Ocupação Urbana, Eco Habitação E Interação Ecossistêmica: articulação conceitual sob o viés do ecossistema urbano
DOI:
https://doi.org/10.6008/CBPC2179-6858.2021.008.0049Palavras-chave:
Bioconstrução, Ecossistemas Urbanos, Interações ecológicas, Eco vilaResumo
Este artigo apresenta o resultado da pesquisa teórica que objetivou articular conceitualmente os termos “ocupação (eco) urbana”, “eco habitação” e “interação ecossistêmica”. O processo pautou-se num estudo de revisão sistemática e compreendeu a análise de referências publicadas entre os anos 2010 e 2020. As bases de dados da Scientific Electronic Library Online (SciELO), Web of Science e do Google Acadêmico foram consultadas considerando: referências que abordassem conceitualmente um dos descritores de busca elencados ou a combinação de dois descritores, e referências, cuja abordagem conceitual dos descritores, fundamentasse o desenho teórico pretendido. Foram selecionadas, a princípio, 50 referências tanto em âmbito nacional quanto internacional. Destas, escolhidas 33 e, posteriormente, 20 foram analisadas por meio da metodologia da Análise de Conteúdo (AC). A AC envolveu as seguintes etapas: a) Pré-análise - organização textual; b) Codificação dos dados a partir de categoriais de análise, c) Elaboração do diagrama conceitual preliminar e d) Elaboração do diagrama final. A articulação conceitual subsidiou um framework para observação e análise de ocupações urbanas de pequeno porte, sob o viés do ecossistema urbano, considerando os seguintes aspectos: 1 caracterização dos hábitats urbanos (ambiente construído/aquático/verde/de resíduos); 2 aspectos da ocupação (eco) urbana (capacidade de suporte/eco cidade/eco vila) e 3 características das eco habitações (arquitetura vernacular/bioconstrução).
Downloads
Downloads
Publicado
Edição
Seção
Licença
Copyright (c) 2021 Revista Ibero-Americana de Ciências Ambientais
Este trabalho está licenciado sob uma licença Creative Commons Attribution-NonCommercial-NoDerivatives 4.0 International License.
A CBPC - Companhia Brasileira de Produção Científica (CNPJ: 11.221.422/0001-03) deterá os direitos materiais dos trabalhos publicados. Os direitos referem-se à publicação do trabalho em qualquer parte do mundo, incluindo os direitos às renovações, expansões e disseminações da contribuição, bem como outros direitos subsidiários. Todos os trabalhos publicados eletronicamente poderão posteriormente ser publicados em coletâneas impressas sob coordenação desta empresa e/ou seus parceiros. Os (as) autores (as) preservam os direitos autorais, mas não têm permissão para a publicação da contribuição em outro meio, impresso ou digital, em português ou em tradução.