Os múltiplos usos da água na bacia do tapajós na Amazônia Brasileira
DOI:
https://doi.org/10.6008/CBPC2179-6858.2021.009.0044Palavras-chave:
Municípios, Consumo de água, Agricultura, Indústria, EnergiaResumo
Este estudo apresenta uma análise geoespacial integrada dos múltiplos usos da água nos municípios localizados na bacia do rio Tapajós (na bacia amazônica), com ênfase em dados secundários do produto interno bruto (PIB), atividade agrícola, consumo de água na indústria, para fornecimento humano e geração de energia hidrelétrica que foram obtidos dos sistemas eletrônicos do IBGE, ANA, INIS, ANEEL, SIDRA, MDR e BIG. A metodologia foi adequada para obter um diagnóstico integrado na bacia hidrográfica. Os resultados demonstram o alto grau de fragmentação ao longo da bacia. A maior concentração de atividades com consequentes pressões mais altas nos recursos hídricos é evidente na região do curso médio-alto e menores pressões no curso médio-baixo da bacia, pelo efeito de manutenção das áreas protegidas. Os principais cenários de uso múltiplo da região não são favoráveis ao manejo sustentável dos recursos hídricos na bacia do rio Tapajós, pois tornam sua zona de recarga mais vulnerável às intensas ações de uso da terra e maior consumo de água para o setor produtivo (agricultura e energia hidrelétrica) e suprimento humano, sendo necessário um acompanhamento temporal e espacial na bacia por parte de estados e municípios reforçando-se a necessidade de se instituir ou fortalecer instrumentos de regulação das águas.
Downloads
Downloads
Publicado
Edição
Seção
Licença
Copyright (c) 2021 Revista Ibero-Americana de Ciências Ambientais
Este trabalho está licenciado sob uma licença Creative Commons Attribution-NonCommercial-NoDerivatives 4.0 International License.
A CBPC - Companhia Brasileira de Produção Científica (CNPJ: 11.221.422/0001-03) deterá os direitos materiais dos trabalhos publicados. Os direitos referem-se à publicação do trabalho em qualquer parte do mundo, incluindo os direitos às renovações, expansões e disseminações da contribuição, bem como outros direitos subsidiários. Todos os trabalhos publicados eletronicamente poderão posteriormente ser publicados em coletâneas impressas sob coordenação desta empresa e/ou seus parceiros. Os (as) autores (as) preservam os direitos autorais, mas não têm permissão para a publicação da contribuição em outro meio, impresso ou digital, em português ou em tradução.