Dinâmica multitemporal da urbanização na região metropolitana de Belém: evidências de antropismo em um cenário Amazônico
DOI:
https://doi.org/10.6008/CBPC2179-6858.2021.010.0022Palabras clave:
Sensoriamento remoto, Índices físicos, Área urbana, Área antropizadaResumen
Este estudo objetivou identificar/mapear a dinâmica multitemporal da urbanização na Região Metropolitana de Belém, evidenciando o antropismo mediante a constatação do crescimento populacional na região. Para atingir o objetivo proposto, o estudo fez uso de sensoriamento remoto de 1984 a 2020, aplicando os índices físicos NDBI, NDWI, NDVI e BSI para realçar o uso e cobertura das áreas de interesse na região. Os resultados constataram que, no período de estudo, houve supressão vegetal de 390 km2; o núcleo urbano concentrou-se a sudoeste da região com aproximadamente 2 milhões de residentes; a taxa de urbanização subiu para 96.27%, maior que a do Brasil (90%) e as áreas antropizadas, em 1989, cobriam 19% da região. As imagens de satélites são de grande importância na elaboração de estudos multitemporais da expansão urbana e os índices físicos podem ser incorporados nos estudos para fornecer importantes informações sobre o ambiente urbano e regional, principalmente se voltado para o planejamento territorial, que tenha como meta a manutenção das áreas prioritárias à manutenção dos ecossistemas amazônicos, possibilitando um melhor aproveitamento do espaço, e o menor impacto nos sistemas ambientais.
Descargas
Descargas
Publicado
Número
Sección
Licencia
Derechos de autor 2021 Revista Iberoamericana de Ciencias Ambientales
Esta obra está bajo una licencia internacional Creative Commons Atribución-NoComercial-SinDerivadas 4.0.
La CBPC - Companhia Brasileira de Produção Científica (CNPJ Brasil: 11.221.422/0001-03) tendrá los derechos materiales de los trabajos publicados. Los derechos se refieren a la publicación del trabajo en cualquier parte del mundo, incluyendo los derechos a las renovaciones, expansiones y diseminaciones de la contribución, así como otros derechos subsidiarios. Todos los trabajos publicados electrónicamente podrán posteriormente ser publicados en colecciones impresas bajo coordinación de esta empresa y / o sus socios. El (los) autores (as) conservan los derechos de autor, pero no están autorizados a publicar la contribución en otra medio, impreso o digital, en portugués o traducción.