Avaliação da sustentabilidade ambiental de propriedades leiteiras em Minas Gerais utilizando o método ISA

Autores/as

  • Marcelo Rodrigues Martins Empresa de Assistência Técnica e Extensão Rural de Minas Gerais
  • José Ricardo Miotto Gabrielle Universidade Federal de Alfenas
  • Alain Hernández Santoyo Universidade Federal de Alfenas
  • Eduardo Gomes Salgado Universidade Federal de Alfenas https://orcid.org/0000-0002-8940-4014
  • Marcelo Lacerda Rezende Universidade Federal de Alfenas https://orcid.org/0000-0003-1106-4176

DOI:

https://doi.org/10.6008/CBPC2179-6858.2022.003.0019

Palabras clave:

Indicadores socioeconômicos e ambientais, Sustentabilidade, Pagamento por serviços ambientais

Resumen

O objetivo deste trabalho foi analisar o nível de sustentabilidade de 3 propriedades situadas no Sul de Minas Gerais, tendo como atividade principal a bovinocultura de leite e utilizando o Indicador de Sustentabilidade em Agroecossistemas (ISA). O ISA é formado por 21 indicadores, que foram agrupados em sete subíndices, envolvendo as dimensões socioeconômica e ambiental. Esses sete subíndices são divididos em: Balanço Econômico, Balanço Social, Gestão do Estabelecimento Rural, Capacidade Produtiva do Solo, Qualidade da Água, Manejo dos sistemas de produção e Ecologia da paisagem Agrícola. O questionário do ISA foi aplicado no ano de 2021. O ISA da propriedade 1 atingiu 0,73 e superou o limiar de sustentabilidade (0,70), com balanço socioeconômico (0,83) e balanço ambiental de (0,67). A propriedade 2 atingiu o maior ISA (0,76), das 03 avaliadas, com maior balanço socioeconômico (0,87) e maior balanço ambiental (0,68). Já a propriedade 3 obteve o menor valor do ISA, 0,62, com o balanço socioeconômico mais baixo entre as três avaliadas (0,72) e o balanço ambiental (0,54), abaixo do limiar de sustentabilidade. A utilização do ISA permitiu observar os diversos parâmetros de sustentabilidade das propriedades, identificando pontos críticos que necessitam de mudanças. A partir disso, é possível orientar e determinar ações que possam melhorar a situação das propriedades.

Descargas

Los datos de descargas todavía no están disponibles.

Biografía del autor/a

José Ricardo Miotto Gabrielle, Universidade Federal de Alfenas

Engenheiro Mecânico. Mestre em Economia pelo Programa de Pós-Graduação em Economia – Universidade Federal de Alfenas

Alain Hernández Santoyo, Universidade Federal de Alfenas

Graduação em Economia pela Universidade de Pinar del Río (2005), Mestrado em Administração de Empresas Agropecuárias pelo Centro de Estudos sobre Desenvolvimento Cooperativo e Comunitário da Universidade de Pinar del Río (2007), Doutor em Ciências Econômicas pela Universidade de Alicante, Espanha (2012), no âmbito do Programa de Desenvolvimento Sustentável das Florestas Tropicais: manejo florestal e turístico, Pós-doutor em Tecnologia e Sociedade pela Universidade Tecnológica Federal do Paraná (PPGTE/UTFPR 2013) no Programa CAPES/MES Cuba Docente (2013), Pós-doutor pelo mesmo programa PPGTE em 2014 ? 2015, no Programa CAPES/MES Cuba Projeto (2014) e Pós-doutor em Desenvolvimento Regional e Agronegócio pelo PGDRA da Universidade Estadual do Oeste do Paraná (UNIOESTE) no 2016-2019. Possui a categoria de Professor Titular desde 2016 e atualmente se desempenha como Professor Visitante Estrangeiro do Programa de Pós-Graduação em Economia da Universidade Federal de Alfenas (UNIFAL), Campus Varginha. O professor tem sido membro do Conselho Executivo Nacional da Sociedade Cubana de Economia e Meio Ambiente, pertence ao Grupo de Tecnologia de Gestão Ambiental e Meio Ambiente (TEMA) da UTFPR ? Brasil, Grupo de Pesquisa em Políticas Públicas e Dinâmicas de Desenvolvimento Territorial (PD2T) da UTFPR ? Brasil e à Rede Iberoamericana de Medio Ambiente (REIMA). Atua como parecerista ad hoc do International Journal of Agricultural Economics and Extension, Waste Management, Revista Tecnologia e Sociedade, Revista Retos de la Dirección, Acta Scientiarum Human and Social Sciences, Revista de Economia e Sociologia Rural, Informe GEPEC, Revista Brasileira de Estudos Regionais e Urbanos, Revista Cooperativismo y Desarrollo (COODES), Fronteiras: Journal of Social, Technological and Environmental Science, Revista Luna Azul e Revista Caldasia. O professor tem deselvolvido estágios de doutorado e pós-doutorado na Universidade de Alicante, 2007, Universidade de Guadalajara 2009 ? 2010, Universidade Tecnológica Federal do Paraná 2013; 2014 ? 2015 e na Universidade Estadual do Oeste do Paraná 2016 - 2019. Participa em vários projetos de pesquisa nacionais e internacionais e conta com reconhecidas publicações em revistas científicas indexadas nas bases do ISI (SCISCIE) assim como em outras bases de dados internacionais. Suas áreas de atuação são: economia e meio ambiente, valoração econômica de bens e serviços ambientais, estatística aplicada e modelagem multicritério. 

Eduardo Gomes Salgado, Universidade Federal de Alfenas

Pós-doutor pela University of Glasgow no Adam Smith Business School (Glasgow/Reino Unido). Doutor em Engenharia Mecânica pela UNESP (FEG). Mestre em Ciências em Engenharia de Produção pela Universidade Federal de Itajubá. Graduado em Engenharia de Produção-Mecânica pela Universidade Federal de Itajubá. Professor visitante na Politécnica de Milão (MIP - School of Business) atuando no Master in Strategic Project Management (European) e realizou estágio técnico na Universidade do Minho (UMinho - Portugal). Tem experiência na área de Engenharia de Produção, Ciências Ambientais e Biotecnologia, atuando principalmente nos seguintes temas: sistema de gestão normatizados, gerenciamento de projetos, desenvolvimento de produtos, métodos de tomada de decisão, inovação e lean Manufacturing. Foi coordenador e professor do curso de Engenharia de Produção (UNIS/MG) e professor bolsista da UNESP (FEG). Foi pesquisador do núcleo de desenvolvimento de produtos da Incubadora de empresas de base tecnológica de Itajubá (INCIT). Foi também coordenador e vice-coordenador do curso de Biotecnologia na Universidade Federal de Alfenas (UNIFAL-MG). Foi Pró-Reitor adjunto de Planejamento, Orçamento e Desenvolvimento Institucional. Foi assessor especial do Núcleo Estruturante de Politica de Inovação do IF-Goiano vinculado a SETEC do Ministério da Educação (MEC). É professor Associado da Universidade Federal de Alfenas (UNIFAL-MG), professor permanente do Programa de Pós-Graduação em Ciências Ambientas (PPGCA) e do Programa de Pós-Graduação em Biotecnologia (PPGBiotec) da mesma universidade. Foi Diretor da Rede de Instituições Federais de Ensino Superior da Secretaria de Educação Superior do Ministério da Educação (DIFES/SESU/MEC). Atualmente é Secretário Adjunto da Secretaria de Educação Superior do Ministério da Educação.

Marcelo Lacerda Rezende, Universidade Federal de Alfenas

Graduado em Engenharia Agronômica (1994) e mestre em Economia Rural pela Universidade Federal de Viçosa (1998). Doutor em Economia Aplicada pela Escola Superior de Agricultura Luiz de Queiróz - Universidade de São Paulo (2001). Pós-doutorado no Department of Agricultural Economics da Texas A&M University - EUA (2013). Atualmente é professor titular da Universidade Federal de Alfenas e membro permanente do programa de mestrado em Economia. Tem experiência na área de Economia, com ênfase em Economia Agrária, atuando principalmente nos seguintes temas: geração de renda, desenvolvimento local-regional e estudos de viabilidade econômica e risco.

Publicado

2022-07-02

Número

Sección

Desenvolvimento, Sustentabilidade e Meio Ambiente