Instrumento de renovação de licenças ambientais da atividade minerária em Minas Gerais: uma revisão sistemática

Autores

DOI:

https://doi.org/10.6008/CBPC2179-6858.2021.008.0040

Palavras-chave:

Licenciamento ambiental, Mineração, Revisão sistemática

Resumo

Esta pesquisa teve como objetivo verificar o estado da arte em relação à instrumentos de renovação de licenças ambientais na atividade minerária. Foi abordado, inicialmente, a questão da atividade minerária e sua relevância para o estado de Minas Gerais e, em seguida, discorremos sobre o processo de renovação de licenças ambientais junto aos órgãos públicos. Para verificar o estado da arte sobre o tema utilizou-se a revisão sistemática. Foi estabelecido um protocolo com palavras-chave a serem pesquisadas, bases de dados a serem utilizadas, critérios de inclusão e exclusão bem como o foco de análise dos documentos selecionados. Seguindo a estratégia definida, a busca bibliográfica resultou em 149 documentos, a seleção a partir da análise dos títulos reduziu o número para 27 e a análise dos resumos revelou que apenas 11 se adequaram ao tema proposto. A leitura e análise na íntegra dos 11 documentos selecionados revelou que todos possuíam significativas contribuições à nossa pesquisa em diversos saberes, contudo, nenhum dos documentos apresentou qualquer contribuição específica em relação ao tema renovação de licença ambiental. Os resultados desta revisão sistemática demonstraram uma significativa carência de estudos sobre o licenciamento ambiental para atividades minerárias, mas, em especial, quanto a renovação de licenças ambientais. Percebe-se assim um certo grau de ineditismo do tema e a necessidade de mais pesquisas acadêmicas para responder os anseios da sociedade.

 

Downloads

Não há dados estatísticos.

Biografia do Autor

Cláudio Mesquita, Instituto Federal de Minas Gerais

Mestrando em Sustentabilidade e Tecnologia Ambiental pelo Instituto Federal de Minas Gerais - Campus Bambuí. Especialização em Auditoria Ambiental pela Universidade Candido Mendes (2018). Graduação em Geografia pela Universidade Federal de Minas Gerais (2001). Atualmente é Gestor Ambiental na Secretaria de Estado de Meio Ambiente e Desenvolvimento Sustentável MG (SEMAD MG), desenvolvendo atividades de fiscalização, licenciamento e controle ambiental. Tem experiência na docência nos diversos níveis no campo da Geografia teórica e aplicada e na Educação Ambiental.

Gustavo Augusto Lacorte, Instituto Federal de Minas Gerais

Professor do IFMG - Campus Bambuí. Chefe do Departamento de Ciências e Linguagens. Licenciado em Ciências Biológicas. Mestre e doutor em Genética (UFMG). Atualmente, desenvolve pesquisas na área de ecologia aplicada, com ênfase ecologia de microrganismos. Participa como docente permanente do Programa de Pós-Graduação em Sustentabilidade e Tecnologia Ambiental do IFMG e colaborador no programa de Pós-graduação em Docência do IFMG. Pesquisador associado do Food Research Center - FoRC (CEPID-Fapesp) e membro da Rede de Pesquisas em Queijos Artesanais Brasileiros - REPEQUAB.

Juliana Fonseca de Oliveira Mesquita, Escola de Saúde Pública do Estado de Minas Gerais

Mestrado em Educação Profissional em Saúde pela Escola Politécnica de Saúde Joaquim Venâncio/Fundação Oswaldo Cruz (2019). Especialização em Docência e Gestão do Ensino Superior: novas linguagens e novas abordagens pela PUC Minas (2013). Especialização em Educação a Distância pela Faculdade SENAC (2010). Especialização em Administração Hospitalar pela Faculdade São Camilo (2006). Graduação em Pedagogia pela Universidade do Estado de Minas Gerais (2005). Atualmente é Especialista em Políticas e Gestão da Saúde na Escola de Saúde Pública do Estado de Minas Gerais (ESP-MG), desenvolvendo atividades como referência técnica na Superintendência de Educação e Trabalho e Saúde (SETS). Tem experiência na área de Educação, atuando principalmente nos seguintes temas: educação permanente em saúde, gestão do trabalho em saúde, relação público-privado na formação em saúde.

Downloads

Publicado

2021-08-22

Edição

Seção

Planejamento, Gestão e Políticas Públicas Ambientais