Dinâmica multitemporal da urbanização na região metropolitana de Belém: evidências de antropismo em um cenário Amazônico

Autores

DOI:

https://doi.org/10.6008/CBPC2179-6858.2021.010.0022

Palavras-chave:

Sensoriamento remoto, Índices físicos, Área urbana, Área antropizada

Resumo

Este estudo objetivou identificar/mapear a dinâmica multitemporal da urbanização na Região Metropolitana de Belém, evidenciando o antropismo mediante a constatação do crescimento populacional na região. Para atingir o objetivo proposto, o estudo fez uso de sensoriamento remoto de 1984 a 2020, aplicando os índices físicos NDBI, NDWI, NDVI e BSI para realçar o uso e cobertura das áreas de interesse na região. Os resultados constataram que, no período de estudo, houve supressão vegetal de 390 km2; o núcleo urbano concentrou-se a sudoeste da região com aproximadamente 2 milhões de residentes; a taxa de urbanização subiu para 96.27%, maior que a do Brasil (90%) e as áreas antropizadas, em 1989, cobriam 19% da região. As imagens de satélites são de grande importância na elaboração de estudos multitemporais da expansão urbana e os índices físicos podem ser incorporados nos estudos para fornecer importantes informações sobre o ambiente urbano e regional, principalmente se voltado para o planejamento territorial, que tenha como meta a manutenção das áreas prioritárias à manutenção dos ecossistemas amazônicos, possibilitando um melhor aproveitamento do espaço, e o menor impacto nos sistemas ambientais.

Downloads

Não há dados estatísticos.

Biografia do Autor

Carlos Benedito Barreiros Gutierrez, Universidade do Estado do Pará

Doutorando em Ciências Ambientais na área de Clima e Dinâmica Socioambiental na Amazônia pela Universidade Federal do Pará - UFPA. É Mestre em Ciências Ambientais pela Universidade do Estado do Pará - UEPA (2016). É especialista em Suporte Técnico a Sistemas de Computação pela Universidade do Federal do Pará - UFPA (2005), possui graduação em Tecnólogo em Processamento de Dados pela Universidade do Federal do Pará - UFPA (1991), Graduação em Bacharel em Ciências Náuticas pelo Escola de Formação de Oficiais da Marinha Mercante - EFOMM (1984). É Professor da Universidade do Estado do Pará - UEPA. Foi coordenador e professor do Curso de Ciência da Computação da Faculdade Paraense de Ensino - FAPEN. Foi coordenador e professor do Curso de Ciência da Computação da Faculdade Pan Amazônica - FAPAN. Foi Professor Substituto da Universidade Federal do Pará. Foi professor da Faculdade de Tecnologia da Amazônia (FAZ). Foi Analista Analista de Sistemas da Superintendência de Tecnologia do Banco do Estado do Pará. 

Aline Maria Meiguins de Lima, Universidade Federal do Pará

Graduação em Geologia - Universidade Federal do Pará (1998); Especialização em Gestão Normativa de Recursos Hídricos - Universidade Federal da Paraíba (2007); Mestrado em Geotecnia - Escola de Engenharia de São Carlos da Universidade de São Paulo (2000); e Doutorado em Desenvolvimento Socioambiental - Núcleo de Estudos Amazônicos - Universidade Federal do Pará (2007). Professora da Universidade Federal do Pará (UFPA). Linhas de pesquisa em Geociências (Geologia Ambiental): recursos hídricos, geomorfologia ambiental, gestão ambiental, sistema de informações geográficas e geotecnia. http://lattes.cnpq.br/6572852379381594 http://orcid.org/0000-0001-6441-6783 https://sigaa.ufpa.br/sigaa/public/docente/portal.jsf?siape=1967500 ameiguins@ufpa.br

Laurent Palidori, Centro de Estudos Espaciais da Biosfera

Doutor em Ciências Geodésicas, Université de Toulouse, França.

Everaldo Barreiros de Souza, Universidade Federal do Pará

Doutor em Meteorologia pela Universidade de São Paulo (USP/IAG, 2003), Mestre em Meteorologia pelo Instituto Nacional de Pesquisas Espaciais (INPE/CPTEC, 1997) e Bacharel em Meteorologia pela Universidade Federal do Pará (UFPA, 1993). É Servidor Público Federal concursado e atualmente exerce o cargo de Professor Associado IV da Universidade Federal do Pará (UFPA) no Instituto de Geociências (IG). Desde 2006 é Professor da Faculdade de Meteorologia (FAMET) e desde 2007 é Docente Permanente do Programa de Pós-Graduação (Mestrado e Doutorado) em Ciências Ambientais (PPGCA) da UFPA/MPEG/EMBRAPA (Curso Nota 5 - CAPES). Coordenador do PPGCA no triênio 2018/2019/2020. Bolsista PQ-2 Produtividade em Pesquisa do CNPQ desde 2006. Foi Membro do Painel Brasileiro de Mudanças Climáticas (PBMC) e Autor principal do Cap. 9 (Mudanças ambientais de curto e longo prazo) que foi publicado no Primeiro Relatório da Avaliação Nacional sobre Mudanças Climáticas (PBMC, 2014). Foi Coordenador geral do Projeto de Núcleo de Excelência na UFPA denominado de Rede de Mudanças Climáticas e Ambientais do Pará com financiamento pelo Edital PRONEX/CNPQ/FAPESPA de 2010 a 2019. Nos últimos 10 anos foi Coordenador de 10 Projetos de Pesquisa científica/tecnológica financiados pelas Agências FINEP, CNPQ, CAPES, SUDAM, FAPESPA. Como Orientador principal já concluiu a orientação de 08 Teses de Doutorado, 13 Dissertações de Mestrado e mais de 30 TCC/Bolsas PIBIC. Publicou mais de 100 artigos científicos em Periódicos Nacionais e International Journals. Tem experiência na área de Geociências e Ciências Ambientais, com ênfase em Climatologia e Hidrologia da Amazônia, Modelagem Climática Regional e Global, Variabilidade e Mudanças Climáticas, Ciências Ambientais e Pesquisas Interdisciplinares no contexto da Amazônia. Também sou Corredor Maratonista com o tempo de 4h20min nos 42km 195m da SP City Marathon em São Paulo nos anos de 2016, 2017, 2018, 2019. 

Downloads

Publicado

2021-10-20

Edição

Seção

Geodésia, Cartografia e Sensoriamento Remoto