Levantamento das principais alterações da certificação ambiental ISO 14001, versão 2015

Autores

DOI:

https://doi.org/10.6008/CBPC2179-6858.2021.008.0048

Palavras-chave:

Certificação Ambiental, ISO 14001:2015, Sistema de Gestão Ambiental, Sustentabilidade

Resumo

No âmbito da gestão corporativa, a Certificação ISO 14001 pode ser considerada como o padrão ouro para balizamentos de Sistemas de Gestão Ambiental e, com o intuito de se manter atualizada e relevante, uma nova versão desta certificação foi lançada em 2015. As principais mudanças estão relacionadas ao contexto da organização, à perspectiva de ciclo de vida, à abordagem de riscos, à liderança e ao fortalecimento do desempenho ambiental da organização. Neste contexto, o presente artigo constitui uma revisão sistemática da literatura acerca das principais alterações e os desdobramentos da atualização da certificação ambiental ISO 14001, lançada em 2015. Inicialmente foi realizada uma ampla busca por publicações abordando o tema na qual foram identificados 265 artigos em periódicos científicos. Em seguida, foram aplicados filtros de aderência dos artigos ao tema da revisão sistemática de forma que dos 265 artigos que compuseram a base de dados inicial, 85 passaram pelo primeiro filtro, 46 pelo segundo filtro e 20 artigos pelo terceiro filtro, constituindo a base para a análise comparativa. Através da análise comparativa dos vinte artigos selecionados, verificamos que as principais mudanças incluem estrutura de alto nível, contexto da organização, comprometimento e liderança, política ambiental, perspectiva de ciclo de vida, comunicação, melhoria do desempenho ambiental.

Downloads

Não há dados estatísticos.

Biografia do Autor

Bruno Soares Bento, Instituto Federal de Minas Gerais

ossui graduação em Engenharia Ambiental pelo Centro Universitário de Belo Horizonte(2015), especialização em Engenharia de Segurança do Trabalho pelo Centro Universitário UNA(2017), curso-tecnico-profissionalizante em Técnico em Meio Ambiente pelo Centro Federal de Educação Tecnológica de Minas Gerais(2009) e ensino-medio-segundo-graupelo Fundação de Ensino de Contagem(2006). Atualmente é Analista de Gestão Integrada de Programas da Toshiba América do Sul Ltda.. Tem experiência na área de Engenharia Sanitária. 

Gustavo Augusto Lacorte, Instituto Federal de Minas Gerais

Professor do IFMG - Campus Bambuí. Chefe do Departamento de Ciências e Linguagens. Licenciado em Ciências Biológicas. Mestre e doutor em Genética (UFMG). Atualmente, desenvolve pesquisas na área de ecologia aplicada, com ênfase ecologia de microrganismos. Participa como docente permanente do Programa de Pós-Graduação em Sustentabilidade e Tecnologia Ambiental do IFMG e colaborador no programa de Pós-graduação em Docência do IFMG. Pesquisador associado do Food Research Center - FoRC (CEPID-Fapesp) e membro da Rede de Pesquisas em Queijos Artesanais Brasileiros - REPEQUAB.

Downloads

Publicado

2021-08-22