Levantamento das principais alterações da certificação ambiental ISO 14001, versão 2015
DOI:
https://doi.org/10.6008/CBPC2179-6858.2021.008.0048Palavras-chave:
Certificação Ambiental, ISO 14001:2015, Sistema de Gestão Ambiental, SustentabilidadeResumo
No âmbito da gestão corporativa, a Certificação ISO 14001 pode ser considerada como o padrão ouro para balizamentos de Sistemas de Gestão Ambiental e, com o intuito de se manter atualizada e relevante, uma nova versão desta certificação foi lançada em 2015. As principais mudanças estão relacionadas ao contexto da organização, à perspectiva de ciclo de vida, à abordagem de riscos, à liderança e ao fortalecimento do desempenho ambiental da organização. Neste contexto, o presente artigo constitui uma revisão sistemática da literatura acerca das principais alterações e os desdobramentos da atualização da certificação ambiental ISO 14001, lançada em 2015. Inicialmente foi realizada uma ampla busca por publicações abordando o tema na qual foram identificados 265 artigos em periódicos científicos. Em seguida, foram aplicados filtros de aderência dos artigos ao tema da revisão sistemática de forma que dos 265 artigos que compuseram a base de dados inicial, 85 passaram pelo primeiro filtro, 46 pelo segundo filtro e 20 artigos pelo terceiro filtro, constituindo a base para a análise comparativa. Através da análise comparativa dos vinte artigos selecionados, verificamos que as principais mudanças incluem estrutura de alto nível, contexto da organização, comprometimento e liderança, política ambiental, perspectiva de ciclo de vida, comunicação, melhoria do desempenho ambiental.
Downloads
Downloads
Publicado
Edição
Seção
Licença
Copyright (c) 2021 Revista Ibero-Americana de Ciências Ambientais
Este trabalho está licenciado sob uma licença Creative Commons Attribution-NonCommercial-NoDerivatives 4.0 International License.
A CBPC - Companhia Brasileira de Produção Científica (CNPJ: 11.221.422/0001-03) deterá os direitos materiais dos trabalhos publicados. Os direitos referem-se à publicação do trabalho em qualquer parte do mundo, incluindo os direitos às renovações, expansões e disseminações da contribuição, bem como outros direitos subsidiários. Todos os trabalhos publicados eletronicamente poderão posteriormente ser publicados em coletâneas impressas sob coordenação desta empresa e/ou seus parceiros. Os (as) autores (as) preservam os direitos autorais, mas não têm permissão para a publicação da contribuição em outro meio, impresso ou digital, em português ou em tradução.