Elaboração de plano de recuperação de área degradada (PRAD) para a área de depósito de resíduos sólidos urbanos

Autores

DOI:

https://doi.org/10.6008/CBPC2179-6858.2022.005.0014

Palavras-chave:

Recuperação de ecossistemas degradados, Amazônia, Lixão a céu aberto, Serviços ecossistêmicos da floresta

Resumo

Problemas envolvendo depósitos de resíduos sólidos urbanos (RSU) a céu aberto sempre estiveram presentes em nosso país. Em Rolim de Moura, o depósito de RSU encontra-se com suas atividades encerradas desde o ano de 2015, sendo necessárias algumas etapas para elaboração de uma metodologia de reabilitação ambiental eficiente. Assim, os objetivos deste estudo foram elaborar as principais etapas de um Projeto de Recuperação de Áreas Degradadas (PRAD); avaliar as características físico-químicas da água e química do solo do local; levantar o histórico da utilização da área e propor medidas de mitigação do passivo em questão. A metodologia constituiu-se de normativas, trabalhos já desenvolvidos em relação a essa temática, revisões bibliográficas, entrevistas e coleta e análise de atributos físico-químicos da água e parâmetros químicos do solo. Foi realizada a caracterização regional e local quanto ao clima, geologia, hidrologia e vegetação. Todos os parâmetros avaliados na caracterização físico-química da água estavam dentro dos intervalos estabelecidos pela resolução CONAMA 357/2005 para água de reuso. Quanto às características químicas do solo constatou-se bons atributos de fertilidade, estando o local apto a revegetação. Para a proposta de adequação ambiental e recuperação com espécies florestais, a área foi dividida em três setores, de acordo com gradiente de resiliência e proximidade a fragmentos florestais adjacentes, propondo em cada área metodologias diferentes de recuperação. Como resultado da pesquisa, obteve-se um documento que apresenta as principais atividades a serem desenvolvidas na área do antigo depósito de RSU, para que problemas advindos da deposição de resíduos sejam corrigidos, com intuito de cessar o dano ambiental.

Downloads

Não há dados estatísticos.

Biografia do Autor

Aline da Silva Siqueira , Universidade Federal de Rondônia

Tem experiência na área de Recursos Florestais e Engenharia Florestal, com ênfase em Recursos Florestais e Engenharia Florestal.

Ketlen Faião Alves Maltezo, Universidade Federal de Rondônia

Graduada em Engenharia Ambiental pela Universidade Federal de Rondônia-UNIR, campus de Ji-Paraná. Pós-graduada em Engenharia de Saúde e Segurança do Trabalho pela Faculdade Santo André - FASA. 

Lilian Vanessa Silveira Oliveira, Universidade Federal de Rondônia

Atualmente faz parte da equipe do REProFlor - Laboratório de Recuperação de Ecossistemas Produção e Florestal, UNIR Campus Rolim de Moura. Atuou como voluntária em 2 ciclo de PIBIC, 2019-2020, 2020-2021 com menção honrosa. Integrante do ciclo 2021/2022 PIBIC CNPQ. Tem experiência em recuperação de áreas degradadas, sementes e viveiros florestais e produção mudas. 

David Braga de Castro, Universidade Federal de Rondônia

Cursando Pós-graduação- Especialização em Agronegócio, Gestão empresarial e Inteligência competitiva. Fiscal de Controle de Qualidade pelo Laticínios Toya atuando na região da Zona da Mata e Vale do Café em Rondônia com fornecedores de leite do laticínio. Atuando em Assessorias e consultorias em Bovinocultura de Leite. Engenheiro agrônomo formado pela Universidade Federal de Rondônia, Campus Rolim de Moura. Participou de 2019 á 2021 do Grupo de Estudo em Ecofisiologia e Irrigação coordenado pelo Drº. Idelfonso Leandro Bezerra na Universidade Federal de Rondônia. Participou de 2017 á 2019, como bolsista do Laboratório de Análise de Águas, onde desenvolveu um projeto de pesquisa sobre Análise dos aspectos químicos, físico- químicos e microbiológicos da água do Igarapé D' Alincourt, bacia do Rio Machado, coordenado pelo Drº. Rosalvo Stachiw, na Universidade Federal de Rondônia, Campus Rolim de Moura. Formado em Técnico em Agropecuária pelo Instituto Federal de Rondônia, Campus Ariquemes, atuou de 2013 á 2015, como bolsista no setor de Produção Vegetal, em trabalhos com grandes culturas (soja, milho, feijão e girassol) e espécies frutíferas, onde desenvolveu um projeto de pesquisa sobre "Inoculação de Azosperillum brasilense e adubação nitrogenada em cultivares de milho na safrinha", participando também do projeto de pesquisa sobre "Viabilidade do uso de práticas culturais na recuperação de frutíferas em Ariquemes-RO", orientado por Drº. Luciano dos Reis Ventoroso e Drº. Lenita Aparecida Conus Venturoso. 

Geremias Dourado da Cunha, Universidade Federal de Rondônia

Graduado em Ciências Biológicas pelo Centro Universitário Luterano de Ji-Paraná (CEULJI/ULBRA) e em Química pelo Instituto Federal de Educação Ciências e Tecnologias campus Ji-Paraná. Pós graduado latu sensu em Gestão e Educação Ambiental pela Faculdade São Paulo (MULTIRON), Mestre em Ciências Ambientais (PGCA) pela Universidade Federal de Rondônia, campus Rolim de Moura/RO. Professor efetivo da rede pública de Ensino, ministrante de aulas nas disciplinas de Ciências, Química, Física e Biologia na E.E.E.F.M. Cel Jorge Teixeira de Oliveira, distrito de Nova Londrina e do Colegio Tiradentes da Polícia Militar - CTPM VI, município de Ji-Paraná/RO., ministrou aulas como estagiário na disciplina de Química Geral e Analítica, Quimica Orgânica e Fisico-química nas turmas de Engenharia Florestal e Engenharia Agronômica na UNIR, sob supervisão do Doutor Rosalvo Stachiw e atualmente participa das atividades do Laboratório de Águas na referida instituição, como parte das atividades do curso de Mestrado. Revisor da Revista Brasileira de Ciências da Amazônia. Doutorando em Educação pelo Programa de Doutorado Interinstitucional (Dinter) em parceria com a Secretaria de Estado da Educação. 

Karen Janones da Rocha, Universidade Federal de Rondônia

Possui graduação em Engenharia Florestal pela Universidade Federal de Mato Grosso (2013), especialista em Georreferenciamento e Geoprocessamento de Imóveis Rurais e Urbanos pelo Instituto de Pós-Graduação e Assessoria em Educação Superior de Mato Grosso (2014) e especialista em Gestão Ambiental pela Universidade Federal do Paraná (2018), mestre em Ciências Florestais e Ambientais pelo PPG-CFA/UFMT (2015) e doutora em Engenharia Florestal pelo PPG-EF/UFSM (2018). Atualmente é professora do magistério superior da Universidade Federal de Rondônia nas áreas de Manejo Florestal, Conservação de Ecossistemas Florestais e Silvicultura Preventiva.

Kenia Michele de Quadros Tronco, Universidade Federal de Rondônia

É Engenheira Florestal, Doutora em Engenharia Florestal pela Universidade Federal de Santa Maria - UFSM. É professora Adjunta na Fundação Universidade Federal de Rondônia - UNIR no curso de Engenharia Florestal e Agronomia e professora titular do Programa de Pós-Graduação em Agroecossistemas Amazônicos - PPGAA. Tem experiência em Ciências Florestais, atuando nas áreas de Silvicultura Tropical, Recuperação de Áreas Degradadas e Produção de mudas florestais. É Vice-Chefe do Departamento de Engenharia Florestal. Coordenadora do Laboratório de Recuperação de Ecossistemas Produção e Florestal ? REProFlor da Unir Campus Rolim de Moura e Editora Chefe da Revista Brasileira de Ciências da Amazônia- RBCA.

Scheila Cristina Biazatti, Universidade Federal de Rondônia

Possui graduação em Engenharia Florestal pela Universidade Federal de Rondônia (2016) e mestrado em Ciências Florestais e Ambientais pela Universidade Federal de Mato Grosso (2019).

Gustavo Neco da Silva , Universidade Federal de Rondônia

Professor substituto da Universidade Federal de Rondônia - Departamento de Engenharia Florestal - Compus Rolim de Moura; Graduação em Engenharia Florestal pela Fundação Universidade Federal de Rondônia - UNIR; Técnico em Informatica pelo Instituto Federal de Educação, Ciências e Tecnologia de Rondônia - IFRO;

Publicado

2022-07-02

Edição

Seção

Desenvolvimento, Sustentabilidade e Meio Ambiente

Artigos mais lidos pelo mesmo(s) autor(es)