Socio-environmental perception of residents who use wells as a source of supply in a municipality in the Marajó archipelago/PA

Authors

DOI:

https://doi.org/10.6008/CBPC2179-6858.2020.006.0036

Keywords:

Rural environment, Sanitary hygiene, Water, Health, Vulnerable

Abstract

The lack of public services and management, and low levels of socio-economic challenges in the wake of the lack of knowledge and awareness of the population about the dangers of using contaminated water from wells, and has contributed to greater vulnerability in the rural communities, directly affecting the quality of life of the local. These facts motivate for the purpose of the survey to check the level of the perceived social and environmental to the residents of the rural communities in the municipality of Salvaterra, Island of Marajó island/PA, that use wells as an alternative source of water. Qualitative and quantitative research was carried out addressing residents of three communities (São verissimo, Ceará e Julho). Semi-structured forms on the 5 point Likert scale were applied to a total of 136 residents. The socioeconomic profile of the group showed that female sex (65%) predominated, aged 20-40 years, with schooling time between 5 to 10 years (56%), living with a family income of up to R$500.00. In general, the socio-environmental perception of water was considered high, with a significant correlation with schooling over 5 years old and male sex. Meantime, despite sharp perceptions, structural conditions due to a lack of public management do not favor changes in the quality of life these residents.

Downloads

Download data is not yet available.

Author Biographies

Marcelo Coelho Simões, Universidade do Estado do Pará

Mestre pelo Programa de Pós-Graduação em Ciências Ambientais da Universidade do Estado do Pará (PPGCA-UEPA), 2020; Atuou como Bolsista Capes Demanda Social. Especialista na área de recursos hídricos, com ênfase em avaliação de qualidade ambiental e estudos Epidemiológicos. Graduado em Ciências Naturais com Habilitação em Biologia pela Universidade do Estado do Pará (UEPA), Campus XIX, no ano de 2018. Tem experiência como estagiário nos laboratórios de Tecnologia de Alimentos e Ciências Naturais da UEPA-Salvaterra. Atuou como professor titular do curso pré- vestibular da instituição UEPA- Campus XIX, no ano de 2017. Tem experiência no ensino de ciências e biologia, análises físico-químicas (pH, Acidez, Sólidos solúveis, Cinzas) e microbiológicas (Fungos e Leveduras).

Priscila Sanjuan de Medeiros Sarmento, Universidade Federal do Pará

Possui graduação em Ciências Biológicas (2008), mestrado (2011) e doutorado (2016) em Ciências Ambientais pela Universidade Federal do Pará. Tem experiência em ecologia e ecologia humana, com trabalhos que avaliam os padrões da biodiversidade, a recuperação de áreas degradadas e a percepção ambiental. Os objetos de estudos são: a vegetação, os fungos, a fauna do solo e as comunidades tradicionais. Atualmente é pesquisadora colaboradora em projetos desenvolvidos por pesquisadores do Museu Paraense Emílio Goeldi, da Universidade do Estado do Pará e do Instituto Tecnológico Vale/Desenvolvimento Sustentável. Por meio da empresa Amplo Engenharia e Gestão de Projetos Ltda, atua como coordenadora de projeto no Programa de Monitoramento de Bioindicadores nas áreas de Serra Norte Carajás e S11D, desenvolvendo estudos sobre o impacto do rebaixamento do lençol freático em comunidades vegetais em ambientes ripários e da deposição de poeira na vegetação de canga no entorno de minas. 

Marcos Felipe Bentes Cansanção Pereira, Universidade do Estado do Pará

Possui graduação em Ciências Biológicas pelo Instituto Federal de Educação, Ciência e Tecnologia do Pará (2016) e mestre em Ciências Ambientais pela Universidade do Estado do Pará (2020). Trabalhou com microbiologia alimentar e zooplâncton de reservatórios. Atualmente, desenvolve trabalhos em regiões litorâneas, observando seus principais agentes de poluição e com o biomonitoramento destas áreas através de organismos zooplanctônicos.

Gundisalvo Piratoba Morales, Universidade do Estado do Pará

Possui graduação em Licenciatura em Química - Ciências da Educação ? pela Universidad Pedagogica Y Tecnologiaca de Colombia (1981), Mestrado e Doutorado em Ciências Geoquímicas e Petrologias com ênfases em Geoquímica Ambiental pela Universidade Federal do Pará (1995 a 2002), com as seguintes especializações: Informática Educativa pela Universidad Antonio Nariño de Colombia (1992), Especialista em Hidrogeologia Aplicada pela Universidade Federal do Pará (1995-1996), Especialista em Tecnologia de Alimentos pela Universidade Federal do Pará (1998), Especialista em Hidrometeorologia Tropical Pela Universidade Federal do Pará (1998-1999), Especialista em Sensoriamento Remoto Pela Universidade Federal do Pará (2000-2001), Especialista em Remediação de Áreas Contaminadas do Centro Universitário do Senac Santo Amaro de São Paulo (2017-2018). Atualmente Professor Adjunto da Universidade do Estado do Pará (UEPA) e do Instituto Federal de Educação, Ciência e Tecnologia do Pará (IFPA). Atua como professor do Curso de Mestrado em Ciências Ambientais do Centro de Ciências Naturais e Tecnologia da Universidade do Estado do Para (CCNT/UEPA). Tem experiência na área de Geociências, com ênfase em Geoquímica Ambiental, atuando principalmente nas seguintes linhas: Avaliação de Impactos Ambientais, Passivos Ambientais Causados por Derivados de Hidrocarbonetos, Resíduos sólidos, resíduos Industriais, remediação de áreas contaminadas e Efluentes, Qualidade de Água, Avaliação da Qualidade, Elaboração de Estudos Hidrológicos e Hidrogeológicos e Geoprocessamento.

Cléa Nazaré Carneiro Bichara, Universidade do Estado do Pará

Possui graduação em Medicina pela Universidade Federal do Pará (1985), mestrado (2001) e doutorado em Biologia de Agentes Infecciosos e Parasitários pela Universidade Federal do Pará (2009). Residência em Clínica Médica (HSE, 1988), Especialização em Saúde Pública (UNAERP/1990), Medicina Tropical (UFPA/1987), Saúde Coletiva (UEPA/2009) e Processos Educacionais em Saúde (Hospital Sírio Libanes/2013). È professora adjunta da Universidade do Estado do Pará, na Disciplina Doenças Infecciosas e Parasitárias. Professora nível 3 do Curso de Medicina da Faculdade da Amazônia/FAMAZ. Professora permanente dos programas de pós-graduação em Doenças Tropicais/NMTUFPA, Ciências Ambientais CCNT/UEPA e Educação e Saúde na Amazônia CCBS/UEPA. Pesquisadora do Núcleo de Medicina Tropical/UFPA. Tem experiência na área de Medicina, com ênfase a toxoplasmose, esquistossomose mansônica, doenças infecciosas na gravidez, educação em saúde com metodologias ativas. Membro da Academia de Medicina do Pará, do Comitê Clinico de Parasitologia da Sociedade Brasileira de Infectologia, da Rede Brasileira de Toxoplasmose, da Rede Paraense de Parasitologia, da Associação Médica Brasileira, da Sociedade Brasileira de Infectologia e Sociedade Brasileira de Médicos Escritores-PA. É Diretora de Ensino e Pesquisa da Fundação Hospital de Clínicas Gaspar Vianna.

Published

2020-07-06

Issue

Section

Desenvolvimento, Sustentabilidade e Meio Ambiente

Most read articles by the same author(s)