Use of medicinal plants in Ceará: a literature review from 2008 to 2018

Authors

DOI:

https://doi.org/10.6008/CBPC2179-6858.2020.005.0020

Keywords:

Traditional Medicine, Phytotherapics, Northeast

Abstract

The study aimed to analyze the scientific productions of ethnobotany in its relationship with medicinal plants in the State of Ceará, during the period from 2008 to 2018. It is an integrative review of the literature of a descriptive, transversal nature with a quantitative approach. Given the facts, this research was based on the following guiding question: "What was the scientific production in the period from 2008 to 2018 whose theme refers to the medicinal plants used in the state of Ceará, within the context of ethnobotany?". In all integrative search, a total of 27 productions were found, where only 19 met the established criteria, thus, this quantity is defined at the end of the study. Therefore, according to the present integrative review, the prevalence of work in ethnobotany on medicinal plants in the period established in Ceará is still quite low, showing in general a field that allows the insertion of this science.

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Author Biographies

Francisco Glauber Peixoto Ferreira, Universidade da Integração Internacional da Lusofonia Afro-Brasileira

Atualmente cursa Pós-Graduação no Programa de Mestrado Acadêmico em Sociobiodiversidade e Tecnologia Sustentável - MASTS - UNILAB na subárea de Biotecnologia Aplicada. Especialista em Imunologia e Microbiologia pela Universidade Cândido Mendes - UCAM-RJ (2020). Possui graduação em Enfermagem pela Universidade da Integração Internacional da Lusofonia Afro - ­Brasileira - UNILAB (2019). Foi bolsista pela Fundação Cearense de Apoio Científico e Tecnológico - FUNCAP com ênfase em depressão geriátrica (2015). Executou tutoria no Programa PULSAR de Enfermagem da UNILAB (2016). Bolsista pelo Programa Institucional de Bolsas de Iniciação Científica - PIBIC/CNPq com linha de pesquisa relacionada a toxicologia animal (2017). Bolsista pelo Programa Institucional de Bolsas de Iniciação Científica - PIBIC/CNPq com enfase em Reprodução Animal (2018). Bolsista pelo Programa Institucional de Bolsas de Iniciação Científica - PIBIC/UNILAB relacionado a temática de Microbiologia Clínica (2019). Atualmente é membro do Grupo de Pesquisa de Biotecnologia Aplicada (BIOTA-UNILAB).

Meiriane da Silva Pinheiro, Universidade da Integração Internacional da Lusofonia Afro-Brasileira

Mestranda em Sociobiodiversidade e Tecnologias Sustentávei-MASTS, pela Universidade da Integração Internacional da Lusofonia Afro-Basileira-UNILAB . Especialista em Docência do Ensino Superior, em Gestão e Coordenação Escolar ambos pela KURIUS (FAK). Especialista em Educação Especial e Neuropsicopedagogia pela Faculdade ÚNICA. Licenciatura Plena em Pedagogia pela Faculdade Kurius (FAK) e graduação em CLE em História pela Universidade Estadual Vale do Acarau (UVA). Com formação continuada em Cursos de longa duração em Língua Brasileira de Sinais (LIBRAS) e Práticas Inclusivas em Atendimento Educacional Especializado (AEE), ambos pelo Centro de Referência em Educação e Atendimento Especializado do Ceará (CREAECE-2017-2018). Atualmente é professora efetiva do Município de Ocara, lotada em sala de Atendimento Educacional Especializado-AEE. Atuou como coordenadora da E.E.F. Luís Cândido de Oliveira, programas de Alfabetização de Jovens e Adultos, e formadora do programa MAISPAIC pela Secretaria da Educação de Ocara. Com experiência na docência em turmas de graduação na área de História, áreas afins, Pedagogia e Educação Especial. Atuando também como formadora da Educação Especial e Sala de Atendimento Educacional Especializado-AEE.

Bárbara Eleodora Santiago Gomes, Universidade da Integração Internacional da Lusofonia Afro-Brasileira

Bacharela em Administração Pública pela Universidade da Integração Internacional da Lusofonia Afro-Brasileira (Unilab) em 2017. Especialista em Gestão Pública Municipal pela Unilab em 2018. Mestranda do Mestrado Acadêmico em Sociobiodiversidade e Tecnologias Sustentáveis (MASTS) da Unilab. Integrante do Grupo de Pesquisa em Gestão de Políticas Sociais (GPS) da Unilab, sob a coordenação e liderança do Professor Doutor Antônio Roberto Xavier e vinculado ao Conselho Nacional de Desenvolvimento Científico e Tecnológico (CNPq). Assistente em Administração da Unilab, desde 2012, onde exerce a função de Chefe de Seção Administrativa e secretaria a Comissão de Avaliação de Projeto de Pesquisa. Possui interesse nas seguintes temáticas: sociobiodiversidade, sustentabilidade, educação ambiental, politicas públicas, educação a distância e marketing no serviço público.

Maria Ivanilda de Aguiar, Universidade da Integração Internacional da Lusofonia Afro-Brasileira

Possui graduação em Agronomia pela Universidade Federal do Ceará (2006), mestrado em Solos e Nutrição de Plantas, pela Universidade Federal de Viçosa (2008) e Doutorado em Ecologia e Recursos Naturais, pela Universidade Federal do Ceará (2012). Foi professora do Instituto Federal de Educação, Ciência e Tecnologia do Piaui (Campus Corrente), de 2010 a 2014. Atualmente é professora da Universidade da Integração Internacional da Lusofonia Afro-Brasileira (UNILAB). Tem experiência nas áreas de Agronomia, Ecologia e Recursos Naturais, com ênfase em Manejo e Conservação do Solo e Ecologia de Agroecossistemas, atuando principalmente nos seguintes temas: semiárido, agroecologia e sistemas agroflorestais.  

Published

2020-06-05

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