Ecologia populacional de ameivula ocellifera (Spix, 1825) (Reptilia, Squamata), em uma área de caatinga em Pernambuco, Brasil
DOI:
https://doi.org/10.6008/CBPC2179-6858.2022.003.0004Palavras-chave:
Impacto antrópico, ISSR, LagartoResumo
A Caatinga é um bioma exclusivo do Brasil, onde pode-se identificar formas de vida endêmicas ou adaptadas a região. A espécie de lagarto Ameivula ocellifera é amplamente distribuída na américa e bastante associado a ambientes antrópicos. Este trabalho teve como objetivo investigar a ecologia e variabilidade genética de A. ocellifera em uma área de Caatiga no estado de Pernambuco. Foram realizadas 12 saídas a campo durante o período de novembro de 2015 até outubro de 2016, abrangendo três pontos de coleta: pastagem, plantação de palma-forrageira e vegetação secundária de Caatinga. Todos os espécimes coletados foram medidos e amostras foram obtidas para análise do marcador molecular ISSR. Foram coletados 32 exemplares de A. ocellifera, que apresentaram razão sexual típica da espécie, com período reprodutivo contínuo, o que reflete o sucesso adaptativo desta espécie ao ambiente da Caatinga. Com base nos índices de similaridade, foi possível confirmar que todos os espécimes coletados estavam intimamente relacionados. Entretanto, o maior número de indivíduos e maior variabilidade genética detectados na área de cultivo indicam que este ambiente funcione como um refúgio para os lagartos, uma vez que oferece abrigo, alimento e proteção. Contudo, esse microambiente antropizado, representa um risco à espécie em virtude do aumento na competição intra/interespecífica e redução da variabilidade genética por endogamia.
Downloads
Downloads
Publicado
Edição
Seção
Licença
Copyright (c) 2022 Revista Ibero-Americana de Ciências Ambientais
Este trabalho está licenciado sob uma licença Creative Commons Attribution-NonCommercial-NoDerivatives 4.0 International License.
A CBPC - Companhia Brasileira de Produção Científica (CNPJ: 11.221.422/0001-03) deterá os direitos materiais dos trabalhos publicados. Os direitos referem-se à publicação do trabalho em qualquer parte do mundo, incluindo os direitos às renovações, expansões e disseminações da contribuição, bem como outros direitos subsidiários. Todos os trabalhos publicados eletronicamente poderão posteriormente ser publicados em coletâneas impressas sob coordenação desta empresa e/ou seus parceiros. Os (as) autores (as) preservam os direitos autorais, mas não têm permissão para a publicação da contribuição em outro meio, impresso ou digital, em português ou em tradução.