estudos como: Grupo de Estudos em Geoprocessamento, Meio Ambiente e Planejamento Urbano e Grupo de Estudos em Solos, Paleossolos, Depósitos e Evolução de Paisagens.

Márcio Luiz Silva, Universidade Estadual de Campinas

Licenciado em Geografia (UNIMONTES), Especialista em Solos e Meio Ambiente (UFLA), Bacharelado em Geografia (UFMG), Bacharelado em Filosofia (UNISUL), Mestre em Ciência Florestal com área de concentração em Pedologia (UFVJM) e Doutor em Geociências (UNICAMP).

Atualmente é professor no IFSULDEMINAS, onde ministra as disciplinas de Geologia, Gênese e Morfologia do Solo, Geoprocessamento, Planejamento Urbano e Ciência do Ambiente nos Cursos de Gestão Ambiental, Ciências Biológicas, Engenharia Ambiental e Engenharia de Agrimensura e Cartográfica.

Desde 2018 atua como coordenador do Curso de Gestão Ambiental e do Laboratório de Geologia e Pedologia (GEPE) no IFSULDEMINAS, Campus Inconfidentes.

Publicado

2022-07-02