Elaboração de plano de recuperação de área degradada (PRAD) para a área de depósito de resíduos sólidos urbanos
DOI:
https://doi.org/10.6008/CBPC2179-6858.2022.005.0014Palavras-chave:
Recuperação de ecossistemas degradados, Amazônia, Lixão a céu aberto, Serviços ecossistêmicos da florestaResumo
Problemas envolvendo depósitos de resíduos sólidos urbanos (RSU) a céu aberto sempre estiveram presentes em nosso país. Em Rolim de Moura, o depósito de RSU encontra-se com suas atividades encerradas desde o ano de 2015, sendo necessárias algumas etapas para elaboração de uma metodologia de reabilitação ambiental eficiente. Assim, os objetivos deste estudo foram elaborar as principais etapas de um Projeto de Recuperação de Áreas Degradadas (PRAD); avaliar as características físico-químicas da água e química do solo do local; levantar o histórico da utilização da área e propor medidas de mitigação do passivo em questão. A metodologia constituiu-se de normativas, trabalhos já desenvolvidos em relação a essa temática, revisões bibliográficas, entrevistas e coleta e análise de atributos físico-químicos da água e parâmetros químicos do solo. Foi realizada a caracterização regional e local quanto ao clima, geologia, hidrologia e vegetação. Todos os parâmetros avaliados na caracterização físico-química da água estavam dentro dos intervalos estabelecidos pela resolução CONAMA 357/2005 para água de reuso. Quanto às características químicas do solo constatou-se bons atributos de fertilidade, estando o local apto a revegetação. Para a proposta de adequação ambiental e recuperação com espécies florestais, a área foi dividida em três setores, de acordo com gradiente de resiliência e proximidade a fragmentos florestais adjacentes, propondo em cada área metodologias diferentes de recuperação. Como resultado da pesquisa, obteve-se um documento que apresenta as principais atividades a serem desenvolvidas na área do antigo depósito de RSU, para que problemas advindos da deposição de resíduos sejam corrigidos, com intuito de cessar o dano ambiental.
Downloads
Downloads
Publicado
Edição
Seção
Licença
Copyright (c) 2022 Revista Ibero-Americana de Ciências Ambientais
Este trabalho está licenciado sob uma licença Creative Commons Attribution-NonCommercial-NoDerivatives 4.0 International License.
A CBPC - Companhia Brasileira de Produção Científica (CNPJ: 11.221.422/0001-03) deterá os direitos materiais dos trabalhos publicados. Os direitos referem-se à publicação do trabalho em qualquer parte do mundo, incluindo os direitos às renovações, expansões e disseminações da contribuição, bem como outros direitos subsidiários. Todos os trabalhos publicados eletronicamente poderão posteriormente ser publicados em coletâneas impressas sob coordenação desta empresa e/ou seus parceiros. Os (as) autores (as) preservam os direitos autorais, mas não têm permissão para a publicação da contribuição em outro meio, impresso ou digital, em português ou em tradução.