Dinâmica multitemporal da urbanização na região metropolitana de Belém: evidências de antropismo em um cenário Amazônico
DOI:
https://doi.org/10.6008/CBPC2179-6858.2021.010.0022Palavras-chave:
Sensoriamento remoto, Índices físicos, Área urbana, Área antropizadaResumo
Este estudo objetivou identificar/mapear a dinâmica multitemporal da urbanização na Região Metropolitana de Belém, evidenciando o antropismo mediante a constatação do crescimento populacional na região. Para atingir o objetivo proposto, o estudo fez uso de sensoriamento remoto de 1984 a 2020, aplicando os índices físicos NDBI, NDWI, NDVI e BSI para realçar o uso e cobertura das áreas de interesse na região. Os resultados constataram que, no período de estudo, houve supressão vegetal de 390 km2; o núcleo urbano concentrou-se a sudoeste da região com aproximadamente 2 milhões de residentes; a taxa de urbanização subiu para 96.27%, maior que a do Brasil (90%) e as áreas antropizadas, em 1989, cobriam 19% da região. As imagens de satélites são de grande importância na elaboração de estudos multitemporais da expansão urbana e os índices físicos podem ser incorporados nos estudos para fornecer importantes informações sobre o ambiente urbano e regional, principalmente se voltado para o planejamento territorial, que tenha como meta a manutenção das áreas prioritárias à manutenção dos ecossistemas amazônicos, possibilitando um melhor aproveitamento do espaço, e o menor impacto nos sistemas ambientais.
Downloads
Downloads
Publicado
Edição
Seção
Licença
Copyright (c) 2021 Revista Ibero-Americana de Ciências Ambientais
Este trabalho está licenciado sob uma licença Creative Commons Attribution-NonCommercial-NoDerivatives 4.0 International License.
A CBPC - Companhia Brasileira de Produção Científica (CNPJ: 11.221.422/0001-03) deterá os direitos materiais dos trabalhos publicados. Os direitos referem-se à publicação do trabalho em qualquer parte do mundo, incluindo os direitos às renovações, expansões e disseminações da contribuição, bem como outros direitos subsidiários. Todos os trabalhos publicados eletronicamente poderão posteriormente ser publicados em coletâneas impressas sob coordenação desta empresa e/ou seus parceiros. Os (as) autores (as) preservam os direitos autorais, mas não têm permissão para a publicação da contribuição em outro meio, impresso ou digital, em português ou em tradução.