Bioenergia no Brasil: o cenário atual da matriz energética e da produção dos biocombustíveis

Autores

DOI:

https://doi.org/10.6008/CBPC2179-6858.2021.005.0038

Palavras-chave:

Energia e Sustentabilidade, Bioenergia, Biocombustíveis, Oferta de energia

Resumo

Por sua composição diversificada, com predomínio de fontes renováveis incentivadas pelo governo ao longo dos anos, o Brasil é um dos países que se destaca no cenário energético internacional. Analogamente, a utilização dos biocombustíveis, biodiesel e etanol, foi ampliada no período de 2012 a 2018. Objetiva-se neste estudo analisar a oferta de energia por fontes renováveis, sua participação no SIN - Sistema Interligado Nacional e a parcela dos biocombustíveis regulamentados pela Agência Nacional do Petróleo destinada ao abastecimento da frota veicular além dos demais equipamentos com motores a combustão interna, com intuito de avaliar o crescente uso nacional de fontes renováveis de energia. Os dados analisados demostraram a tendência do Brasil em migrar sua matriz energética para um modelo de produção limpo e sustentável, tanto para a geração de energia elétrica, quanto na produção de combustíveis. O etanol ganhou espaço para o abastecimento direto como na adição à gasolina. O biodiesel teve crescimento pela política de adição gradativa ao diesel, fora que ambos, podem ser agregados a geração de energia elétrica.

Downloads

Não há dados estatísticos.

Biografia do Autor

Antonio Otto Neves Filho, Universidade Vale do Rio Verde

Engenheiro Mecânico com Especialização em Engenharia de Petróleo e Gás. Mestrando do curso de Sustentabilidade em Recursos Hídricos. Possui atuação profissional na área de Engenharia, bem como no meio acadêmico como Professor da disciplina de física no Ensino Fundamental e Médio e nos cursos de Engenharia Mecânica, Civil e Arquitetura e Urbanismo. Destaca-se o interesse pela área de pesquisas, inovação e aprimoramento.

Alisson Souza de Oliveira, Universidade Vale do Rio Verde

Atualmente é docente em Tempo Integral na Universidade Vale do Rio Verde - UNINCOR em Três Corações-MG, atuando na Graduação (Disciplinas: Agrometeorologia e Climatologia; Irrigação e Drenagem; Sensoriamento Remoto e Geoprocessamento; Máquinas e Mecanização Agrícola; Física do Solo e Manejo e Conservação do Solo e da Água e Topografia) e na Pós-graduação no Mestrado Profissional em Sustentabilidade em Recursos Hídricos (Disciplinas: Hidrologia Aplicada e Meteorologia no Contexto dos Recursos Hídricos). Graduado em Agronomia, mestre (2011) e doutor (2014) em Recursos Hídricos em Sistemas Agrícola pela Universidade Federal de Lavras. Pós-Doutorado (2014 - 2016) trabalhando com análise de tendências climáticas na precipitação e temperatura do ar. Minha atuação profissional tem se baseado no ensino e pesquisa na área de hidrologia e impactos de mudanças climáticas. Atuou no Monitoramento Hidrológico de Bacias Hidrográficas com ênfase em Recursos Hídricos e Ambientais, realizando monitoramento em áreas de recarga de nascentes; dados climatológicos e hidrométricos. Experiências anteriores na área de Fitopatologia, com estudos nos seguintes temas: Controle Biológico de Fitonematóides com a utilização de Bactéria Endofítica, Rizobactérias e Filtrados Bacterianos. Atuou como professor na Universidade José do Rosário Vellano - UNIFENAS nas seguintes disciplinas: Hidrologia Aplicada (Engenharia Civil); Saneamento Básico (Engenharia Civil); Sensoriamento Remoto (Agronomia), Máquinas e Mecanização Agrícola ( (Agronomia) e Geoprocessamento (Especialização). (Texto informado pelo autor)

Rosângela Francisca de Paula Vitor Marques, Universidade Vale do Rio Verde

Possui graduação em Engenharia Florestal pela Universidade Federal de Lavras (2007) e mestrado (2011) e doutorado em RECURSOS HÍDRICOS EM SISTEMAS AGRÍCOLAS pela Universidade Federal de Lavras (2014). Minha atuação profissional tem se baseado no ensino e pesquisa na área de recursos hídricos e meio ambiente, saneamento ambiental, qualidade de água, tratamento de efluentes e resíduos sólidos. Projetos em andamento: i) Aspectos Estratégicos da Sustentabilidade; ii) Avaliação da eficiência de banhados naturais e de sistemas construídos no pós - tratamento do chorume; iii) Avaliação e proteção dos recursos hídricos; iv) Fitorremediação; v) Diagnóstico e soluções alternativas de Saneamento e Saúde Ambiental; vi) Tratamento descentralizado de águas residuárias pela associação entre tanque séptico e wetlands; vii) Saúde pública e saneamento ambiental: soluções para o planejamento; viii) Insetos e Bioindicadores de solo e água: levantamento, identificação, flutuação populacional e ambiente SIG; ix) Simulação Hidrológica em pequenas bacias hidrográficas na região do Rio Verde; x) Simulação hidrológica e climática na região sul de Minas Gerais como função do uso do solo e mudanças climáticas. No contexto de ensino: i) Disciplinas Poluição Ambiental; Tratamento de resíduos sólidos, líquidos, gasosos e industriais, saneamento ambiental, para os cursos de engenharia ambiental, Silvicultura para o curso de agronomia da UninCor; ii) Docente integral no Programa de Pós-graduação em Sustentabilidade em Recursos Hídricos (Saneamento ambiental experimental, Tratamento de efluentes líquidos, Princípios da Modelagem e controle da qualidade da água superficial).

Eliana Alcantra, Universidade Vale do Rio Verde

Atualmente é docente na Universidade Vale do Rio Verde - UNINCOR de Três Corações-MG, atuando na Graduação (disciplinas: entomologia, fruticultura, sociologia rural e extensão, floricultura e paisagismo) e no Mestrado Profissional em Sustentabilidade em Recursos Hídricos (disciplina metodologia da pesquisa aplicada a sustentabilidade em recursos hídricos). É membro do Comitê de Ética em Pesquisa - UninCor e editora chefe do Periódico Sustentare. Desenvolve pesquisas envolvendo controle biológico e natural de insetos, resistência de plantas a insetos, levantamento de insetos-praga, inimigos naturais em cafeeiro e frutíferas e insetos bioindicadores da qualidade de água e solo, sustentabilidade e recursos hídricos. Possui graduação em Agronomia (2004), Mestrado e Doutorado em Entomologia, pela Universidade Federal de Lavras. Exerceu o cargo de professora substituta no Instituto Federal do Sul de Minas campus Machado-MG (07/2012 a 07/2013).

Downloads

Publicado

2021-03-28

Edição

Seção

Desenvolvimento, Sustentabilidade e Meio Ambiente