Methodology of dosage and feasibility in study of the potential of application of concrete waste in total as a great aggregate for permeable concrete without additives

Authors

DOI:

https://doi.org/10.6008/CBPC2179-6858.2021.002.0032

Keywords:

Recycled aggregate, Concrete, Waste management, Sustainability

Abstract

The use of permeable concrete as a pavement represents an excellent device to combat the phenomenon of urban surface waterproofing. This research involves the pioneering evaluation of the influence of the use of these recycled residues to replace 100% of the conventional aggregate of stone origin in the mechanical and hydraulic behavior of permeable concrete through tests recommended by ABNT NBR 16416: 2015, without the use of additives. To this end, a dosage study was carried out in order to determine the most suitable mix for making the draining composite while paving, hoping to obtain a material in compliance with the normative requirements of resistance and permeability, from technically viable procedures. All permeability coefficients obtained in the laboratory exceeded the normative limit of 0.1 cm/s, reaching values of up to 2.36 cm/s. Likewise, average values of characteristic resistance to compression of the tested pieces were obtained close to the limit of 20 MPa stipulated by the standard (23.98 MPa and 19.57 MPa, referring to the 60 mm and 80 mm pieces, respectively) and flexural tensile strength was also met: average of 2.08 MPa, higher than the recommended minimum (2 MPa). In view of the favorable perspective, the final products may be manufactured in series, directly and indirectly reducing the expenses associated with civil construction waste and waterproofing urban pavements.

Downloads

Download data is not yet available.

Author Biographies

Adilson Campos de Paula Junior, Universidade Federal de Juiz de Fora

Engenheiro civil graduado pela Universidade Federal de Juiz de Fora (2016) com ênfase na área da Construção Civil. É doutorando em Engenharia Civil pela Universidade do Minho (Portugal) desde 2019. Possui mestrado em Engenharia Civil pela Universidade Federal de Juiz de Fora (2019) com linha de pesquisa em Materiais e Componentes de Construção. Participou da elaboração de um material com grande potencial inovador: concreto permeável com 100% de agregado reciclado (resíduo de concreto). Sua carreira acadêmica se desenvolve a partir da busca pela sustentabilidade, sobretudo acerca da problemática associada aos Resíduos de Construção e Demolição (RCD). Atuou como autônomo entre 2016 e 2019 na elaboração de projetos de engenharia e no acompanhamento de obras residenciais. Atualmente, participa do Projeto reVer+, onde desenvolve pesquisas no âmbito da construção sustentável e arquitetura vernácula. Sua tese de doutorado envolve o desenvolvimento de blocos de terra comprimida (BTC) otimizados a partir da incorporação de resíduos e subprodutos industriais.

Thais Mayra de Oliveira, Universidade Federal de Juiz de Fora

Possui Graduação em Engenharia Civil pela Universidade Federal de Juiz de Fora (2001), Mestrado em Engenharia Civil pela Universidade Federal Fluminense (2002) e Doutorado em Engenharia Civil pela Universidade Federal Fluminense (2007). Atualmente é Professora Associada do Curso de Engenharia Civil e do Programa de Pós-graduação em Engenharia Civil, também Coordenadora do LMCC - Laboratório de Materiais de Construção da Universidade Federal de Juiz de Fora na Faculdade de Engenharia . Perita Judicial da Comarca de Juiz de Fora. Tem experiência na área de Engenharia Civil, com ênfase em Materiais e Componentes de Construção, Ensaios Não Destrutivos e Destrutivos, Termomecânica em concretos, Concretos permeáveis, Reaproveitamento de resíduos; Rodovias: Monitoração, Projetos e Planejamento executivo. Atuação principalmente nos seguintes temas: controle tecnológico de qualidade, projetos e dosagens, materiais alternativos e desenvolvimento sustentável. 

Antonio Eduardo Polisseni, Universidade Federal do Rio Grande do Sul

Possui Graduação em Engenharia Civil pela Universidade Federal de Juiz de Fora (1978), Mestrado em Engenharia pela Universidade Federal do Rio Grande do Sul (1986) e Doutorado em Engenharia Civil pela Universidade Federal do Rio Grande do Sul (2005). Professor na Universidade Federal de Viçosa - UFV (1980 a 1989) e na Universidade Federal de Juiz de Fora - UFJF ( 1990 a 2013). Como Professor Associado IV da Faculdade de Engenharia da UFJF, no curso de graduação, ministrou as disciplinas Materiais de Construção Civil II, Impermeabilização e Isolamento Térmico nas Edificações, Concretos Especiais e Tecnologia da Reciclagem de Resíduos na Construção Civil. No período de 2015 a 2016 atuou como professor no Programa de Pós-graduação da Faculdade de Engenharia da UFJF - Mestrado em Ambiente Construído. Tendo sido aprovado em concurso público em 2016, desde 2017, é professor do Departamento de Construção Civil da UFJF. Possui experiência na área de Engenharia Civil, com ênfase em Gestão de Projetos, Análise de Risco em Obras de Construção Civil, Materiais, Componentes de Construção, Sistemas Construtivos de Edificações/Engenharia de Processos, Sustentabilidade, Tecnologia do Concreto atuando principalmente nas áreas pertinentes a obras: Residenciais, Industrial, Comercial, Shopping Center, Barragem, Pavimentos Rígidos, Pontes, Túnel, Usina Nuclear e Metrô. Atua em desenvolvimento de projetos e fiscalização de obras de Impermeabilização e Isolamento Térmico visando ao atendimento das exigências da norma de desempenho - NBR 15575. Possui experiência em obras que utilizam a tecnologia de "Paredes de Concreto". Atua também na área ligada ao meio ambiente, em reciclagem de resíduos oriundos das atividades de construção civil (RCD e RCC), além de ter experiência com resíduos gerados na indústria siderúrgica (escórias: alto forno, LD e aciaria elétrica, lamas, pó do forno elétrico, dentre outros). Também atua com projetos que utilizam a tecnologia de areia de britagem para concretos. Possui experiência em projetos e execução de obras em Alvenaria Estrutural. Junto ao NETEC-Faculdade de Engenharia -UFJF, têm trabalhado em projetos que utiliza a Plataforma BIM, dentro da visão de Construção 4.0. 

Geraldo Luciano de Oliveira Marques, Universidade Federal de Juiz de Fora

Possui graduação em Engenharia Civil pela Universidade Federal de Juiz de Fora (1988), mestrado em Geotecnia pelo Departamento de Engenharia Civil da Universidade Federal de Viçosa (1993) e doutorado em Engenharia Civil pela Universidade Federal do Rio de Janeiro / COPPE (2004). Atualmente é Professor Titular do Departamento de Transportes e Geotecnia da Faculdade de Engenharia da Universidade Federal de Juiz de Fora (UFJF). Tem experiência na área de Engenharia Civil, com ênfase em Pavimentação e Geotecnia, atuando principalmente nos seguintes linhas de pesquisa: pavimentação, Infra-estrutura de transportes, geotecnia rodoviária, mecânica dos pavimentos, materiais para pavimentos e misturas asfálticas. 

Pedro Kopschitz Xavier Bastos, Universidade Federal de Juiz de Fora

Possui graduação em Engenharia Civil pela Universidade Federal de Juiz de Fora (1983), mestrado em Engenharia Civil pela Universidade Federal Fluminense (1989) e doutorado em Engenharia Civil pela Universidade de São Paulo (2001). Durante o doutorado fez estágio de um ano no Institut National des Sciences Appliquées - INSA de Toulouse, na França. Pós-doutorado no INSA de Toulouse (2014), no tema Análise do Ciclo de Vida de Materiais e Edifícios. Professor Associado do Departamento de Construção Civil da Faculdade de Engenharia da UFJF - Universidade Federal de Juiz de Fora (desde 1991). Experiência na área de Engenharia Civil, com ênfase em Materiais e Componentes de Construção, Processos Construtivos e Construção Sustentável, atuando principalmente nos seguintes temas: argamassas de revestimento; concreto; areia de britagem; resíduos de construção; reciclagem e reúso de materiais; análise de ciclo de vida de materiais e edifícios. Faz parte do corpo docente permanente do Programa de Pós-graduação em Engenharia Civil da Faculdade de Engenharia da UFJF. 

Published

2021-02-18