Studies on the Pantanal soils: contributions to the understanding of the morphopedological aspects of the Pantanal plain

Authors

DOI:

https://doi.org/10.6008/CBPC2179-6858.2021.002.0050

Keywords:

Pantanal plain, Pedological properties, Strengths and weaknesses

Abstract

The present work aims to collect data on studies carried out on the Pantanal soils, presenting the main topics addressed, results and contributions to the understanding of the soil properties, strengths and weaknesses of this ecosystem. The research was developed through consultations in the Scientific Electronic Library Online (SCIELO) and Web of Science databases using the descriptors 'Soils of the Pantanal', 'Fragilities of the Pantanal soils' and 'Potentialities of the Pantanal soils', their combinations and variants in English. The study included articles published since 2012. In the SCIELO database, 20 articles were found, 15 in Portuguese and 05 in English, only 10 were selected because they are related to the study proposal. In the Web of Science database, 14 articles were found, 9 of which were chosen because they deal specifically with the 'soils of the Pantanal'. No articles were found with the descriptors ‘Pantanal soil weaknesses’ and ‘Pantanal soil potentialities’ in both bases. Of the 17 articles surveyed: 6 dealt with soil classification, 4 with soil variation in different areas, 3 with the effects of flooding on CO2 concentration and 1 approach with regard to soil genesis in different areas, with the effects of changes in land use. soil, the influence of litter and soils affected by salt. The researched articles made it possible to study the relevant data published in recent years, allowing a greater understanding of the Pantanal biome, with a view to its sustainability.

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Author Biographies

Celso de Arruda Souza, Universidade Estadual de Mato Grosso

Possui graduação em Ciências Biológicas pelo Centro Universitário de Várzea Grande (2007). Mestre em Ciências Ambientais Universidade de Cuiabá (CRbio 113204/01D), Perito em Meio Ambiente com experiência na área de Geoprocessamento (ArcGis 10.3), Elaboração Projeto de Cadastro Ambiental Rural CAR e Licenciamento Ambiental, Gerenciamento e Monitoramento de Unidade de Conservação e Elaboração Projeto de Criação de RPPN (Reserva particular do Patrimônio Natural), Mediação de trabalho em Educação Ambiental e diagnóstico de Comunidade Rural Entorno de Unidade de Conservação, além de elabora Projeto de Recuperação de Área Degradada com ênfase em Ciências Ambientais. Contato e-mail celso.bio@gmail.com Fone: 065 99917-0590 ou 065 99275-9400

Rosimeire Vilarinho da Silva, Universidade Estadual de Mato Grosso

Doutoranda do Programa de Pós Graduação em Ciências Ambientais - PPGCA/UNEMAT, Campus Universitário de Cáceres/MT. Mestre em Ciências Ambientais pela Universidade do Estado de Mato Grosso/UNEMAT. Licenciada em Pedagogia e Bacharel em Administração Pública pela Universidade do Estado de Mato Grosso/UNEMAT. Professora efetiva da Rede Municipal de Ensino de Sinop/MT.

Verônica Martinez de Oliveira Raymundi, Universidade Estadual de Mato Grosso

Possui graduação em Geografia pela Universidade do Estado de Mato Grosso (2004). Mestra em Geografia pelo Programa de pós - graduação - PPGGEO (2015 - 2017) ,foi integrante do Laboratório de Pesquisa e Estudo em Geomorfologia Fluvial Prof.ª Sandra Baptista Cunha - LAPEGEOF. Tem experiência na área de ensino da Geografia voltado ao Fundamental II ( 6.º ao 9.º ANO) e Ensino Médio (1.º , 2.º e 3.º ANO). Atualmente é doutoranda do Programa em Ciencias Ambietais (PPGCA). 

Josiane de Brito Gomes, Universidade Estadual de Mato Grosso

Doutoranda em Ciências Ambientais pela Universidade do Estado do Mato Grosso (UNEMAT), mestra em Engenharia Civil, na área de concentração Meio Ambiente, pela Universidade Federal do Rio de Janeiro (COPPE/UFRJ), com bolsa do Conselho Nacional de Desenvolvimento Científico e Tecnológico - CNPq, especialista em Gestão, Auditoria e Perícia Ambiental pela Faculdade Santo André e graduada em Engenharia Ambiental pela Universidade Federal de Rondônia (UNIR). É professora do Instituto Federal de Educação, Ciência e Tecnologia do Mato Grosso (IFMT), campus Juína, onde desenvolve estudos na área de educação ambiental, gestão de resíduos e avaliação da qualidade de águas superficiais e subterrâneas. 

Maria Aparecida Pereira Pierangeli, Universidade Estadual de Mato Grosso

Possui graduação em Agronomia pela Universidade Federal de Lavras (1985), mestrado em Agronomia (Solos e Nutrição de Plantas) pela Universidade Federal de Lavras (1999) e doutorado em Agronomia (Solos e Nutrição de Plantas) pela Universidade Federal de Lavras (2003). Atualmente é professor adjunto da Universidade do Estado do Mato Grosso, editor assistente - Revista Brasileira de Ciência do Solo e consultor científico de diversos periódicos. Tem experiência na área de Agronomia e Ciências Ambientais com ênfase em Química do Solo, atuando principalmente nos seguintes temas: manejo da fertilidade do solo, dinâmica de nutrientes no sistema solo:planta:animal, elementos-traço, poluicao ambiental e recuperação de pastagem degradada. Atualmente tem participado de trabalhos multidisciplinares no curso de Mestrado em Ciências Ambientais da UNEMAT com foco nos seguintes temas: Impacto, monitoramento e contaminação ambiental; e Elementos para a gestão dos recursos hídricos.

Published

2021-01-13

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