Context-Sensitive Solution: concept, demand, and potential of the method for modernizing transportation planning

Autores/as

DOI:

https://doi.org/10.6008/CBPC2179-6858.2022.006.0025

Palabras clave:

Context Sensitive Solution, Transportation planning, Multicriteria analysis, Participatory model

Resumen

The Context Sensitive Solution, a terminology created in the early 2000s in the USA and still pending translation to Portuguese, configures a methodology to support promoting participation and inclusion of different actors in the transport planning processes. The approach is an alternative to the complex demand for contemporary transport planning. It has shown promising results in studies of urban roads for communities, mainly because it aims to serve users through compatibility with the surroundings, community, and environment. Although Context Sensitive Solution originated in the early 2000s and with proven maturity in projects involving interventions on highways and major avenues in a peri-urban environment in large North American cities, its dissemination has not yet reached the peak of its potential and demand. The growing complexity of the transport and territorial planning policies makes it imperative to study solutions compatible with demand that address the problem in a comprehensive, transparent and participatory manner. As a management tool, the Context Sensitive Solution considers the values ​​of stakeholders and the local community, in contrast to conventional practices of planning transport works that directly intervene in the urban space in which traditionally there is a lack of approaches that integrate local interests and values. In Brazil, the urban landscape's enormous dynamics and the city's structure's functional characteristics justify the academy's inclination to understand and adapt the Context Sensitive Solution to the local characteristics and desires. Notwithstanding the already established negative aspects such as the loss of connectivity, disruption in the local microeconomy, and encouraging a drop in security that impact the quality of life for the population bordering highways and significant avenues, there are also severe changes in the landscape, the natural flow of drainage, habitat segregation, noise, light and particulate matter pollution, as well as fauna mortality. Given this scenario, our manuscript introduces the concept of the Context Sensitive Solution and discusses its current demand and potential for use in planning and managing space nearby proposed or constructed critical linear infrastructure projects with the potential to interfere with the landscape and functions of urban locations. Furthermore, an in-depth literature review focused on the theme made it possible to know and measure the state of the art of the technique and identify the gains proposed by the method, for which situations there is a collaborative and holistic approach to the problem, and the Solution stands out.

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Biografía del autor/a

Fernanda Ferreira Faria, Universidade Federal de Minas Gerais

Fernanda Ferreira Faria possui graduação em Arquitetura e Urbanismo pela Universidade FUMEC (2005), especializou-se em Gestão Ambiental e Sustentabilidade pela Fundação Getúlio Vargas (2015), em Direito Urbanístico e Ambiental pela Pontifícia Universidade Católica de Minas Gerais (2019) e atualmente é mestranda em Modelagem de Sistemas Ambientais, pela Universidade Federal de Minas Gerais - UFMG. Possui 17 anos de experiência, sendo 06 anos em projetos de arquitetura e urbanismo, com foco em setores de Construção Civil e Loteamentos para projetos comerciais, industriais e institucionais, e 11 anos de experiência em soluções ambientais, licenciamento, sustentabilidade, gestão ambiental e análise de viabilidade ambiental para novos negócios. Atualmente reside em Belo Horizonte / MG onde atua como Consultora de Sustentabilidade e ESG na Verum Partners, uma grande empresa do setor de consultoria do Brasil.

Rodrigo Affonso de Albuquerque Nóbrega, Universidade Federal de Minas Gerais

Rodrigo Affonso de Albuquerque Nóbrega é graduado em Engenharia Cartográfica pela UNESP (1996), Mestre e Doutor em Engenharia de Transportes com ênfase em Sensoriamento Remoto e SIG pela Escola Politécnica da USP e Mississippi State University (2007). Desenvolveu Pós-Doutorado pelo Geosystems Research Institute - Mississippi State University (2010). Sua linha de pesquisa e extensão está voltada ao desenvolvimento e aplicação de inteligência geográfica e planejamento de transportes. Possui 26 anos de experiência em geoprocessamento nos setores privado e acadêmico. No Brasil atuou entre 1997 e 2008 na iniciativa privada como engenheiro de projetos, como coordenador operacional de linha de produção em mapeamento ostensivo e aerofotogrametria, e também como consultor e professor em geotecnologias. Nos Estados Unidos atuou entre 2008 e 2012 como Pesquisador Associado e como Professor Pesquisador, onde desenvolveu e compilou modelos de decisão por múltiplos critérios acoplado a sistemas de informação geográfica direcionados ao planejamento de transportes sob apoio do U.S Department of Transportation e U.S. Department of Homeland Security. Possui experiência em ações emergenciais de resposta a desastres (Furacao Katrina - 2005) e Britsh Petroloum Oil Spill (2010) pelo Geosystems Research Institute da Mississippi State University, e nas ações de apoio judicial do evento em Brumadinho pela UFMG (2021). Reside em Belo Horizonte-MG, onde atua como Professor Associado pelo Departamento de Cartografia do Instituto de Geociências (IGC) da Universidade Federal de Minas Gerais (UFMG). Coordena o Transportation Research & Environmental Modeling, laboratório em que desenvolve suas pesquisas nos dois programas de pós raduação em que atua: PPG Análise e Modelagem de Sistemas Ambientais no IGC/UFMG e PPG Geotecnia e Transportes da Escola de Engenharia da UFMG. Rodrigo é Editor Associado do Boletim de Ciências Geodésicas e revisor ativo de periódicos nacionais como a revista Transportes, Revista Brasileira de Cartografia e Revista Geografias, e de periódicos internacionais como Transportation Research Board, International Journal of Geographic Information Sciences, Computers & Geosciences, International Journal of Disaster Risk Science e American Society for Photogrammetry and Remote Sensing. 

Marcelo Antônio Nero, Universidade Federal de Minas Gerais

Atualmente é Prof. Adjunto C, Nível 03, do Departamento de Cartografia da Universidade Federal de Minas Gerais (UFMG), credenciado no Programa de Pós-Graduação em Análise e Modelagem de Sistemas Ambientais (linha de pesquisa de qualidade temática e orientação de mestrados e doutorado), orientador de alunos de iniciação científica, pesquisador/consultor do Laboratório de Geotecnologias (GEOTEC/IGC/UFMG), co-orientador de aluno de mestrado do PPG em Ambiente Construído e Patrimônio Sustentável da UFMG. Além disso, é atualmente revisor de mais de 15 (quinze) periódicos científicos nacionais e internacionais. Realizou pós-doutorado na Universidade de Jaén (Espanha), sob orientação do Prof. Dr. Francisco Javier Ariza López, entre novembro e dezembro de 2021, na área de controle de qualidade de MDTs. Foi Prof. Formador I do Programa de pós-graduação latu sensu de Gestão de Instituições Federais de Educação Superior, subárea de Tecnologias, Universidade Aberta do Brasil (UAB), desde julho de 2019-2020. Adicionalmente, co-orientador de aluno de doutorado no programa de de Pós-Graduação em Engenharia Civil/Informações Espaciais da Universidade Federal de Viçosa (UFV) desde 2017. Foi Prof. Adjunto II do Departamento de Engenharia Cartográfica da Universidade Federal do Pernambuco (UFPE), professor orientador de alunos de iniciação científica e do Programa de Pós Graduação em Ciências Geodésicas e Tecnologia da GeoInformação, coordenador e colaborador de projetos de extensão nessa mesma instituição (2010-2014). Engenheiro Cartógrafo formado pela Faculdade de Ciências e Tecnologia-Universidade Estadual Paulista "Júlio de Mesquita Filho" - FCT-UNESP (1994), mestre em Engenharia pela Escola Politécnica da Universidade de São Paulo - EPUSP (2000), doutorado sanduíche em engenharia pela EPUSP e com estágio na Universidad de Jáen - Espanha (2005), pós- doutorado concluído em março de 2006 pela EPUSP. Pesquisador Nivel V pela Fundação de Amparo à Pesquisa do Estado de São Paulo - FAPESP (2006/2007). Foi Diretor Técnico/Comercial na empresa DVP Brasil Geomática e Ambiental Ltda (São Carlos-SP, 2007-2009), Diretor Administrativo da Associação Brasileira dos Engenheiros Cartógrafos - Regional São Paulo - ABEC-SP (2006-2009), Diretor Secretário do Departamento de Agrimensura do Instituto de Engenharia (2006-2009), membro líder da comissão da UFMG para a Associação Brasileira de Normas Técnicas - ABNT da norma de convenções cartográficas nas escalas 1: 10.000 a 1:1.000 e revisão das normas NBR 13133 e 14.166, pesquisador colaborador no Grupo de Estudos de Controle de Qualidade do Departamento de Transportes da EPUSP. Experiência como Prof. Adjunto nas disciplinas de Cartografia e Transportes (2005) aplicadas na graduação em Turismo pela Universidade Metodista de Piracicaba - UNIMEP e como professor de pós-graduação latu-sensu no SENAC-SP, UNIAMERICA (Foz do Iguacu-PR), FAEMA (Ariquemes-RO) e Faculdade Católica de Uberlândia (Uberlândia-MG). Experiência profissional em Cartografia (básica e aplicada), Geoprocessamento, GNSS, SIG, Geomarketing, pesquisa científica, consultoria e afins. 

Publicado

2023-01-08