Ações voltadas à sustentabilidade e desenvolvimento sustentável na Universidade do Minho (UMINHO), Portugal

Autores/as

DOI:

https://doi.org/10.6008/CBPC2179-6858.2021.011.0019

Palabras clave:

Sustentabilidade, Desenvolvimento sustentável, Ranqueamento, Instituição Pública de Ensino Superior

Resumen

Os preceitos de sustentabilidade e desenvolvimento sustentável vêm ganhando relevância como protagonista nas discussões institucionais a nível local, nacional e até mesmo mundial. Estar em consonância a esses preceitos demonstra responsabilidade social, econômica e ambiental na persecução dos seus objetivos. Assim sendo, diversas são as ferramentas existentes para se aferir a aderência das práticas institucionais a tais preceitos. Uma delas é a UI GreenMetrics que realiza anualmente um ranqueamentos das instituições de ensino superior com base em 06 critérios e 39 indicadores. O presente estudo objetivou verificar o nível de aplicação dos referidos preceitos por meio da análise de documentos, relatórios e informações disponibilizadas no sítio eletrônico da Universidade do Minho – UMINHO em Portugal, primeira colocada naquele ranqueamento. Para além de buscar elementos acerca do resultado no ranqueamento, buscou-se também por informações que pudessem demonstrar que a instituição fomenta ações, investigações e estudos para o desenvolvimento sustentável. Do ponto de vista pragmático a pesquisa em questão referenda o posicionamento de outros investigadores no sentido de que, embora existam ações e investigações sobre a matéria, ainda há muito espaço para a mudança de uma concepção sobre a sustentabilidade e o desenvolvimento sustentável para uma concepção voltada para esses assuntos.   

 

Descargas

Los datos de descargas todavía no están disponibles.

Biografía del autor/a

Jeferson Alves Santos, Universidade Federal de Alfenas

Doutorando em Ciências Ambientais pela Universidade Federal de Alfenas com estágio na modalidade sanduíche na Universidade do Minho - Braga Portugal. Mestre em Gestão Pública e Sociedade pela Universidade Federal de Alfenas. Possui graduação em Direito pela Universidade de Alfenas (2001), Pós-Graduação em Direito Processual pela Escola Superior de Advocacia, em convênio com a Universidade José do Rosário Vellano (2003), Pós-Graduação em Direito Social pela AMAGES, em convênio com o Centro Universitário Newton Paiva (2006) e Pós-Graduação em Contabilidade Pública e Responsabilidade Fiscal pela UNINTER/FACINTER. Atualmente atua como Auditor Interno na Universidade Federal de Alfenas UNIFAL-MG, cargo para o qual foi aprovado em concurso público em novembro de 2006, vindo a ser nomeado para exercer a função de Chefe da Auditoria Interna da UNIFAL-MG em setembro de 2010. Na área de Auditoria Interna, foi eleito Presidente da Associação Nacional dos Servidores Integrantes das Auditorias Internas do MEC - FONAIMEC em 2016 para o biênio 2017-2018. Também é professor titular das cadeiras de Direito Administrativo I e II, Direito Empresarial I e II e Mediação e Arbitragem na Faculdade de Direito do Instituto Machadense de Ensino Superior - IMES mantido pela Fundação Machadense de Ensino Superior ? FUMESC. Possui experiência no contencioso judicial e administrativo por ter exercido a advocacia de 2002 a 2003 e por ter exercido as funções de Oficial de Justiça de 2003 a 2006. Por fim cabe ressaltar que em abril de 2018, após participar de quatro edições do curso de Gestão de Riscos ministrado pelo Ministério da Transparência e Controladoria-Geral da União, foi convidado pelo referido Ministério para figurar como instrutor do curso de Gestão de Riscos e Controles Internos realizado de forma regional em parceria com a Associação FONAIMEC.

Eduardo Gomes Salgado, Universidade Federal de Alfenas

Pós-doutor pela University of Glasgow no Adam Smith Business School (Glasgow/Reino Unido). Doutor em Engenharia Mecânica pela UNESP (FEG). Mestre em Ciências em Engenharia de Produção pela Universidade Federal de Itajubá. Graduado em Engenharia de Produção-Mecânica pela Universidade Federal de Itajubá. Professor visitante na Politécnica de Milão (MIP - School of Business) atuando no Master in Strategic Project Management (European) e realizou estágio técnico na Universidade do Minho (UMinho - Portugal). Tem experiência na área de Engenharia de Produção, Ciências Ambientais e Biotecnologia, atuando principalmente nos seguintes temas: sistema de gestão normatizados, gerenciamento de projetos, desenvolvimento de produtos, métodos de tomada de decisão, inovação e lean Manufacturing. Foi coordenador e professor do curso de Engenharia de Produção (UNIS/MG) e professor bolsista da UNESP (FEG). Foi pesquisador do núcleo de desenvolvimento de produtos da Incubadora de empresas de base tecnológica de Itajubá (INCIT). Foi também coordenador e vice-coordenador do curso de Biotecnologia na Universidade Federal de Alfenas (UNIFAL-MG). Foi Pró-Reitor adjunto de Planejamento, Orçamento e Desenvolvimento Institucional. Foi assessor especial do Núcleo Estruturante de Politica de Inovação do IF-Goiano vinculado a SETEC do Ministério da Educação (MEC). É professor Associado da Universidade Federal de Alfenas (UNIFAL-MG), professor permanente do Programa de Pós-Graduação em Ciências Ambientas (PPGCA) e do Programa de Pós-Graduação em Biotecnologia (PPGBiotec) da mesma universidade. Foi Diretor da Rede de Instituições Federais de Ensino Superior da Secretaria de Educação Superior do Ministério da Educação (DIFES/SESU/MEC). Atualmente é Secretário Adjunto da Secretaria de Educação Superior do Ministério da Educação.

Publicado

2021-12-18

Número

Sección

Desenvolvimento, Sustentabilidade e Meio Ambiente