Morcegos do Tocantins: lista de verificação de espécies
DOI:
https://doi.org/10.6008/CBPC2179-6858.2021.011.0006Palavras-chave:
Cerrado, Estado do Tocantins, Mastofauna, QuirópterosResumo
A composição de morcegos nos estados brasileiros vem sendo reportada. Porém, muitas regiões ainda permanecem desconhecidas e, nesse sentido, apresentamos a primeira lista de morcegos para o estado do Tocantins baseado em uma revisão de literatura, de modo a diminuir as lacunas de conhecimento sobre essa diversidade. Sistematicamente, a produção científica com quirópteros para o Tocantins é bastante recente, com aproximadamente 16 anos. Um total de 86 espécies foi documentado, pertencentes as nove famílias ocorrentes no Brasil. Lacunas de conhecimento são detectadas, principalmente, nas regiões norte, noroeste e nas extensões oeste, sudoeste e nordeste. Esforços de amostragem utilizando acústica como novos métodos de amostragens são recomendados para elevar ainda mais a riqueza de animais. Sugerimos que, no futuro, cientistas da conservação, além de analisar a composição de espécies, análise da paisagem, possam também obter variáveis ecotoxicológicas para relacionar à segurança ambiental. A partir dessas análises poderão compreender a interação dos efeitos dos xenobióticos tanto na saúde desses mamíferos como na qualidade ambiental.
Downloads
Downloads
Publicado
Edição
Seção
Licença
Copyright (c) 2021 Revista Ibero-Americana de Ciências Ambientais
Este trabalho está licenciado sob uma licença Creative Commons Attribution-NonCommercial-NoDerivatives 4.0 International License.
A CBPC - Companhia Brasileira de Produção Científica (CNPJ: 11.221.422/0001-03) deterá os direitos materiais dos trabalhos publicados. Os direitos referem-se à publicação do trabalho em qualquer parte do mundo, incluindo os direitos às renovações, expansões e disseminações da contribuição, bem como outros direitos subsidiários. Todos os trabalhos publicados eletronicamente poderão posteriormente ser publicados em coletâneas impressas sob coordenação desta empresa e/ou seus parceiros. Os (as) autores (as) preservam os direitos autorais, mas não têm permissão para a publicação da contribuição em outro meio, impresso ou digital, em português ou em tradução.